Por janagomes em 22. Out, 2009.
supreme_courtQue educar uma criança não é uma tarefa fácil, já é do conhecimento de todos! Porém, tudo está em como nós vemos as coisas. Cada situação precisa ser observada com muito cuidado. Cada ser humano é único, porém, todos, de certa forma, estão enquadrados dentro do Manual Sagrado! Se você irá consultar o Manual ou não, a única diferença estará nos resultados, também depois não adiantará queixar-se do mau aproveitamento do seu exemplar, não é verdade?! Rsrs
“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” (Pv 22:15) (versão: Revista e Atualizada)
“É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.” (versão: Linguagem de Hoje)
É impressionante acompanhar o desenvolvimento de uma vida, quer seja dentro de nós ou mesmo fora… Tudo é novidade, aos olhos de uma criança, há sempre pureza, descobertas, a elas, tudo se faz interessante. Eles estão sempre atentos, sempre prontos a aprender… Se formos sensíveis, ou estivermos dispostos a ensinar, ou mesmo, ao que muitos classificam: perder tempo; conviver com esses “pequenos” é um aprendizado a cada dia!
Na minha experiência, pude entender melhor o versículo citado anteriormente (em duas versões), ou seja, se eu for “A VARA DA DISCIPLINA“, então, colherei naturalmente os frutos desta instrução! E é mesmo assim!!! As crianças aprendem com aqueles que convivem, adquirem seu caráter. Até mesmo os filhos adotivos, adquirem os trejeitos dos novos pais. Pude observar isto com minhas amigas que possuem filhos por adoção. É incrível que, com o passar dos anos, até mesmo traços faciais ou de expressão, são facilmente aprendidos por eles!
A VARA DA DISCIPLINA - Ser a Vara é ser o Centro de todo conhecimento sobre o assunto. Ora, ninguém procura a Vara Criminal para encontrar respostas a cerca de adoção ou casamento, para estas e outras questões, procura-se a Vara de Família.
Então, aí está a razão dos “por quês infantis”. A criança vê nos pais a fonte de todo o conhecimento, o que é óbvio (alguém maior ou mais experiente que nós, expressa sempre superioridade, mesmo que não seja, mas esperamos muito dos que estão acima de nós). Procuram nos adultos respostas para suas questões, muitas vezes, apesar da pureza ou por não terem malícia, são muito mais sábias que alguns adultos!!!
Quem dera, se os pais dessem mais atenção a responsabilidades que lhes é atribuída! É pena ver que, são cada vez maiores o números de pais que se esquivam de suas funções, transferindo-as aos avós, a empregada, a escola, enfim, tentam suprir sua ausência com presentes (brinquedos, games, etc…)!!! Um absurdo!
Mesmo que você pense que já é tarde para o seu caso, ou, se considere incapaz, inculto, enfim, não há desculpas que nos absolvam das nossas responsabilidades; há sempre tempo para recomeçar, para aprender, para fazer a coisa certa, desde que queiramos. Afinal, se os colocamos neste mundo, cabe a nós dar-lhes respaldo de sobrevivência, desenvolvimento, buscar ajuda, preparo, condições de ser a fonte das respostas dos nossos filhos!
Hoje, meu filho já possui várias formações técnicas, mas mesmo em vantagem académica e com todos os acessos culturais e informáticos que dispõe, parece nunca perder o “Hábito do Por quê?”. E é lindo essa troca!!! Penso eu, que seja, pelo fato de, mesmo que não soubesse a resposta na hora, sempre procurei encontra-la e colocar da maneira mais adequada, a cada fase que ele vivia.
Aprendi duas coisas importante: “Porque sim! Não é resposta!” e mais, “O momento da criança saber acerca de um determinado assunto, é justamente aquele em que ela questiona!” Porém, como Vara da Disciplina, preciso ter o conhecimento necessário e saber colocar as palavras de forma sábia e correcta, para oferecer ao filho que gerei ou me propus a criar, as devidas respostas!
Daí, serão ensinamentos constantes, contínuos aprendizados de ambas as partes, alcançamos uma parceria saudável, uma relação de amizade, cumplicidade, confiança, apoio e companheirismo, por consequência, um lar harmonioso!
Eu consegui, então você também consegue! Consulte sempre o Manual Sagrado e com toda certeza, gozará de uma Família Verdadeiramente FELIZ!
Pense nisso…
Fonte:
http://joiasdavida.com/2009/10/a-vara-da-disciplina/