Há uma história lendária que na década de 1920, Charles Schwab (na época um dos indivíduos mais ricos nos Estados Unidos e fundador da Bethlehem Steel) queria fazer mais a cada dia para si e para sua equipe executiva. Ele foi abordado por Ivy Lee, um especialista em relações públicas, que lhe disse um "segredo" para aumentar a sua produtividade.
O Sr. Lee disse para o Sr. Schwab colocar em pratica esse método secreto e então, depois de ver os resultados do método, ele poderia voltar e pagar o que ele achou que valia. Schwab e seus executivos colocaram a idéia em pratica por um mês e tiveram resultados tão surpreendentes que o Sr. Schwab fez um cheque para Mr.Lee no valor de US $ 25.000! que na época era um valor enorme de dinheiro.
Este método de aumentar a sua produtividade é muito simples, e é provavelmente o mais eficaz "segredo" de produtividade. Você pode colocá-ló em pratica rapidamente e obter um aumento dramático na sua produtividade.
É simples de praticar.
No final de cada dia, escreva uma lista das seis coisas mais importantes a fazer no dia seguinte e ordene de um a seis. De manha comece com o número um. Trabalhe nisso até que esteja totalmente concluído, e então passe para o próximo item da lista. Continue desta maneira até completar toda a sua lista de prioridades.
Este é um método muito simples, mas também é extremamente eficaz por alguns motivos diferentes:
Para iniciantes, te ajuda a manter o foco em um mundo cheio de distrações. Em vez de ficar passando de uma tarefa para outra, você trabalha apenas na primeira tarefa na lista até que esteja concluída e depois passa para a segunda, etc. Mudando o seu foco constantemente entre múltiplas tarefas diferentes é quase sempre uma forma ineficaz de trabalho.
Colocando a sua atenção em uma única tarefa de cada vez e completando-a permite que você desenvolva impulso, velocidade. Pode demorar vários minutos para que você volte a atenção e o foco, e ganhe impulso em uma tarefa depois de voltar de uma distração. Adicione o tempo dessas "distrações" durante todo o dia e você vai descobrir que uma grande porcentagem de seu dia é desperdiçado em interrupções, distrações e "multi-tarefas".
Este método também ajuda a superar atrasos. Obrigando-se a completar a tarefa seguinte da sua lista é uma ótima maneira de superação e dá a certeza de que você vai completar tarefas que normalmente seriam ignoradas ou varridas para debaixo do tapete. Se você ater-se a este método e sempre fizer o que é a tarefa seguinte em sua lista, você não irá procrastinar, ou atrasar trabalhos e tarefas.
O mais importante é que o método do Sr. Lee irá mantê-lo focado em suas prioridades. No mundo de hoje com muitas coisas nos chamando a atenção, é muito difícil para as pessoas ocupadas conseguirem terminar tudo em tempo. Isto torna essencial para priorizar e se ater a essas prioridades. Na verdade, você não tem que fazer tudo para ser eficaz! Em vez disso, se você sempre conseguem finalizar os itens mais importantes, você será mais eficaz do que uma pessoa que completa muitas tarefas menos importantes, mas não trabalha na maior, na mais importante.
Usando este método vai te ajudar a aumentar significativamente a sua produtividade e organização , especialmente quando as prioridades estão ligadas entre os membros da equipe e gestores.
Resumo do método
No final de cada dia anote os seis mais importantes coisas que você quer fazer para amanhã, em ordem de importância. Enumere-as de um a seis. Você pode, algumas vezes, estender essa lista até oito coisas, mas nunca torná-la maior do que isso. Certifique-se que cada item desta lista é algo que você vai saber quando está completo. Às vezes você pode fazer esta lista menor do que seis itens, se você tiver apenas uma a duas coisas a fazer e isso vai usar a maior parte do seu dia para conclui-lãs. É melhor fazer isso no final de cada dia, e não no início, para que na manhã do dia seguinte, você estará pronto para o trabalho.
No dia seguinte, comece com o número um. Continue até finalizar. Não vá para o número dois até ter completado o número um (é claro que pode haver exceções a esta regra, às vezes, por exemplo, quando você está esperando, temporariamente, em outra pessoa). Não comece o dia lendo seus e-mails, pois isso pode tirar a sua atenção. Em vez disso, certifique-se que a primeira coisa que você faz naquele dia é a sua prioridade número um.
Se você quiser ser uma pessoa produtiva faça um compromisso consigo mesmo de sempre completar a sua lista de prioridades. Às vezes isso pode significar que você precisa trabalhar um tempo extra no final do dia para ter tudo completo, mas este hábito de terminar tudo é muito poderoso. Você também vai precisar se ajustar a sua lista de prioridades para se certificar de que a sua lista é capaz de ser concluída no prazo de um dia (cerca de seis horas, deixando duas horas para tarefas adicionais, tais como e-mails e interrupções).
É isso aí! Siga este método todos os dias e você verá um aumento dramático na sua produtividade