Por janagomes em 02. Out, 2010.
Com a ajuda da foto ao lado, imagine uma plateia sentada assistindo uma palestra… Agora, imagine esta cena: De repente um homem se levanta e passa a acompanhar as explicações do palestrante de pé…
O que voce acha que vai acontecer???
É óbvio que ele deve ter suas razões para ter ficado de pé, talvez o desconforto da poltrona ou quem sabe, algum problema de coluna, pode ser que as pessoas a sua volta estivessem a conversar e atrapalhando a sua concentração no tema, enfim, sua atitude incomoda a todos.
Automaticamente, todos os presentes nesta palestram voltam seus olhares para o homem de pé, mas ele, a todos ignora e continua atento ao palestrante, sem ao menos pensar que pode estar desviando o foco dos demais e até mesmo do palestrante, sua intenção é tirar melhor proveito da palestra que foi assistir, mas será que é isso que os demais irão pensar?
É claro que a primeira pessoa mais incomodada com a atitude do homem é o próprio
palestrante, afinal, as atenções já não estão mais nele, tão pouco no que tem para passar.
Supostas reacções…
O
palestrante tenta, ignorar o Homem de pé no meio da plateia e procurar ardentemente fazer com que a multidão dispersa nos comentários, voltem seus olhares para ele e diz: Por favor pessoal, presta atenção aqui! Entretanto, o Homem não se toca e permanece ali, atento ao que foi aprender. Ao mesmo tempo, outros ficam irritados com a atitude daquele Homem, por estarem sem uma visão perfeita do palestrante, balbuciam palavras de queixa, mas não têm coragem do o mandar sentar…
Um ou outro corajoso, irritado tenta convencer o Homem a sentar-se, sem sucesso, o próprio palestrante, já perdido no tema, nervoso, grita com o Homem e faz de tudo para que ele se sente, se preciso for está disposto até em pedir ajuda aos seus segurança, mas o foco tem que estar nele e não naquele Homem que sem motivo aparente, roubou a cena e chamou todas as atenções para si.
Inconveniente??? Talvez…
No palco da vida é assim… Quando a pessoa está sentada, no meio da multidão, ela está no mesmo nível, ou seja, está igual a todo mundo. Qualquer um que se destaca no meio da multidão, tem que ter
coragem para se manter de pé, tem que estar fixo ao seu
foco e preparado para os ataques, que virão de todos os lados! Porque, os demais, vão querer apagar o seu brilho, você vai incomodar aqueles que estão brilhando e os que pretendem brilhar.
Desde a hora em que fica de pé, o que acontece???
Quem está acima dela fica incomodado… Vai receber pressão daqueles que estão em cima, para tentar faze-la abaixar, e, quem estava no mesmo nível dela, passa também a tentar impedir este crescimento, jogando pedras, através da inveja, inventam mentiras, armam ciladas, vem as injustiças, surgem as
fofocas, “historinhas”, questionando o seu crescimento e criam situações para impedir da pessoa se destacar!
Quer dizer, quando a pessoa começa a crescer, a aparecer, vem pedras de todos os lados, tanto de baixo quanto de cima, e a pessoa tem que aguentar!
De um lado, desde que, a pessoa que começa a se destacar, passa a tirar o foco daqueles que estão lá em cima brilhando (para estes, o crescimento dela é uma afronta ao seu poderio, posição, privilégios…),e, para aqueles que estavam no mesmo nível dela, começam a questionar dizendo: Quem ela pensa que é para se destacar, para querer subir… Ela é só mais uma de nós?! São incapazes de crescer pela falta de coragem de arriscar, de se lançar, então não aceitam quem se esforça para desenvolver!!!
Infelizmente, de modo geral, quer de cima, quer de baixo ou de lado, vão sempre tentar de alguma forma anular o seu crescimento, porque inconsciente ou não, você desviou o foco da multidão para si!
O caminho dos fracos para impedir a competição é trapacear, seja da maneira que for… Cuidado para você não fazer parte dos fracos…
Se você quer crescer, seja forte, o mais importante é nunca perder o controle e continuar de pé, atento ao seu foco, à palestra da vida, aos seus objectivos!!!
Moral da História: Para crescer, é preciso estar preparado para as
pedras, e com elas, construir os degraus do seu sucesso!
Na guerra!