Por que será que óptimos profissionais muitas vezes, não conseguem ser promovidos? Porque fazem tudo certo, mas esquecem de algo extremamente importante: o Marketing pessoal.



Marketing Pessoal – Qualidade que faz com que alguns consigam se destacar dos demais.
Marketing é o conjunto de ferramenta que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados.
O Marketing Pessoal é o profissional fazer exactamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira.
O marketing pessoal passou a ser fundamental a partir do momento que a qualificação profissional no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. Marketing é a habilidade que um funcionário tem de aparecer, sem ser “chato” e de conseguir a simpatia da chefia sem precisar ser “puxa-saco”.
O melhor exemplo de marketing pessoal pode ser tirado ao observar um “garçom” (atendente de mesa em Portugal) – Se, inadvertidamente, olhamos para ele e não precisamos de nada, ele nunca está olhando para nós, é como se estivesse “desviando o olhar” para não nos incomodar. Quando de facto precisamos dele, aí sim, ele está atento a nós e vem nos atender. Se você conseguir fazer apenas o que o “bom garçom” faz, nunca será considerado chato, e sim, prestativo.
10 Características do Marketing Pessoal:
- Liderança: É ter habilidade maior de influenciar as pessoas a sua volta. O líder “nato”, está sempre preocupado com o bem-estar do grupo a qual está inserido, ainda que não o lidere oficialmente. É um formador de opinião e a empresa percebe isso rapidamente.
- Confiança: A pessoa que nós confiamos é aquela que quando falamos a um grupo, imediatamente olhamos para ela, porque nos traz confiança. É como se, quem fala, precisasse, inconscientemente da aprovação da outra.
- Visão: É quando alguém entende o que está fazendo e porque está fazendo. Por isso, sugere pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Pequenas ideias de pouco lucro, gera um montante vantajoso no fim do mês ou do ano, enquanto que ficar esperando uma grande ideia para arrebentar, pode levar meses ou anos! Esperar uma grande ideia é perder pequenas novas ideias diariamente. Quem perde a oportunidade de ter ideias, não tem visão e se torna dispensável pela empresa.
- Espírito de Equipe: É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado, sugere sutilmente apoio, sem ser insistente ou pegajoso. São raros os que fazem isso, de coração aberto, a maioria faz por obrigação e é algo notável, porque é artificial.
- Maturidade: É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos.
- Integridade: É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e acabar atropelando quem aparece pela frente. Somos humanos, temos emoções, sentimentos e muitas vezes, temos que guardar isso para nós mesmos. O íntegro não faz a sua vontade porque sabe esperar pela sua conquista!
- Visibilidade: Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para executar uma tarefa. Quem está “mesmo” sempre pronto (com sinceridade, sem ser “puxa-saco”), mostra naturalmente que é líder, que está na frente de batalha e pronto para liderar!
- Empatia: É saber elogiar (valorizar) o trabalho de um colega e reconhecer o mérito “dos outros”.
- Otimismo: Mas um Otimismo equilibrado. É claro que a pressão do trabalho é grande, mas o otimista sempre enxerga uma maneira daquela situação ficar melhor, e conforta todo o grupo.
- Paciência: Jovens recém-formados no mercado de trabalho, tendem a não ter paciência. Só porque estão cheios de qualificações ficam ansiosos e às vezes até se descontrolam em busca da promoção e reconhecimento, e quando conquista não sabe o que fazer, atropela tudo!
De todas as qualidade que nós podemos ter, essa (a paciência), é uma que, se faltar, com toda certeza, vai nos prejudicar.
Evidentemente, não adianta ser tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que é pago para fazer: dar bons resultados a curto prazo.
O Resumo de tudo é fazer no trabalho, na convivência grupal, no dia a dia, o que aprendemos em casa: ter respeito pelo próximo. Uma lição simples, com milhares de anos, porém, para muitos ainda é muito difícil de seguir, mas é isso que constrói uma imagem! Ou seja, como diz o velho ditado: “costume de casa sai na praça…”
Dica – Numa empresa séria, quem tem um marketing pessoal sempre recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Numa empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma “ameaça”. Nesse caso, não adianta querer mudar a empresa, é mais sábio, MUDAR DE EMPRESA!