Continuação Salmo 128…
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!”
A escolha de uma esposa é algo importantíssimo para Deus, tanto que Ele não deixou Adão escolher ou opinar na criação da mulher. O desejo de Deus é que a esposa seja uma videira frutífera, que complete ao seu marido e vive-versa.
Você sabia que, para uma videira produzir frutos de qualidade, a primeira coisa a ter em conta é o solo? Este deve ser preparado, para que estejam reunidas todas as condições necessárias, para o crescimento da videira e assim assegurar um vinho de qualidade.
A Esposa precisa ser plantada por Deus na vida de seu marido! Só desta forma, em um solo fértil (marido temente), sua vida trará prazer para ela própria, seu marido, sua família e todos a sua volta. Do mesmo modo que a videira precisa de ser cuidada (a poda, a rega ou a desfolha, entre outros), quando o marido teme a Deus, ele assume esta responsabilidade e zela pela vida de sua esposa (repreende, ensina, protege, cuida), para então, colher seus frutos.
Os filhos no relacionamento representam a descendência, a perpetuação do nome. É tarefa da mãe educar seus filhos na mesma comunhão com Deus que eles vivem. Mas infelizmente, o que vemos hoje em dia, é que muitas mulheres (por “n” razões) transferem esta responsabilidade para as empregadas, avós, parentes, jogos e depois queixam-se de seus filhos terem um carácter diferente do esperado.
Para a descendência desta videira dar o fruto desejado, primeiro é preciso que ela seja cuidada pelo seu marido, depois, tem que realizar o seu papel de mãe. Ensinar os seus filhos segundo a direcção de Deus, então, eles se tornam Rebentos da Oliveira (Broto da árvore da família das oleáceas que produz a azeitona – azeite – símbolo do Espírito Santo).
Talvez você agora esteja confusa (o)… Se a esposa representa a videira, como pode produzir azeitonas? Está vendo… Não importa que árvore eu seja, de mim tem jorrar o Espírito Santo, a primeira ovelha do marido é a sua esposa e a primeira ovelha da esposa são seus filhos. O que ela é perante Deus, seus filhos serão!!! Isso não sou eu que digo, mas Deus!!!
Ontem, eu vi uma reportagem na Tv, onde “supostamente” uma criança de 03 anos xingou a esposa do vizinho e este assassinou a mãe daquela criança. Os familiares, sofrendo a dor da perda, negavam que a mãe fosse culpada deste comportamento da criança. Então eu pensei em um ditado popular antigo… “Costume de casa sai na praça!” O problema é que revela o ambiente familiar.
Então, a Videira produz os frutos da alegria, o vinho simboliza esta alegria, que só é possível se ela levar seus filhos (quer da carne ou espirituais) a nascerem do mesmo Deus que ela nasceu! Aí sim, todos, a Roda da Mesa, representam a União familiar, ou seja, Deus tem que está no centro de tudo, para que a alegria seja completa!
Se você vai iniciar um relacionamento, vale a pena começar direito para não sofrer depois, mas se já está dentro de um e não goza da felicidade desvendada neste Salmo, não se desespere. Para tudo tem jeito. Entregue a sua vida 100% nas mãos de Deus, peça a Sua direcção e pratique, se você fizer a sua parte dentro desta aliança e Deus fará a d’Ele!
Viva isso…