Diz a Bíblia que havia um Rei, Dario, que decidiu dividir o Império Persa em 125 províncias e elegeu 03 presidentes para governar estas províncias e então, eles prestavam contas directamente ao Rei. Dentre estes presidentes um era Daniel.



Daniel fez diferença diante do Rei, em relação aos outros presidentes. Seu espírito era excelente, ao ponto do Rei começar a pensar em promove-lo líder de todo o Reino ao lado dele!
“Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelece-lo sobre todo o reino.” (Daniel 6:3)
Talvez você pense que esta história está ultrapassada e em nada se aplica nos dias de hoje, pelo contrário, o exemplo de Daniel nos ensina sobre muitas coisas.
Por exemplo: Muitas pessoas se queixam de que “sua hora” na empresa nunca chega… A tão sonhada promoção, nunca vem… Outras reclamam que frequentam igrejas e não são respondidos… Será que o erro está em Deus, ou na Igreja, ou na Empresa, talvez no seu marido, quem sabe o problema seja a crise, o mundo atual??? Não, claro que não!!!
Como era o estilo de vida na época de Daniel, em que sentido o mundo mudou? A época pode até ter sido outra, falta das tecnologias modernas, dos costumes modernos, mas as regras para crescer, prosperar e vencer, continuam as mesmas!
Por Daniel ter se distinguido dos demais presidentes, começou a sofrer retaliação no seu trabalho, sofreu calúnias, foi difamado e até condenado à prisão, mas venceu a todas as acusações, de todas injustiças foi inocentado e consolidou a confiança do seu chefe em seu carácter, desempenho e fidelidade e se tornou um líder de destaque sobre todo Império Persa!!!
Vamos analisar as características deste homem que se tornou um ícone de sucesso profissional e espiritual:
Espírito – Ora, dentre “n” significados da palavra espírito darei destaque a estes: Conjunto de Faculdades intelectuais; razão, inteligência; carácter; sentimento. Ou seja, o espírito é o “eu” de cada um.
Excelente – Perfeito; distinto (Que não se pode confundir = diferença).
Ter um espírito excelente significa ter uma nova visão da vida, das nossas tarefas, ter novos pensamentos, novo carácter, novo entendimento… Daniel buscava forças em Deus constantemente, buscava sabedoria para honrar tamanha responsabilidade confiada a ele. Daniel não se julgava “o tal”, “o bom”, ele se humilhava perante seu Deus pedindo condições para governar. Estava pronto para servir, disposto a aprender e pronto para trabalhar.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)
Daniel foi bem sucedido porque buscava esta sabedoria e mesmo sofrendo todos os tipos de perseguições, sendo trapaceado pelos seus “companheiros”, mesmo desprezado e condenado a morte, continuou com um espírito excelente. Guardou seu coração de sentimentos que só lhe faria mal, não julgou seus acusadores, suportou a dor da injúria, extinguiu o medo da sua vida, confiou, mesmo diante da morte, não se desesperou, não acusou ninguém, não reclamou de Deus, não reclamou do seu Líder, apenas orou e confiou e Deus fez todo resto!!!
“Parece” difícil ser Daniel nos dias de hoje… Pois é, até “parece”, mas não é, desde que você se aplique a ter um espírito excelente. As pessoas estão sendo atormentadas por forças do mal que alimentam as trevas dentro delas: pensamentos negativos, ódio, magoa, rancor, tristeza, guerra… São estes sentimentos que abrem as portas da sua vida para a desgraça, para o mal actuar livremente causando morte, roubos e destruições.
Não adianta nada a pessoa saber o que Deus pode fazer, se ela não acreditar neste poder! Deus quer nos dar um coração novo, sensível a sua voz e apegado apenas n’Ele. E naturalmente passamos para às demais pessoas a nossa volta.
Mas na prática não é tão simples assim, porque as pessoas estão tão endurecidas, apegadas às coisas naturais que não conseguem entender os planos de Deus, mantém seu coração endurecido, por isso, sua vida pára e a pessoa para junto, então, cai na ruína, mesmo sendo religiosa!
Para ter um espírito novo, como Daniel tinha, é preciso usar a fé inteligente, agir pela fé, mudar seus pensamentos! Se não fizermos a nossa parte outro vira e fará no nosso lugar, o tempo vai passar e nada vai mudar!
Você pode ser liberta (o), se converter, mas se não mudar os seus pensamentos, pode até ser salva (o), mas continuará vivendo esta vida, comendo migalhas!
Para mudar a vida é preciso ter o Espírito Novo, ser mudada (o)!

Continua…