SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mulheres da Bíblia: a esposa de Jó


Persistente, mesmo com sentimento contrário

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com

história de Jó é marcada por muito sofrimento. Ele perdeu tudo, menos a esposa, que continuou ao lado dele.
Em um dos momentos de sofrimento de Jó, ela (cujo nome não é citado na Bíblia) ataca a sua fé, dizendo que era melhor amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Ele, com toda a sua paciência, a repreende e continua íntegro ao Senhor (Jó 2: 10).
Colocando a firmeza de Jó de lado, esta mulher não aguentava mais viver do jeito que estava: pobre, sem filhos e ainda vendo seu marido sofrer a cada dia mais. Natural a reclamação dela, não? Talvez sim, mas o que importa mesmo é que, mesmo não concordando com tudo o que estava vivendo e sentindo, ela continuou ao lado do marido.
Há muitas histórias que ouvimos de mulheres que deixam seus maridos assim que eles ficam pobres ou enfermos. Ou aquelas que deixam seus filhos com o marido e se aventuram em uma nova paixão, com outros caminhos a percorrer, como se não tivessem nenhuma responsabilidade com a história que já viveram.
Até onde você aguentaria?
A história de Jó nos faz pensar no real sentido das palavras amor, prontidão, companheirismo e, principalmente, fé. O que cada uma destas coisas significa para você?
Será que seu coração vai se desfalecer se sua casa pegar fogo, se perder seus filhos, seus bens preciosos, tiver uma doença grave, perder algum ente querido? Qual o seu limite de amor, de “pagar o preço” por uma vida?
Ela podia ser uma mulher até mesmo sem fé, ou não com a mesma fé que Jó, mas não o deixou no meio de tanta tragédia, não virou as costas para continuar a sua própria vida, de forma egoísta e mesquinha.
O final do livro de Jó descreve que Deus deu a ele tudo de novo,  em dobro e melhor (Jó 42:10-15): filhos, bens, saúde, amigos. E a esposa dele estava lá, vivendo todas estas bênçãos junto com ele.
Se ela tivesse largado tudo, teria vivido o melhor com ele? Talvez tivesse passado fome, sido violentada ou até mesmo morta. Mas ela ficou firme e viveu o tempo das boas-novas.
Sofrer, muitas vezes, faz parte do plano de Deus, para o melhor que está por vir. Não desistir neste momento é uma prova de fé intransponível e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário