Separe ao menos 15 minutos da sua manhã para pensar em tudo o que precisa fazer
Fica a pergunta: por onde começar? “Uma
pessoa organizada facilita sua rotina e consegue facilmente se planejar
tanto para o horário do expediente de trabalho como nas questões
pessoais relacionadas ao ambiente familiar e também amoroso. Mas isso é
uma realidade que nem sempre a maioria das pessoas consegue”, comenta a
psicóloga Noélia Garcia Lima.
De acordo com a especialista, simples
atitudes podem melhorar consideravelmente o dia e economizar seu tempo,
evitando transtornos. “O primeiro passo é fazer uma organização mental
de todas as tarefas e informações de como deverá ser cada compromisso.
Separe ao menos 15 minutos da sua manhã para pensar em tudo o que
precisa fazer naquele dia. Se for necessário anote em um papel para
relembrar. Isso não quer dizer que tudo sairá conforme o planejado, mas
ao menos facilitará”, ensina. Ela explica ainda que tudo é questão de
costume, no começo é preciso focar, mas com o tempo se tornará algo
habitual.
Em casa
“Ao acordar não profira palavras
negativas e evite mencionar que o dia não será suficiente para fazer
tudo o que é preciso, dê-se o direito de adaptar as situações. Levante e
comece a se organizar mentalmente, se conseguir concilie com o tempo em
que estiver se arrumando. Por mais que esteja atrasado ao sair de casa
afobado ou preocupado com afazeres domésticos deixados para trás. Deixe
para fazer durante a noite ou manhã, caso tenha disposição”, sugere
Noélia.
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Segundo a profissional, não é possível
fazer tudo em um dia só, por isso, enumere as prioridades a fazer dentro
de casa. “Apesar de a rotina ser algo cansativo, neste caso é preciso
gerar energia extra. Separe as obrigações domésticas pelos dias da
semana a fim de evitar aborrecimentos. Não demore muito tempo em um item
só, procure agir com rapidez, marque no relógio a hora de começar e
imponha um limite para o término”, ensina.
Antes de tudo, arrume sua mesa e
conserve a limpeza. “Ela é sua principal ferramenta de trabalho e não
deve atrapalhar mais do que ajudar. Mantenha em ordem, deixe lápis,
caneta e papel em uma posição fácil. O telefone deve ficar em uma
posição que facilite o atendimento. Caso tenha o costume de comer
durante o expediente, não deixe embalagens abertas após o consumo,
guarde-as, evite que o pacote caia na mesa e tenha que desperdiçar seu
tempo retirando os alimentos”, ensina a psicóloga.
Anote tudo o que precisa lembrar e liste
também o que foi feito como forma de incentivo. “Quanto menos bagunçado
estiver o ambiente de trabalho, melhor e mais produtivo será o decorrer
do dia . Até a bolsa ou blusa em cima da mesa pode atrapalhar a sua
movimentação”, sugere Noélia.
5 Dicas para agilizar seu dia
Faça um planejamento do dia seguinte e se empenhe para cumpri-lo;
Imagine qual será o cardápio do próximo dia e verifique se tem todos os ingredientes na dispensa;
Separe a roupa da manhã seguinte e tudo o que precisa levar ao sair de casa;
Evite muitos atrasos;
Peça ajuda caso tenha alguma dúvida e não seja autosuficiente a ponto de querer resolver tudo sozinho, mesmo após errar.
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