SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Puxa-saco invejoso

29/09/2011 69 Comments by Cristiane Cardoso
É interessante quando lemos sobre o ritual de alguns homens poderosos do passado (bem passado). Na maioria das vezes, eles eram endeusados. Faziam estátuas de si mesmos de ouro, gostavam de cerimonias escandalosas que esnobavam suas riquezas, enfim, eles adoravam ser adorados. E todos ao redor os serviam como se suas vidas dependessem deles. Muitas vezes só por uma notícia ruim que tinha que ser dado, tais homens poderosos mandavam matar mensageiro delas, como se os pobres coitados tinham culpa por elas. Era mesmo algo demasiado, o poder subia pra cabeça e a consciência descia pela privada. Hoje também acontece isso, só que mais disfarçado…
Pois bem, um desses homens foi o rei Nabucodonozor. A Bíblia diz que ele fez…
‘…uma estátua de ouro, a altura da qual era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. Então o rei Nabucodonozor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, para que viessem a dedicação da estátua que ele fizera levantar…E o pregoeiro clamou em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gentes de todas as línguas: Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonozor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro duma fornalha de fogo ardente.’
Já viu, se não se dobrar por esse inútil homem, será morto! Ninguém ousou perguntar nem reclamar, todo mundo fez como ordenado exceto três homens. E isso chamou atenção de algumas pessoas que ao invés de ficarem caladas e deixarem esses três em paz, quiseram dedura-los. Assim como é muito comum no meio de pessoas que não pensam – elas gostam de olhar pra vida dos outros e apontar o dedo, gostam de se comparar com elas, e nunca estão satisfeitas com nada que fazem como se essas pessoas devessem alguma coisa a elas. São pobres de espírito mesmo, como diz a minha irmã.
Olha só o puxa-saco (como de costume dos pobres de espírito)…
E disseram ao rei Nabucodonozor: rei, vive eternamente. Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro; e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.”
Veja só o espírito por detrás da acusação. Eles na verdade invejavam a posição que o rei havia dado aos três! Olha vou te contar, as vezes num simples comentário a gente percebe logo que a pessoa está nos invejando…
“Então Nabucodonozor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei. Falou Nabucodonozor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei. Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”
Nabucodonozor na sua ira e fúria, não quis nem pensar, nem entender, nem considerar o caso. Veja o que a emoção faz uma pessoa fazer. Ele mesmo havia escolhido esses homens, com certeza eles já haviam ajudado a ele e muito, eram pessoas respeitáveis e confiáveis, uma das coisas mais difíceis de se achar… mas a ira o levou a esquecer tudo isso…
“Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei:  Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”
Dito e falado, que homens! Isso que é homem de Deus! Taí meninas que estão a procura de um homem de Deus, a fé desses homens não podia ser abalada por nada, nem pela própria morte! Com certeza eles eram homens de família e a morte iria acabar com a família que dependia deles, mas a fé dele em Deus era maior do que a família também. Eles sabiam que Deus poderia salva-los mas estavam preparados pra até se Ele não quisesse. Olha só que fé! Esse tipo de fé é que tem sido cada vez mais difícil de se achar, porque todo mundo sempre coloca uma condição a Deus. Se Ele me der isso, eu então o darei aquilo. Deus, tem que ser esse ano senão… Olha não vou mais falar do Senhor enquanto isso não acontecer na minha vida… e por aí vai.
O resto da história você já deve saber e se não, vai lá na Bíblia ler no livro de Daniel capítulo 3 – para o seu próprio bem. Deus honrou os três e por causa desse tipo de fé que eles tinham, além de terem sido honrados e prosperado ainda mais, foram dignos de que suas histórias estivessem na Palavra de Deus para todos lerem e fazerem o mesmo.
Enquanto você inveja os outros, você deixa de investir em si mesmo. Esses homens investiam neles mesmos, eles oravam dia e noite, eram firmes em tudo pois com esse tipo de fé, não tem nem lugar pra inseguranças e dúvidas!
Será que você tem tido esse tipo de fé? Custe o que custar, até a sua própria vida, sem contar com namoro, relacionamento, família, prosperidade, reputação, e outros mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário