MUNDO CRISTAO
publicado em 16/07/2012 às 04h50.
A Palavra Sagrada já evidenciava que o planeta era esférico muito antes de os navegantes o comprovarem
“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;”
Isaías 40:22
O trecho acima tem a firme pretensão de exaltar o Criador, de enaltecer Deus em sua posição soberana sobre nós. Ainda assim, contém ciência.
Veja também:
Se no século 15 muitos estudiosos defendiam que a Terra fosse plana, como nos parece visualmente quando estamos na superfície – e navegantes como Cristóvão Colombo (ilustração abaixo) tenham ajudado a refutar isso –, o filósofo, astrônomo e matemático grego Pitágoras (580-497 antes de Cristo) já afirmava que o planeta era esférico, e que o sol seria o centro do que até então era conhecido como universo. Embora o cientista grego estivesse bem aquém na questão do heliocentrismo (o sol como centro), já chegava à verdade, embora apenas teorizasse, quanto à forma terrestre.
Muito antes de Pitágoras, a Bíblia já evidenciava o fato, como disposto em Isaías. No livro escrito peloprofeta, a palavra original em hebraico relativa a “círculo” também significa “esfera”. A primeira palavra em português também poderia sugerir uma Terra chata, em forma de disco, sendo a segunda mais exata. Devido a outras referências científicas da Palavra Sagrada – como a gravidade e as estrelas – mostrarem a verdade, o segundo termo é mais apropriado, dado que escapava à ciência dosantigos tradutores.
A mesma palavra hebraica foi usada no Velho Testamento para se referir ao céu arredondado, a abóbada celeste:
“Grossas nuvens o encobrem,
de modo que não pode ver;
ele passeia pela abóbada do céu.”
de modo que não pode ver;
ele passeia pela abóbada do céu.”
Jó 22:14
Indiscutível
Hoje, qualquer criança sabe que o planeta é esférico, e o mesmo é visto todos os dias pelos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês – foto abaixo), além de todos os astronautas que já saíram da atmosfera.
Na Idade Média, a Bíblia não era acessível a todos. A Igreja Católica, dominante por eras, proibia sua divulgação, que só seria realizada depois por ativistas como Lutero. Caso essa tirânica proibição não tivesse sido imposta, muitos estudiosos, de posse dos textos bíblicos, poderiam ter tido sua curiosidade aguçada quanto ao formato da Terra, e algum navegante poderia ter comprovado o fato bem antes das caravelas de Colombo singrarem os mares.
A descoberta de muitos dados sobre o planeta poderia ter sido antecipada, e muito da tecnologia em geral já poderia estar anos-luz à frente do estágio atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário