Ana é uma mulher que sempre me chama atenção e por várias vezes gosto de voltar à sua história para repensar… E, como a palavra de Deus sempre se renova, cada vez que volto à Ana, Deus fala mais forte do que a vez anterior.
“Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” (I Sm 1:15-17)
Se você está lendo este post, muito provavelmente possui algum conhecimento informático, por isso, vai poder entender o exemplo que eu vou dar: Todo Software (aqueles programas que temos instalados no nosso computador) precisa de actualizações periódicas e nós, seres humanos, também! É preciso darmos uma parada para actualizar a nossa vida, verificar nossos pensamentos, atitudes e consequências.
Quando crianças, precisávamos da nossa mãe para nos dar a mão ao atravessarmos a rua, hoje crescemos (nos actualizamos), já não precisamos mais deste apoio. Entretanto, muitas pessoas trazem até hoje, em suas vidas, o ranço, os vícios da religião passada, dos costumes passados e por isso nada acontece!
Ana estava assim… Chorava abundantemente porque ela estava triste, não era devido a algo momentâneo, mas que ela carregava há anos na sua vida! Ela era amada e estava habituada a fazer se relacionar intimamente com seu marido, porém, no seu pensamento, era apenas sexo para engravidar, porque era para isso que a mulher servia, para gerar filhos.
Ela era estéril, porque mantinha sua mente estéril! Acreditava que jamais iria fertilizar! Estava apoiada na fé e no amor do seu marido. Devido a sua ansiedade, Ana não conseguia desfrutar dos momentos de prazer com Elcana, porque nutria a esterilidade em seu pensamento. Ele estava ali porque a amava, mas ela, para ter filhos!
Houve um momento que ela se cansou de viver assim, e descobriu que tinha excesso de ansiedade e aflição. Ela decidiu actualizar seus pensamentos, desejou deixar de viver no passado, rejeitou a tristeza, rejeitou ser carregada pelo marido e se entregou totalmente nas mãos de Deus, dentro dela aconteceu o milagre!
Ana se libertou da sua ansiedade, seu semblante já não era mais triste! Quando se deitou com seu marido, se entregou, desfrutou do momento, fez com prazer, com amor, sem se preocupar, em seu coração havia alegria e sua madre fertilizou!
Com certeza, no tempo de entregar o seu voto a Deus (o único filho), o mal ficou falando no ouvido dela para não entregar a criança, e hoje, também fica falando no nosso ouvido que o erro não esta em nós, os outros é que precisam mudar!
Ana não deu ouvidos a voz da tentação, entregou o filho e ficou sem nada, mas já estava realizada! Provou o poder de Deus, glorificou a Ele com sua fidelidade, honrou seu marido, foi mãe e mesmo que agora não tivesse o menino, nada mais lhe importava! Continuou feliz e em Comunhão com Deus, continuou na fé e quando menos esperou, voltou a conceber e teve 3 filhos e 2 filhas!
Será que rejeitamos o ranço religioso, o nosso egoísmo, nossos actos prepotentes, arrogantes, solitários… Quando apoiamos a nossa fé em qualquer outra coisa a não ser em Deus, começamos a perder… Se o tempo passa e nós só estamos perdendo, em quem você acha que está o problema? Em Deus, nos outros? Ou em nós???
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:6-7)
No tempo certo, Deus vai nos exaltar, só Ele sabe a hora que estamos preparadas e despojadas de toda aflição e ansiedade! Toda vez que queremos alguma coisa no nosso tempo, tudo dá errado!!!
Tem muita gente carregando o mal feitio, a personalidade forte, a arrogância, a prepotência, a ansiedade, ou permanece emotiva, frágil, dependente dos outros, ou é superior demais para precisar de alguém ou pedir… Esse tipo de pessoa só perde, porque no fundo, sabe que está sozinha!!!
Quantos estão dentro da igreja alienados, aéreos, prestam atenção a tudo, menos no mais importante, a Palavra de Deus, estão cheios de ideias e não coloca nada em prática, reclamam, só reclamam, nunca tomam uma atitude de mudar!!!
Se estamos presos e amarrados, se não nos actualizamos, se não vemos nada acontecer como desejamos, a culpa e nossa! O erro esta sempre em nós! Actualize sua vida, para não ter seus sonhos destruídos e até correr o risco de perder a salvação!!!
Quem é fraco na igreja, é fraco em qualquer lugar! Dê um basta nesta situação, deseje mudar e recebera uma vida nova!
Continua…