SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































domingo, 9 de março de 2014

Adolescência: fase das descobertas

Como os pais devem agir e como tratar os filhos nesse período de mudanças?

Mesmo depois de décadas, a adolescência continua sendo a fase da vida mais intrigante e cheia de tabus. Isso porque a criança está em plena mudança do corpo, de percepção e de pensamentos sobre a vida.
A psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge explica que essa transformação também é complicada para a própria criança. "É por isso que é a fase das descobertas, justamente pelas mudanças que existem, como no corpo, por exemplo. Por conta disso, vêm as curiosidades, e por si só a criança já se descobre como outra pessoa."
Mas, como lidar com a criança em plena transformação? E como agir com os adolescentes e suas descobertas? "No primeiro momento, os pais têm que respeitar a maturidade da criança. Não devem incitar nada e nem responder além do que é questionado, porque cada um tem seu próprio amadurecimento."
E para isso é preciso que eles observem seus filhos, para entender qual a fase em que estão vivendo. "Os pais perceberão pelas atitudes, pelo falar, modo de se vestir, pelas coisas que estão interessados em assistir. Estando atentos ao comportamento do filho, saberão o nível de maturidade, mesmo sem apresentar curiosidades ou não", esclarece a psicóloga.
Além disso, ela enfatiza que a verdade deve ser prioridade na relação entre pai e filho, assim como o cuidado ao chamar a atenção. "Para lidar com a adolescência é importante sempre falar a verdade. Não adianta mascarar, porque ele tem os amigos da escola e a mídia, que colocarão em xeque o que disse. Outra coisa é saber que deve chamar atenção de forma amigável, para não reprimir o adolescente e não gerar problemas futuros."
Essa verdade também deve vir de ensinamentos bíblicos, que dão base para a educação dos filhos. "É assim que ensinamos os valores, porque hoje em dia as pessoas perderam. E isso deve acontecer antes de qualquer coisa, para inserir na vida dos filhos os verdadeiros valores de família, de amor próprio e para com o outro. Isso nada mais é do que os Dez Mandamentos", ressalta Débora.
Ferramenta para as novas descobertas
Pensando nisso, a Sociedade Bíblica do Brasil lança a nova versão da Bíblia das Descobertas para Adolescentes, uma obra que oferece ao jovem a oportunidade de iniciar uma verdadeira jornada pelas páginas das Escrituras Sagradas.
Para compreender os acontecimentos, os personagens e as lições do Livro Sagrado, o leitor conta com algumas ferramentas que irão ajudá-lo a chegar ao seu destino. São mais de 900 quadros exclusivos ao longo da Bíblia, com notas que auxiliarão na compreensão da Palavra de Deus, além de recursos variados que oferecem informações sobre a vida cotidiana nos tempos bíblicos, contexto histórico, biografias de personagens bíblicos, vocabulário e mapas, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário