SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 10 de abril de 2013

O intelecto não deve estar sujeito ao coração


MUNDO CRISTÃO


288
 
275
 
4
 
0
Orkut
7
 
 

Deus é Espírito e se comunica conosco pela razão

Da Redação / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

As pessoas que são enganadas pelo próprio coração sofrem muito e são mais passíveis à dor ao longo da vida. Isso se dá porque quem prioriza o sentimento a uma decisão racional não consegue discernir o que é melhor para si.
Um estudo realizado na Universidade Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, estimulou os voluntários da pesquisa a relembrarem fatos vivenciados nos últimos 5 anos. Segundo os pesquisadores, as lembranças de dores emocionais são muito mais vívidas e sobrevivem mais tempo na memória do que a dor física.
Se as dores emocionais são as que mais machucam, e também as que mais perduram, elas, muitas vezes, nos impedem de seguir em frente para alcançarmos nossos objetivos. Porque Deus é Espírito e se comunica conosco pelo intelecto, que é a razão. Mente, raciocínio e cérebro não devem estar sujeitos ao coração.
Podemos seguir dois caminhos: ou nos entregamos às decepções, raivas e angústias que o mundo oferece todo dia, de bandeja, ou temos a certeza (ou seja, usamos o raciocínio) de que vamos nos erguer, mesmo diante da dor e das incertezas. Parece até incoerente, mas se continuarmos ouvindo a voz do coração, não conseguiremos ouvir a razão.
Quando temos a consciência de que o que deve tomar a frente das nossas decisões é o nosso intelecto, temos certeza de que as experiências emocionalmente dolorosas não irão se perpetuar mais em nossa vida.
A determinação para superar a dor está fundamentada na fé, isto é, na certeza, e nas Promessas de nova vida que existe para cada um de nós.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário