SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 10 de abril de 2013

Você tem orado ou repetido o Pai Nosso?


MUNDO CRISTÃO


649
 
577
 
30
 
0
Orkut
23
 
 

Muitos não se dão conta da preciosidade vinda desse ensinamento deixado pelo Senhor Jesus

Por Cinthia Meibach / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
Independentemente da religião ou crença professada por quem quer que seja, provavelmente, em algum momento da vida, quase todos já oraram ou ouviram a oração do “Pai Nosso”, ensinada pelo Senhor Jesus no livro de Mateus 6:9-13. Seja na igreja, na escola, em casa, em um enterro, como forma de agradecimento ou na hora do desespero, tais palavras ensinadas há mais de 2 mil anos pelo filho de Deus vira e mexe estão sendo evocadas.
Entretanto, mesmo que a prece tenha sido um ensinamento divino, é preciso estar ciente de que meras repetições de palavras não poderão trazer a resposta esperada no que diz respeito à fé. Isso porque, quando elevamos os pensamentos a Deus e dirigimos a Ele nossa oração, devemos fazê-lo com sinceridade e racionalmente.
Vamos refletir melhor sobre isso:
“Pai nosso, que estás nos céus...”
Você chamaria qualquer pessoa de pai? Obviamente não. Só temos essa intimidade com quem, de fato, exerce esse papel em nossas vidas. Mas muitos, logo no começo da oração, falam isso sem ao menos serem filhos do Deus vivo. São apenas criaturas dEle, que nem sequer ouvem suas instruções, porque ainda não tiveram o privilégio de tê-Lo como um pai de verdade.
Alguns nem mesmo creem que o Senhor esteja de fato no céu, porque quando indagados sobre a vida após a morte, a resposta é que, ao morrer, tudo se acaba.
“Santificado seja o teu nome...”
O nome do Senhor é santo, mas por diversas vezes ele é falado em vão, seja em brincadeiras, piadas, críticas e blasfêmias, até mesmo inconscientemente.
“Venha o teu reino...”
O Reino de Deus não consiste em mentiras, egoísmo, idolatria, fofocas, contendas. Pelo contrário, quando pedimos isso a Deus, estamos invocando a paz, alegria, verdade, amor, a santidade do Reino dEle, para dentro de nós.
 “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...
Se fosse tão fácil aceitar a vontade de Deus como é fácil falar dela, todos, certamente, já teriam alcançado suas realizações. Muitos não conseguem se submeter aos desejos do Altíssimo, antes querem satisfazer os designíos do próprio coração, que é enganoso e desesperadamente corrupto.
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje...”
A Bíblia fala que Deus cuida dos pássaros e das flores do campo. Você acha mesmo que ele não cuidaria de cada um de nós? Devemos nos livrar de todo peso que a ansiedade trás, crendo que o nosso pão diário, que pode ser entendido como todas as nossas necessidades, certamente será suprido, na hora certa.
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores...”
Todo mundo gosta de ser perdoado, porque todos pecam e erram. Por mais que a pessoa tente ser perfeita, fazer tudo certinho, em algum momento ela vai deslizar. Mas, quando se trata de perdoar, o discurso muda. Por isso, se queremos ser perdoados por Deus, e também pelo nosso próximo, temos de enfrentar os sentimentos e, por mais que a dor seja forte, perdoar nossos ofensores.
“Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal...”
A tentação está presente nas grandes e pequenas situações do nosso dia a dia. Não podemos escapar de enfrentá-la. Mas podemos resistir a ela. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7
“porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”
Neste mundo, em que impera a vaidade, é preciso estar atento, para que nenhuma glória que chegue até nós, mesmo que, aparentemente seja merecida, nos envaideça. É um elogio aqui, palavras suaves de se ouvir ali, enfim, sutilmente, o orgulho vai entrando no coração de muitos, e quando menos se espera, a glória e o louvor não estão mais sendo direcionados ao Criador dos céus e da Terra, mas ao ser humano, que veio do pó e para ele voltará.
No vídeo abaixo, o bispo Jadson Santos realiza a oração do “Pai Nosso” e a interpreta, para melhor compreensão de todos. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário