SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































terça-feira, 26 de outubro de 2010

Natureza Insistente

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

O “eu sou”, é compreensível e admirável. Ele te socorre nas suas angústias, te livra de ser pisado e incompreendido, defende sua auto-estima. Mas até que ponto ele pode ser contrariado, se é o seu melhor amigo?

Muitas pessoas, ou porque não dizer, todos os seres humanos lutam, dentro de si, para serem aceitos, amados, compreendidos. Mas imagine só: e quando esse “eu sou” te engana? E se ele te trai? Se te rejeita? O que você faz?

Quando tudo parece estar bem, as circunstâncias da vida fazem com que você reflita e veja que, a sua decisão, não foi a melhor, a mais adequada. Chegam até você, por terceiros, algumas realidades sobre o seu comportamento, sobre quem você é - e você considerava estar bastante longe disso. E agora?

A primeira reação é ver assim: “Os terceiros” não sabem das coisas muito bem. Eles estão vendo errado! Eu sei mais sobre mim do que eles! Eu me vejo e me conheço a anos!!! E eles, agora, querem colocar moral, por uma simples atitude descuidada? Não, isso é uma farsa, uma mentira!

Depois, caso você reconhece, se sente traída por quem é seu melhor amigo – o “eu sou”! E o pior, ele agora te deixou na mão! Te seduziu a tomar certas atitudes contrarias aos seus princípios. E o engraçado é que você não percebeu que, sagazmente, foi instigada a ir contra o que era o melhor para você.

Aparece a verdade, como seu pior inimigo! Te confronta de tal maneira que a sensação é a de estar no inferno – você pensa que ela veio para te destruir por dentro, destruir com seu “melhor amigo” – o “eu sou”- que era “infalível”, no seu ponto de vista.

Com quem devo contar? Por quê aconteceu desse jeito? Meu amigo tornou-se meu inimigo! Daí você se pergunta: quem sou eu? Cadê aquilo que eu pensava ser? Não é real? Não pode ser!!!!

Eu pensava ser uma pessoa totalmente diferente do que os outros estão me dizendo. Será verdade? Será que estava me enganando?

É infelizmente, tenho atendido muitas pessoas que estão decepcionadas consigo mesmas. Pensavam que estavam tendo sucesso mas, no fundo, estavam caminhando à beira da morte. E a prova disso não era o que eu pensava sobre elas, mas sim, suas próprias palavras e vidas.

Comportamento repreensível: Anos de igreja, mas nunca pararam e pensaram. Sempre acharam que o seu “eu sou” era capaz e suficiente para avisá-las do que era certo ou errado. Imprudentemente, foram influenciadas a cometer vários erros.

O “eu sou”, mais conhecido na Bíblia como “coração”, é desesperadamente corrupto. Ele engana, diz que está tudo bem, mas não está!

Enquanto estivermos neste mundo, estaremos sendo ameaçados por quem parece ser o nosso melhor amigo. Com ele nos defendemos, nos entregamos e até mesmo satisfazemos seus desejos - e quando você vai em contra dele, naturalmente ele se rebela. A verdade é mentira. O certo é errado. A certeza é dúvida e assim por diante. Tudo que é certo, se torna errado.

Sabe o que acontece?
Quem der ouvidos a esse instinto que nos ameaça, é enganado e infeliz. A prova é a vida incompleta que vive. É um pedaço do inferno, não apenas por fora, mas dentro.

Você quer ser enganada? Não?!
Então não confie em si mesmo, lute contra a rebeldia que faz parte de sua natureza.

Perder para Ganhar!

Por Jana Gomes em 20. Out, 2010.

Ceder… Ou, perder para ganhar!

Toda sociedade inclui deveres para ambas as partes. Eu não posso exigir meus “direitos”, se não cumpro com meus deveres. Infelizmente, muitas pessoas tem exigido muito e feito pouco. É fácil cobrar dos outros, quando não olhamos para as nossa próprias falhas, porém, antes de cobrar, temos que enxergar nossas faltas e consertá-las.
Lembra das antigas aulas de Educação Moral e Cívica? “Meu direito termina quando o seu começa…”  Incrível como as pessoas estão cada vez mais mal-educadas! Em todos os seguimentos da sociedade, temos que lidar com pessoas que cresceram sem a menor noção de educação e respeito ao próximo!!!
Quando ultrapassamos esta linha, pulamos por cima dos direitos do nosso próximo, quer seja na vida a dois, trabalho ou qualquer tipo de relacionamento. Vivemos em uma sociedade egoísta e extremamente competitiva, onde as pessoas se acostumaram a “apontar dedos” e serem “cheias de razão”, falam o que vem à cabeça e todos tem que se submeter.
Essa regra do: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”, só vale no trabalho, onde o funcionário fica obrigado a se render aos caprichos dos seus superiores para não perder seu emprego e se tornar mais um, no rol dos desempregados. O segredo de uma convivência harmoniosa está na antiga frase: “alguém tem que ceder!”
Sabe aquela passagem que diz: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (João 12:24) Pois é, pessoas que só pensam em si, que acham que são os donos da verdade, acabam ficando só, querem frutificar, mas não conseguem, porque na verdade, nunca morreu… Nunca abandonou o seu eu, os seus caprichos, as suas vontades, nunca sentiu a dor dos outros, porque simplesmente não consegue se colocar na posição dos outros.
Esse grão de trigo tinha todas as condições para morrer e dar frutos, tinha o solo, foi irrigado, tinha o alimento do solo, mas não adiantou… Porque não quis morrer, não quis ceder, permanece sozinho… Pensa que está bem sozinho, mas lá no fundo não está! Embora esteja rodeado de outros grãos, não frutifica… Fica olhando os outros grãos florescerem e ao invés de se quebrar (morrer para nascer), ficam no caminho, fazem de tudo para impedir que os outros grãos apareçam…
Quando eu cedo, aparentemente eu perco, mas lá na frente, acabo por ganhar. É como Paulo já dizia: “Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos.” (I Coríntios 9:22-23) Ou seja, só cede quem teme a Deus! O temor a Deus é o princípio de tudo, de toda sabedoria, só os loucos desprezam isso… (Provérbios 1:7) Então, se eu faço a minha parte, ainda que para isto, tenha que, “aparentemente” perder, respeitando os direitos e limites do meu próximo, só tenho a ganhar.
É como se diz: “Me faço de tola para ganhar os tolos…”

Na guerra…

Pelo Teu Nome


(1) A nossa derrota é a vergonha de Deus
(2) Ele nos dá vitória para manter a Sua própria reputação
Esses dois pensamentos são claros e repetidos várias vezes por toda a Bíblia. E não é difícil entender o porquê.
Quem é pai entende melhor a posição de Deus. A derrota e fracasso do filho é a vergonha do pai. Por isso, quantos pais, para a perplexidade de quem os observa, socorrem seus filhos mesmo quando estes cometem horrores? Vá a qualquer delegacia, corte, ou cárcere e lá você encontrará mães e pais com olhos vermelhos de chorar, correndo pra cima e pra baixo com advogados para tentar tirar o filho ou filha da prisão. Quanto é? Cinco mil? Dez mil? Cem mil? Não importa, toma tudo o que eu tenho, mas deixe ir o meu filho...
Quando fracassamos ou somos derrotados nas nossas lutas, a vergonha é de Deus. E Ele bem sabe que não pode contar com a nossa justiça nem nossos méritos para livrar-nos. Ele nos livra por causa dEle mesmo, pelo zelo do Seu nome, e não porque somos bonzinhos.
Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós que Eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo Meu Santo Nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. Não é por amor de vós, fique bem entendido, que Eu faço isto, diz o SENHOR Deus. Ezequiel 36.22,32
Quando Deus ouviu a oração de Ezequias com respeito a Senaqueribe, Ele deu as razões porque ia livrar o povo:
O zelo do SENHOR fará isto. Pelo que assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o SENHOR. Porque Eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de Mim e por amor de meu servo Davi. 2 Reis 19:31-34
O zelo do Senhor fará isto. Meditemos nisso.

Bp. Renato Cardoso
 
Espalhe por aí
 
Publicado por: Bispo Edir Macedo