SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Amar a Deus só de boca…

Jana Gomes

Lucas 10:25-28 - “Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: — Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: — O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? O homem respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.”  — A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá.”
Este mestre da lei, era alguém de dentro da igreja que se considerava muito bom, por ocupar uma posição, um cargo de destaque. Mas observe a pergunta dele… Ele sabia a resposta! Por isso Jesus perguntou a ele o que a palavra de Deus falava sobre o assunto, aquele homem tinha a resposta na ponta da língua, mas não praticava nada do que sabia… Jesus perguntou o que ele entendia daquilo que pregava? Confuso, respondeu com a letra, mas sem Espírito… Então, o Senhor ensinou a ele e a todos nós: Se amarmos aos outros como nos amamos, alcançaremos a vida eterna!!!
Aquele mestre conhecia a letra, a doutrina, sabia das regras, mas não tinha Espírito, por isso não entendia, não conseguia praticar o que pregava. Quem não tem o Espírito Santo ama a Deus só de boca. Deus é Amor! (I João 4:8)
Um outro exemplo mais conhecido é o caso de Pedro que era até discípulo, mas quando a situação apertou para o lado dele, negou conhecer Jesus por 3 vezes, mesmo tendo sido avisado pelo Mestre com antecedência. Mas depois que foi selado com o Espírito Santo, realmente amou e até morreu por Ele.  Antes, Pedro pensava que amava, só porque era discípulo, se considerava amigo de Jesus, mas na hora de provar seu amor, se escondeu.
Tem muita gente assim, pensando que ama a Deus, mas reclamando da vida e por qualquer “coisinha” se afasta. Eu vi a minha sogra,  que eu carinhosamente chamo de “tia” Nautília, perder o marido num domingo de manhã e ao invés de tratar do velório do tio Octávio (meu falecido sogro), como ela ama a Deus em primeiro lugar e tem a vida no altar, quando veio a morte da pessoa que ela mais amava, ela não se abateu; foi primeiro à igreja adorar a Deus e depois enterrou o corpo do marido! Sim, o Tio Octávio já não estava mais ali, estava com Deus e aquilo era apenas um corpo… Com certeza a Tia Nautília chorou, sofreu,  mas lutou com Deus, entregou nas mãos d’Ele a sua dor e venceu!
Com a vida no altar é assim, não nos sobra espaço para dor,  mágoa, tristeza, depressão, para nada que nos afaste da comunhão com Deus.
As pessoas pensam que amar ao próximo é fazer Caridade, não! Caridade é obrigação do filho de Deus, mas não significa que a pessoa será justificada por isso. Já vimos pessoas ajudarem aos outros e quando não são recompensadas ficam magoadas, ou seja, não conhece o amor de Deus que é altruísta: dar sem esperar nada em troca.  Se eu quero ajudar alguém, eu tenho que fazer sem esperar recompensa, porque se a pessoa nunca retribuir, eu tenho a consciência limpa de que fiz a minha parte. Se retribuir, ótimo; se não retribuir tudo bem, porque sei que fiz sem esperar.  Isso nos trás paz, ficamos tranquilos.
Amar ao próximo como a ti mesmo: É para amar como eu me amo! Ou seja, o que eu quero para mim, eu também quero para o meu próximo. O mal que eu não quero para mim, não posso desejar para os outros, porque sei como dói. Isso é amor!!
Se eu quero ajudar a alguém eu preciso estar bem, porque um cego não pode guiar outro.  Acontece que poucos tem coragem de se entregar realmente, no fundo, bem lá no fundo, ainda ficam presos, estão apegados a alguma coisa… Por isso que continua com a vida amarrada e depois a culpa é da igreja e de Deus.
Fica sempre com dúvidas…  A nossa vida é resultado do que alimentamos na nossa cabeça. Às vezes a pessoa já até se libertou dos demónios, mas não se liberta do seu eu, dos seus traumas, dos seus medos…  Até tiveram experiências com Deus, mas, infelizmente não tem o Espirito Santo!!! Porque o Espirito Santo renova tudo, só que Ele depende de nós, temos que deixar Ele fluir e confiar.
Temos que amar de “Todo”!!!! É TUDO, ou nos entregamos 100% ou não adianta se queixar. Quem é dEle 100% não tem espaço para dúvida, medo, insegurança… Quando o nosso coração é TODO de Deus, conseguimos superar tudo, mesmo que seja muito difícil, cremos que não é impossível e vencemos!
Se a sua vida não se renova, se ainda não venceu, seja o que for, é porque seu coração não é ainda TODO de Deus. Tem alguma coisa que você se apega e só você pode identificar o que é, onde esta seu coração.

XXII Duque de Medina Sidonia – Parte 2



Depois de ouvir as considerações do pai sobre sua noiva, sem desrespeitá-lo em nenhum momento, Leoncio lhe disse que não tinha nenhuma dúvida com relação à escolha que havia feito, e que não estava disposto a abandonar suas convicções e nem a mulher de sua vida.
“A partir desse momento, meu pai começou a distanciar-se, inclusive, nem esteve presente no nosso casamento, que celebramos um ano depois. Entretanto, a enfermidade que lhe afetava seguiu seu curso, o que o levou a necessitar da nossa ajuda em momentos críticos, e sempre tratamos de orientá-lo a buscar diretamente em Jesus a cura que os médicos não podiam lhe dar. Por fim, ele morreu, depois uma longa agonia”, lembra Leoncio.
Algum tempo depois, como é de costume, a família foi convocada para a abertura do testamento de José Leoncio. O advogado iniciou a sessão com uma solene declaração do falecido, reafirmando ter sido sempre católico, apostólico e romano.

Em seguida, e como anunciado antes por seu pai, Leoncio foi informado de que havia sido excluído da herança que, incluindo a casa da família, as obras de arte, as fazendas e outros bens, soma um valor aproximado de 30 milhões de euros.
Depois de sua conversão, Leoncio passou a realmente enxergar a vida com outros valores. Como sempre fez parte de uma família nobre e rica, ele nunca havia se preocupado muito com os estudos, mas, depois de conhecer a Jesus, ele entendeu que existem outras coisas importam além de dinheiro e poder. Então, ele estudou, graduou-se e se especializou. Hoje, é professor de História da Universidade de Castilla - La Mancha e da Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação.

A luta pelo direito à herança continua na Justiça e segue os trâmites burocráticos normais. “Já se passaram 3 anos desde que meu pai morreu. À minha mulher e a mim não falta nada, ainda que seguimos com luta pela nossa fé, e as perseguições continuam.
Com a mais absoluta certeza, declaramos sempre que em nenhum momento nos arrependemos de haver tomado a decisão narrada aqui, e mais, nos sentimos orgulhosos e agradecidos a Deus pela oportunidade que nos deu, e a honra de podermos valorizar nossa fé dessa maneira, sobretudo, porque cada vez vemos com mais clareza que, naquele tempo, não foi em absoluto uma perda, mas uma oportunidade bem aproveitada de ganhar uma liberdade imprescindível para seguir o Seu caminho”, finaliza Leoncio.

- Leia Mais:
XXII Duque de Medina Sidonia – Parte 1
 
Espalhe por aí
 
Publicado por: Bispo Edir Macedo