SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































domingo, 15 de abril de 2012

Como lidar com os desentendimentos no casamento

38
Share
34
 
0
 
2
Orkut
2
 

Esteja aberto a resolver todos os problemas. Não deixe para depois

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com


Em qualquer relacionamento existem pequenas discussões ou até mesmo a chateação por algo que o outro disse em momento de nervoso e com a emoção de falar por impulso. Muitas vezes, o casal briga por pequenas situações e falta de paciência para resolver um problema; estava estressado; não conseguiu se desligar de uma pendência que precisa ser concluída no ambiente de trabalho ou por qualquer outro motivo, que independentemente da proporção acabou descontando no outro e transformado em um desentendimento maior.
Existem pessoas que não se deixam abalar e resolvem tudo momentaneamente, outras precisam de um período para esfriar os pensamentos e repensar em tudo o que foi dito e ouvido. Mas qual a atitude ideal para quando seu parceiro não quer conversar e acaba lhe ignorando durante horas ou até passar o dia? No relacionamento é preciso driblar as adversidades do dia a dia para criar um relacionamento duradouro e que sirva de exemplo para os filhos.
 “É preciso sempre haver um diálogo e amizade entre o casal para que as discussões sejam resolvidas mais facilmente. Mas, assim mesmo, é fundamental que um respeite o lado do outro e deixe que o companheiro tenha liberdade para querer ficar quieto, mas isso não deve ser postergado por muito tempo. Se ele ficar sem conversar, não custa nada tentar. Saiba ceder e não deixar o clima harmonioso esfriar no seu relacionamento”, indica a psicóloga Cristiane Pires Zambinette.
De acordo com a especialista, a mulher e o homem têm que ser inteligentes o suficiente para não misturar as coisas e não envolver mais pessoas no desentendimento. “Por mais que o clima entre os dois não esteja bom, não demonstre para ninguém mais, não saia contando sobre sua vida, pois naturalmente alguém vai criticar a situação e pode ser que ela não seja bem aceita”, comenta Cristiane.
Foi o que aconteceu com a estudante de enfermagem Kellyane Yamakado, de 26 anos. “Após 5 meses de casamento tive um discussão com meu marido e resolvi desabafar com uma amiga. Ela criticou muito a postura do meu esposo, mas por mais que eu soubesse que ele estava errado, não queria que ninguém falasse mal dele para mim. A cada palavra que ela se referia a ele me doía mais do que a própria briga. Resolvi interromper as coloções dela e a partir deste dia nunca mais fui desabafar com alguém”, comenta.
O importante não está no fato de não brigar com o parceiro, mas que durante todas as adversidades de uma vida a dois o casal saiba como lidar com cada situação e tire proveito para não cometer mais erros. “Esteja aberto a resolver tudo e não durma brigado, pois quem fica um pouco sem se falar pode ficar muito tempo. Seja compreensivo e não deixe o pensamento negativo atrapalhar seu relacionamento. Qualquer pessoa é capaz de fazer seu companheiro uma pessoa melhor”, finaliza Cristiane.

Histórias que edificam: "A forte chuva"

70
Share
67
 
0
 
2
Orkut
1
 

Reflita sobre o seu interior e veja se tem sido justo consigo mesmo e com o seu próximo

Por Jaqueline Corrêa
jaqueline.correa@arcauniversal.com

Já passava das 14h, ainda assim, havia várias pessoas no restaurante. Bete e Carla estavam almoçando quando ouviram um grande barulho de chuva. Minutos depois, as duas pediram a conta, mas ficaram impossibilitadas de sair do estabelecimento. A chuva caía forte demais.
Enquanto aguardavam, as amigas observavam o movimento da rua. Não muitos carros passavam, muito menos pedestres. No entanto, perceberam dois homens negros andando de um lado a outro da rua. Um deles vestia uma bermuda jeans surrada, uma camiseta simples de malha branca e chinelos, e o outro uma calça jeans também surrada, uma camiseta de malha escura e tênis.
Bete e Carla viram aqueles homens e logo ficaram apreensivas. “Devem ser assaltantes”, uma delas pensou.
A chuva, a cada minuto, aumentava mais, e o barulho que a água fazia na telha da casa ao lado impedia as pessoas de conversarem mais confortavelmente. O céu estava escuro, apesar de o ponteiro que marca as horas do relógio não ter ainda chegado ao número 15.
De repente, aqueles homens pararam de passar pela frente do lugar e, com a metade do corpo molhada, entraram pela primeira porta do estabelecimento, que separava o pátio da calçada da rua. Bete, Carla e alguns clientes que aguardavam o temporal passar, ficaram aparentemente receosos. Os homens andavam devagar e demonstravam que queriam entrar, mas ficaram lá fora.
Um deles olhava para dentro, esticava o pescoço, movia a cabeça para o lado, cochichava alguma coisa com o outro... Duas mulheres muito bem vestidas, que conversavam próximo à porta de vidro, pararam de falar e olharam cismadas para eles. Elas deram dois passos para trás e ali ficaram, mantendo distância daqueles “invasores”.
Já a chuva não dava trégua. Por essa razão ou não, um dos homens saiu correndo para a rua. No interior do restaurante, os clientes observavam atentos o possível próximo passo que os homens dariam.
– Será que são assaltantes?
– O que será que eles querem?
Bete e Carla se perguntavam preocupadas.
Como o homem não saía dali, o proprietário veio lhe falar. Abriu a porta e, somente com a cabeça do lado de fora, perguntou alguma coisa a ele. Não dava para ouvir a conversa, mas, segundos depois fechou a porta. E o homem de bermuda permaneceu do lado de fora, encostado à parede.
A preocupação só fez aumentar. “Seria um engano? O que será que este homem está armando?” Alguns clientes se entreolhavam em um grande clima de suspense.
Bastaram apenas poucos minutos, e o homem ficou completamente molhado. Apoiado à parede, uma das mãos na cintura, olhava longe, com a cabeça reclinada levemente para baixo. E a camisa branca, encharcada, mostrava explicitamente as costelas de um corpo muito magro. Ele não olhava para ninguém, tampouco erguia os olhos em direção ao salão, onde os clientes esperavam.
Momentos depois, um funcionário aparece carregando duas marmitas e entrega a ele. O homem agradece. É a primeira vez que as pessoas podem ver um breve sorriso em seu rosto.
Ele pega o alimento e sai correndo debaixo daquela forte chuva, capaz de molhar qualquer roupa, mas que não consegue lavar o preconceito.
Para refletir
Como lidamos com os nossos preconceitos? O que pensamos ao ver alguém mal vestido ou maltratado? Temos julgado as pessoas pela aparência? Deus nos dá uma lição muito grande, quando diz que o homem olha para o exterior, mas Ele, para o interior.
O nosso coração é enganoso. Ele nos faz cometer injustiças e pensar o mal do nosso semelhante.
Reflita sobre o seu interior e veja se tem sido justo consigo mesmo e com aquele a quem você, talvez, julgue inferior.

Noemi: um exemplo de sogra

41
 
5
 
0
Orkut
0
 

46
Share

A mulher de Deus leva o homem a conquistas extraordinárias

Por Bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com



A mulher leva o homem até a presença de Deus, à Sua plenitude, mas também pode servir de instrumento do diabo para levá-lo ao mais profundo do inferno. O próprio rei Salomão disse isso. Suas palavras eram de um homem de Deus, pois tinha o Espírito de Deus; depois, entretanto, se desviou por um caminho totalmente adverso.
Enquanto era de Deus, Salomão escreveu: "Achei cousa mais amarga do que a morte, a  mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são grilhões; quem for bom diante de Deus fugirá dela, mas o pecador virá a ser seu prisioneiro" (Eclesiastes 7.26).
O que é pior do que a morte? Aos meus olhos, só a segunda morte, a morte eterna.
Salomão conhecia muito bem o assunto, pois tinha 700 mulheres e 300 concubinas. Mesmo diante de toda a sua sabedoria, todo o seu reinado e de toda a sua glória, acabou caindo em desgraça por causa delas. Em outra ocasião ele disse: "...Entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei nem sequer uma" (Eclesiastes 7.28).
Precisamos, entretanto, fazer aqui uma ressalva: a mulher de Deus não é nada disso; seu coração não é rede nem laço. Ela expressa a imagem de Deus e leva o homem a conquistas extraordinárias, porque ela é forte, ainda que nem apareça. Sua força anônima faz o homem ser um conquistador.
O mesmo Salomão disse: "A mulher sábia edifica a sua casa..." (Provérbios 14.1) e "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias" (Provérbios 31.10). Quando a mulher é de Deus, é virtuosa e abençoa o homem.
Dentre as mulheres de Deus, as quais encontramos na Sua Palavra, há uma para quem temos de tirar o chapéu: Noemi. Ela e seu esposo, Elimeleque, viviam em Belém de Judá. Veio a fome e eles se mudaram, com seus dois filhos, para o país dos moabitas, os quais eram idólatras e até ofereciam aos seus deuses sacrifícios humanos.
Naquela terra, seus filhos se casaram. Mais tarde morreram Elimeleque e seus filhos, ficando Noemi sozinha com suas duas noras. Uma se chamava Orfa e a outra Rute. Noemi as chamou e aconselhou a que voltassem para a casa de seus pais, pois ela mesma voltaria para sua terra, pois não tinha nada mais a lhes oferecer. Orfa chorou muito, mas acabou concordando. Rute, todavia, disse: "...Não me instes para que te deixe, e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti" (Rute 1.16-17). Ora, o que esta sogra tinha de tão especial, que esta sogra tinha de tão especial, que sua nora estava determinada a segui-la e até morrer com ela? Justamente o caráter de Noemi. Naturalmente ela passou para as noras a fé, o fervor a Deus e o exemplo de mulher virtuosa. Isso fez com que as noras desejassem seguir Noemi. Ela, indiscutivelmente, conquistou o coração de suas noras.
Que Deus abençoe a todos abundantemente.

A Missão do Servo

  • 1274
    Share
  • 1043
     
  • 169
     
  • 44
    Orkut
  • 9
  •  
O homem de Deus não foi chamado para ser um problema ou para dar problemas. O homem de Deus foi chamado e ungido para ser a solução dos problemas das pessoas.
No capítulo 61.1-3 do livro de Isaías, encontramos a missão do homem de Deus:
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.”
Nos três versículos acima, há sete verbos (sete é o número da perfeição de Deus), e verbo é ação.
Jesus era o Verbo (João 1.1), e o homem de Deus tem a missão de executar os sete verbos anunciados no texto sagrado.
A parte de Deus nessa missão é ungir e enviar: “Porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração”.
A parte do homem de Deus é executar os sete verbos, a saber:
1 – Pregar: É anunciar àqueles que estão sofrendo uma solução para os seus problemas, e a solução está no Senhor Jesus (João 10.10);
2 – Curar: É sarar, cuidar, tratar. Nestes dois primeiros verbos, Deus manda fazê-los aos quebrantados porque somente eles têm a boa terra (Mateus 13.8);
3 – Proclamar libertação (anunciar): Proclamar libertação aos cativos é anunciar que eles podem e devem sair do cativeiro. O cativeiro é o mundo de pecados e sofrimentos advindos da prática da iniquidade;
4 – Pôr em liberdade (libertar): É, literalmente, libertar aqueles que estão algemados pelo diabo e seus anjos caídos. Algemados pelos vícios, doenças incuráveis, casamentos destruídos, etc.;
5 – Apregoar: Apregoar o ano aceitável do SENHOR é divulgar que o dia do Juízo Final está próximo. Que existe Céu e inferno. Desgraçadamente, existem pastores que NÃO pregam sobre salvação, mas o homem de Deus jamais se furta de fazê-lo;
6 – Consolar: Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.” Mateus 5.4. Consolar significa auxiliar, pois, Jesus é o outro Consolador (Auxiliador), conforme João 14.16;
7 – Por uma coroa (coroar): A coroação é o ponto máximo do sucesso. Quando uma pessoa está no auge do sucesso se diz que ela foi coroada.
Aqueles que foram coroados por estas ações (verbos) dos homens de Deus têm a Plenitude de Vida, a Vida com Abundância, e assim sua vida será completa e se tornará um carvalho de justiça plantado pelo SENHOR, para a Sua glória. Jamais sairá da Igreja ou da presença de Deus, porque nasceu de novo.
“Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.” Mateus 15.13.
Deus abençoe o senhor e a dona Ester mais e mais.
Bispo Marcos Pereira
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Campanha: "Melhore as suas virtudes"

Seja fiel
Descrição: Descrição: http://www.arcauniversal.com/mundocristao/series/noticias/imagens/87346454.jpgToda semana o Arca Universal vai falar de um tema específico relacionado ao comportamento, sobre como podemos melhorar nossas virtudes. O tema desta semana é a fidelidade. Você tem sido fiel às pessoas ao seu redor, a quem você ama e até mesmo a Deus? Faça uma autoanálise e veja como você tem agido. Busque ter um caráter perfeito. Veja as dicas para aprimorar esta virtude em sua vida

1. Tenha caráter – Encontrar uma pessoa fiel nos dias de hoje pode ser uma tarefa difícil de executar. Até porque a fidelidade deve ser encontrada em todos os lugares: no casamento, na família, entre os amigos, no local de trabalho, enfim. Ser fiel significa também ser uma pessoa de caráter, por isso é fundamental buscar ter um caráter irrepreensível. Você não sabe como? Veja a próxima dica;
2. Seja sinceroSempre é bom fazer uma autoanálise e ver onde estamos falhando. Dessa forma, é possível saber se estamos sendo fiéis ou infiéis em alguma parte da nossa vida. Se não estamos sendo o que poderíamos ser de melhor, por que não pedir a Deus por uma mudança em nosso interior? Fale com Ele sobre como você tem agido, reconheça as suas falhas e peça outra oportunidade para mostrar a sua fidelidade para com Ele e com as pessoas ao seu redor;
3. ConfieA confiança em Deus é muito importante nesse processo, mas ela conta com a nossa parte também. Devemos praticar a fidelidade, tendo fé que a cada passo que damos estamos indo rumo a uma nova vida com um caráter inteiramente transformado;
4. Sacrifique – Ser fiel enquanto tudo está bem é muito fácil. Difícil mesmo é ter essa virtude nos momentos de aflição ou quando tudo que esperávamos dar certo acaba dando errado. É aí que entra o sacrifício. Sacrifique a vontade de desistir e o desânimo. Olhe para frente e veja que o que está passando uma hora ou outra vai acabar. Assim, você terá a satisfação de ver que conseguiu vencer os seus problemas sendo fiel e agradando a Deus.