SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 29 de março de 2012

O vento sopra onde quer

publicado em 29/03/2012 às 05h00.
 

Responda para si mesmo: onde deseja servir a Deus?

Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com


Aquele que serve a Deus no altar não tem direito a nada, pois sua vida não lhe pertence. Vive para servir a Deus. Sua família é a família de Deus. Seus filhos são os filhos de Deus. Sua preocupação é sempre com o povo de Deus. Tem obrigação de levar o povo de Deus à prosperidade, mas ele mesmo vive daquilo que o Senhor lhe der. O Senhor Jesus o define assim: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" João 3.8.
O seguidor do Senhor Jesus Cristo tem que responder a si mesmo a pergunta: Quero servir a Deus no átrio ou no altar? Se no mais íntimo do seu coração deseja servir a Deus no átrio, mas, na sua mente, toma a decisão de servi-Lo no altar, mais cedo ou mais tarde seu coração se manifestará e gritará com toda a força, para que todos saibam que ele é um enganador, porque nunca desejou estar no altar, e sim no átrio! Esta é a verdadeira razão por que existem 'malas' na igreja. No fundo do coração querem viver no átrio, porém, na mente, talvez porque têm medo de enfrentar o mundo sozinhos, ou porque preferem ter as regalias da segurança de estar no altar de uma igreja, vivem como parasitas, às custas dos sacrifícios dos outros companheiros. Estão no altar, mas o coração deles está no átrio. E aí, nem eles e nem o povo são abençoados, e a obra de Deus fica amarrada.
O pior de tudo é que seus filhos estão sendo testemunhas dos seus fracassos espirituais no altar e, provavelmente, serão "vacinados" contra tudo o que diz respeito à Palavra de Deus, porque o seu pai prega uma coisa que não vive e nem acontece na sua própria vida!

A Mulher V - Ela tem dignidade

104
Share
99
 
2
 
3
Orkut
0
 

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão

Por Cristiane Cardoso *
redacao@arcauniversal.com



"A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações."

Provérbios 31:25

De acordo com a maioria dos dicionários, dignidade significa:

1. honestidade, justiça, integridade

2. distinção, honraria, glória

3. procedimento que atrai o respeito dos outros

4. modo digno de proceder

5. cargo ou título de alta graduação

A dignidade está ligada à reputação e ao caráter de uma pessoa. Você pode comprar ou até exigir respeito das outras pessoas, mas somente aquelas que realmente merecem alcançam.

A Mulher V merece honra, não porque ela seja melhor do que as outras ou porque seja uma supermulher, mas porque a sua vida é uma prova disso. Ela não precisa pedir a honra que lhe é devida.

É comum querermos provar aos outros que somos honrosas, mas a verdade é que não podemos impor isso a quem quer que seja. É uma das poucas coisas na vida que não podem ser manipuladas. Se você é uma pessoa respeitosa, não precisa dizer, não precisa chamar a atenção das pessoas para esse fato. Elas conseguem perceber através das pequenas coisas que você faz.

Uma mulher respeitosa está sempre a favor do que é certo. Não há a menor dúvida de que ela vai sempre dizer a verdade e ser honesta. O caráter dela é tal que não há lugar para mentiras em sua vida. Ela sempre diz a verdade e sempre honra a sua palavra. Se ela diz algo, você pode contar que está sendo sincera e vai cumprir o que prometeu.

Algumas pessoas podem não gostar dela por uma série de motivos (sem contar com aquelas que nem precisam de bons motivos para isso), mas, no fundo, elas a respeitam em segredo.

É óbvio que uma mulher honrosa não é perfeita, mas por causa do seu caráter honroso, às vezes parece ser perfeita. É que ela sabe lidar com os seus defeitos. Qualquer uma que saiba transformar os seus defeitos em bênçãos é digna de todo o nosso respeito. É como pular de um lugar bem alto e cair sempre de pé.

Este versículo também mostra que a honra vem logo após a força. Você não pode vencer se não tiver força; e se começar a pensar em todas as pessoas que você considera dignas de honra, vai perceber que elas têm uma coisa em comum: são fortes.

Trata-se de um tipo diferente de força; está relacionada à honra. “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade.” Provérbios 18:12

Este provérbio resume bem o significado de honra, além de descrever a força que produz essa honra – e que muitas vezes é desprezada pelas pessoas. Para que uma pessoa seja respeitada e honrada, ela precisa ser humilde. Humilde para mudar, humilde para fazer o que é certo, humilde para reconhecer os próprios erros, e humilde até para usar a fé como ela é.

Esse definitivamente não é o tipo de humildade que aceita os problemas. Você não é honrada quando está sendo massacrada pela pobreza, pelas doenças ou por quaisquer outros problemas.

Você é humilde quando está disposta a mudar, quando o seu ego não é a coisa mais importante no mundo para você, quando não tem de ser a pessoa que vai dar a última palavra numa discussão ou quando não insiste em provar o seu ponto de vista. Humildade é uma força que falta à maioria das pessoas; é por isso que apenas algumas têm o que vem a seguir – honra.

A Mulher V tinha tanto força quanto honra; em outras palavras, humildade e reputação. Ambas sempre andarão juntas. Você não pode ser humilde e não ter uma boa reputação, e você não pode ter uma boa reputação e não ser humilde. Uma mulher orgulhosa pode ser respeitada pelo que ela faz, mas nunca pelo que ela é.

Se você construiu a sua reputação baseada no seu sucesso profissional ou talvez na família que constituiu, e for respeitada por isso, aqui vai um aviso: a sua reputação está apoiada nas coisas que você conquistou. Se você perder essas coisas, a sua reputação estará em risco.

Mas se você é humilde, vê coisas que as outras pessoas não veem; tem a direção que vem do alto. E mesmo que perca tudo o que conquistou, não será o fim do mundo para você. O seu espírito é forte o bastante para ajudá-la a conquistar tudo de novo.

Você não cai em depressão, não sente vontade de desistir, não perde a cabeça, não destrói o pouco que lhe restou. Muitas pessoas que se apoiavam nos outros seguiram esse caminho. Você precisa ter um espírito forte.

A Mulher V tinha um espírito forte; ela era forte e digna de honra. Nada era capaz de derrubá-la. Quando você encontra uma pessoa forte assim, imediata e automaticamente passa a respeitá-la. Você admira a sua força, especialmente por causa das coisas que ela passou. Ela lhe inspira a ser melhor e a perseverar até o fim.

Não nos surpreende que a Mulher V seja alegre. Se você sabe que tem tudo o que precisa para superar qualquer coisa que lhe acontecer, também se sente segura de si mesma. Você não tem medo do futuro e vai em direção a ele com tudo o que tem; você tem essa certeza dentro de si. Você é forte o bastante.

O que vem com a discrição

O seu caráter honroso é também o resultado da sua discrição. A Bíblia fala sobre discrição de uma maneira muito interessante e clara. Imagine um porco brincando na lama com um anel de diamante no focinho. Difícil de imaginar, não é mesmo? Mas é assim que a Bíblia descreve a mulher que não tem discrição (leia Provérbios 11:22). Duro, mas é a pura verdade.

Discrição é a capacidade de se comportar ou falar de maneira a evitar ofender ou revelar informações privadas; em outras palavras, é a habilidade de discernir o que é e o que não é apropriado para se dizer ou fazer.

Muitas mulheres não se dão conta da importância da discrição na construção de sua reputação. Elas tentam demonstrar bondade e gentileza para com as outras pessoas, mas na hora de serem discretas, não sabem por onde começar.

Mulheres que facilmente fazem fofoca sobre outras mulheres, que criticam os outros, falam de assuntos particulares com pessoas que não estão envolvidas na situação e são sarcásticas e rudes com os outros, quase sempre estão no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas. Não importa o quanto sejam bonitas ou inteligentes, a falta de discrição arruinará a sua reputação.

Você também se torna indiscreta quando grita com as pessoas. Pense numa mãe que você tenha visto gritando com o filho em público; agora, procure se lembrar de como você se sentiu em relação a ela.

A beleza se torna fútil quando não é acompanhada pela discrição. Se não há discrição, não há beleza – muito menos respeito! Se a beleza, que pode ser vista, é suprimida pela indiscrição, imagine o respeito e a honra.

Ser discreta também significa evitar problemas. Vamos ver alguns exemplos e pensar em como você pode contorná-los e dar início ao seu processo de discrição e, consequentemente, começar a ser respeitada.

1. Fofoca ou crítica aos outros – este é um sinal de que provavelmente tem poucas amigas, e as amigas que tem provavelmente não confiam em você. Se alguém faz fofoca com você, também é capaz de fazer fofoca a seu respeito. Se você quer que as suas amigas lhe respeitem, pare de fazer fofoca com elas. Deixe bem claro que não tolera tal atitude.

2. Compartilhar assuntos particulares com outras pessoas – isso mostra que a você não pode ser confiado qualquer assunto confidencial, e que a sua família é uma vítima constante de suas conversas e de seus comentários desnecessários. Por que então você não evita ouvir segredos já que sabe que não consegue guardá-los? Diga à sua amiga que não consegue guardar segredos e que por isso prefere não ouvi-los. E se ainda assim você se sentir tentada a compartilhar assuntos particulares acerca dos seus familiares, pergunte a si mesma: “E se eles fizessem isso comigo?” A resposta a essa pergunta já será o suficiente para ajudá-la.

3. Brincadeiras inapropriadas – essas simplesmente a fazem parecer uma tola, e ninguém gosta da companhia de pessoas tolas. Já conheceu um brincalhão que também era respeitado? Provavelmente não.

4. Gritar e falar alto – isso mostra que você está jogando toda a sua feminilidade no ralo e que você é uma pessoa muito difícil de se lidar. Se precisa chamar uma pessoa que está longe de você, tente chegar mais perto ou então peça a alguém que a chama para você. É difícil respeitar alguém que não respeita os outros... Muito difícil.

5. Paquerar homens – à primeira vista parece ser uma atitude inocente, mas as mulheres que gostam de paquerar demonstram o contrário. Você não é compreendida quando está paquerando; pelo contrário, você está dando motivos para que as pessoas a critiquem. Não é nada respeitoso ver uma mulher flertando, pois ela é sempre vista como fácil e disponível.

6. Ser grosseira com os seus entes queridos – isso significa que você será ainda mais grosseira com aqueles que não são seus entes queridos. Será que você pode respeitar uma filha que desrespeita a sua própria mãe? E uma esposa que desrespeita o seu próprio marido? Mais uma vez... é muito difícil.

7. Indiscrição na maneira de se vestir – quando você revela muito, está dizendo que não há nada de especial por baixo da sua roupa; todo mundo pode dar uma olhadinha. Uma mulher respeitosa respeita primeiro a si mesma, e o seu corpo é santo, não importa o que diz a moda.

Ser uma mulher de respeito é também uma questão de bom senso. Você não é uma seguidora de multidões, mas é sábia o bastante para saber aonde está indo e o que está fazendo.

(*) Trecho do capítulo ”Ela é tem dignidade", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso

Organize-se sem estresse

52
Share
40
 
1
 
3
Orkut
7
 

Cuide de você mesma e não tenha receio de pedir ajuda

Por Michele Roza
michele.roza@arcauniversal.com

Casa, marido, filho, curso e trabalho são alguns dos múltiplos cuidados e tarefas da mulher moderna. Este cenário deixa o dia a dia, por vezes, tumultuado. Toda essa correria, e a pressão, para cumprir com as atividades rotineiras podem gerar estresse.
Para Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade, é possível que as mulheres diminuam ou até livrem-se do estresse adquirido no dia a dia, desde que avaliem alguns comportamentos rotineiros e, o mais importante, não tenha receio em pedir ajuda.
Faça de um jeito novo
Não adianta sentir-se estressada e continuar fazendo o mesmo. Avalie a sua prioridade, o que a faz sorrir durante o dia e o que lhe deixa mais aborrecida. É preciso mudar alguma coisa? Com papel e caneta na mão, defina essa área de mudança. Avalie se ela deve ser eliminada ou apenas reestruturada. Monte um plano de ação por onde deve começar, e faça de um jeito novo.
Procure ajuda
Não tente vencer o estresse sozinha. Com pessoas que gostam de você, cientes do que está acontecendo, tudo fica mais fácil. Por exemplo, peça ajuda para marcar médicos ou mesmo para lhe acompanhar nos exames. Não vá sozinha ao shopping ou mercado para fazer compras, e proponha caronas alternando com os amigos da igreja ou do curso. Aproveite mais o seu tempo livre ao lado das pessoas que ama.
Cuide mais de você
As mulheres que estão melhores com elas mesmas, com seus relacionamentos e com sua vida são as que cuidam mais de si e se valorizam. Quando elas se sentem bem (organizadas), respeitadas e felizes conseguem transbordar serenidade e amor aos entes queridos, amigos e colegas de trabalho. “A mulher graciosa alcança honra, como os poderosos adquirem riqueza.” Provérbios 11: 16

A Mulher V - Ela é ocupada

77
Share
66
 
9
 
1
Orkut
1
 

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão

Por Cristiane Cardoso (*)
redacao@arcauniversal.com




"Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça."

Provérbios 31:27



A ociosidade é uma das piores características das jovens. Quantas vezes ao dia você as ouve dizer “estou cansada”? Elas só realizam suas tarefas porque são obrigadas. Se pudessem, parariam de ir à escola e se trancariam no quarto com o computador, ou então passariam o dia no shopping center com as amigas. Elas não acrescentam coisa alguma à sociedade a não ser contas altíssimas de telefone.

Lembro-me do tempo em que era mais jovem, e sei como é ir à escola todos os dias, voltar para casa e só ter vontade de ficar em frente à TV, bebendo tudo o que nos é oferecido. Eu sei como é ir para a cama e não conseguir dormir por causa de todos os sonhos que gostaríamos que se tornassem realidade. Eu conheço aquele mundinho que criamos para nós mesmas e como isso ajuda a nos sentirmos seguras e a lidar com a solidão; como um animal de estimação pode se tornar o nosso melhor amigo e o ursinho de pelúcia a nossa válvula de escape.

O ócio faz isso conosco. Quanto mais ociosas estivermos, menos produtivas seremos e mais fúteis serão os nossos pensamentos.

Sonhar acordada, por exemplo, acontece durante diferentes períodos do dia. Você pode estar no trabalho, na escola, dirigindo ou andando na rua, ou simplesmente deitada na cama. São como as ondas do mar – não param, levando-a para cada vez mais longe. De repente, os seus pertences deixados na praia ficam tão distantes de você que qualquer pessoa pode roubá-los bem diante dos seus olhos. É isso o que acontece quando sonhamos acordadas. Somos levadas a lugares que nunca vão existir e a eventos que nunca vão se tornar realidade; enquanto isso, perdemos o contato com a nossa realidade.

Eu costumava sonhar acordada e sei exatamente como essas imagens falsas podem fazer uma jovem se sentir, especialmente se ela for solitária e se sentir inferior a outra menina. Nos seus sonhos, o seu verdadeiro “eu” senta na plateia e o seu falso “eu” fica no palco. Você fica em destaque. Você é especial, conhecida, popular, admirada por todos, desejada e tudo o mais que uma pessoa pode querer ser. O problema é que, no momento em que você cai na realidade, se acha longe daquilo que quer ser, e tudo o que consegue sentir é frustração, como se jamais pudesse ser boa o suficiente.

E como se não bastasse o seu baixo nível de convicção, os seus estudos e o seu trabalho também são afetados. Consequentemente, o seu desempenho não é tão bom quanto o das demais pessoas à sua volta, e você corre o risco de ficar para trás ou simplesmente ficar conhecida como “aquela que não é tão inteligente”.

É evidente que o mais importante é a vida real. A realidade é o que importa e, se isso não está funcionando para você, faça alguma coisa; lute para recuperar a sua vida ou simplesmente faça melhor. Todo mundo pode ser o que bem quiser, mas somente algumas pessoas se dão conta disso a tempo; o restante fica sonhando acordado como se tivesse todo o tempo do mundo para um dia voltar à terra firme.

Quando “esse dia” chegar, poderá ser tarde demais, você estará velha demais ou terá tomado tantas decisões erradas que já não conseguirá lutar pelos seus sonhos.

A vida não vai ficar esperando você acordar. Ela vai passar e um tempo precioso terá sido desperdiçado – não há dúvidas quanto a isso. A única maneira de evitar essa loucura é manter-se ocupada.

Não deixe que a sua mente fique vazia. Concentre-se em alguma coisa e, quando terminar, concentre-se em outra coisa, até que esteja bem cansada e só lhe restem forças para ir para a cama. Você estará se fazendo um grande favor, aperfeiçoando-se naquilo que faz, dedicando-se a coisas novas, descobrindo novos talentos e novas habilidades, e fazendo da realidade um sonho muito melhor para se sonhar.

Qualquer pessoa pode ser ocupada, e ser ocupada pura e simplesmente não vai fazer de você uma Mulher V. Certifique-se de que se ocupe primeiro com as coisas que só você pode fazer. E se sobrar tempo, faça outras coisas.

Aqui vai uma lista de coisas que SÓ VOCÊ pode fazer:

• Cuide de sua saúde – ingerir comidas saudáveis, se exercitar e cuidar do seu corpo são, na maioria das vezes, as últimas tarefas da sua lista de coisas a fazer. Inverta esse quadro e faça disso uma prioridade. Afinal de contas, se você ficar doente, como conseguirá realizar as demais tarefas da sua lista?

• Cuide da sua vida espiritual – orar, ler a Bíblia, frequentar a igreja pelo menos duas vezes na semana ou guardar o seu coração de mágoas e todo tipo de sentimento ruim são coisas que podem facilmente ser deixadas para o próximo dia, semana, mês ou ano, até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. As pessoas caem em pecado a cada minuto por esse motivo. Seja mais esperta.

• Dê mais de si – ninguém pode fazer isso por você. Se estiver esperando receber para que, então, possa dar aos outros, é melhor se deitar e esperar a morte chegar. Sempre se faça a seguinte pergunta: “Como posso me dar mais hoje?” Desta maneira, estará sempre dando e sempre recebendo. É uma ótima maneira de se viver.

• Seja você mesma – só você pode fazer isso, então por que tentar ser outra pessoa? Será que as pessoas compram o mesmo par de sapatos duas vezes? Nada disso! Eu odeio réplicas, odeio saber que não possuo a coisa verdadeira. Ou é o original ou é nada.

• Seja responsável – seja qual for a sua função, desempenhe-a bem. Se você é mãe, filha, funcionária, esposa, dona de casa ou estudante, saiba de uma coisa: só você pode executar bem essa tarefa. Então, por que perder tempo?

Outro bom motivo para se ocupar é o fato de o ócio ser um dos principais motivos pelos quais você é constantemente bombardeada por maus pensamentos. Se a sua mente estiver vazia, ela vai atrair toda a sujeira deste mundo. Não é exatamente por isso que casas vazias chegam a parecer assustadoras? Teias de aranha por todos os lados, poeira e insetos esquisitos são apenas algumas das coisas que você pode encontrar. Ninguém mora lá, mas, em vez de permanecer limpa como foi deixada, ela atrai poeira e todo tipo de sujeira.

É assim que a mente funciona também. Se você não criar o hábito de aprender coisas novas ou de encontrar a solução para diferentes desafios, ela fica vazia e improdutiva; à semelhança de um músculo que nunca é exercitado, a sua mente se torna improdutiva, atraindo todo tipo de pensamento que não presta.

A Mulher V está sempre em busca de um jeito de melhorar a si mesma e a sua família. Ela não se contenta com uma vitória apenas. Ela não tem FOLGA, pois isso geralmente significa TEMPO PERDIDO.

Pessoas ociosas facilmente desviam a atenção dos seus objetivos. Hoje, elas dizem que querem muito mudar, mas amanhã agem como se pouco se importassem com a tal mudança. Elas têm dificuldade em se concentrar em coisas boas porque estão sempre ociosas, com muita preguiça para pensar, com muita preguiça para ajudar a si mesmas.

É muito triste, pois o potencial delas está sendo desperdiçado – e geralmente durante a melhor época de suas vidas, quando são jovens e cheias de energia. Quando chegam a acordar para a realidade, já estão velhas demais para fazer a maioria das coisas que gostariam, e aí bate o arrependimento.

 “Ah, se eu tivesse feito diferente quando eu era mais nova,” pensam elas. De que adianta pensar assim agora? Se você desperdiçou boa parte da sua vida, então mude as coisas a partir de agora, a começar por ocupar a sua mente. Não deixe que o ócio domine você.

Eu gosto de ficar ocupada ao ponto de não ter tempo para me sentir triste ou para entreter sentimentos, e isso geralmente funciona para mim. Na verdade, eu cometo menos erros quando estou ocupada. No momento em que as lembranças começam a surgir, rapidamente as ignoro, como se eu estivesse dormente. Isto não significa que eu não tenha sentimentos; simplesmente decido ignorá-los e trato de me ocupar com alguma coisa. Faço o mesmo quando me sinto triste.

Criei este hábito há alguns anos, quando fui diagnosticada com uma terrível alergia a gatos. Na época, tinha um lindo gato da raça Ragdoll, de 2 anos. O seu nome era Josh; ele tinha olhos azuis, era extremamente inteligente, amável e tranquilo. Eu não pude sequer dar palpite: assim que cheguei do consultório médico, o gato foi embora. Meu esposo amava o gato, mas ele me amava mais; sendo assim, cuidou de todos os detalhes, eu nem tive a oportunidade de me despedir do Josh.

O meu coração queria chorar e implorar para ficar com o gato – ainda que isto significasse tomar mais remédios –, mas a minha mente sabia que eu não poderia ter o gato, e ninguém podia fazer coisa alguma. O meu coração estava partido, mas eu decidi não sentir. Resolvi que não iria mais falar naquele gato. Todas as vezes em que alguém tocava no assunto, eu educadamente dizia: “Não quero falar sobre isso.”

E, uma vez que a tática funcionou para algo tão bobo, concluí que também funcionaria para coisas importantes na minha vida. Foi então que passei a me ocupar – e me ocupava o bastante para não me dar conta de qualquer sentimento ou emoção que normalmente me deixaria abatida durante dias.

Fazendo o trabalho de um homem

Débora foi uma mulher extraordinária que teve uma vida muito ocupada. Você pode ler a sua história em Juízes 4 e 5. Ela era profetiza e juíza – algo que não era comum naquela época, quando as mulheres casadas eram quase sempre donas de casa. O povo de Israel costumava vir até ela em busca de conselhos e justiça – isso diz muita coisa a seu respeito.

Poucos são aqueles que confiam em outras pessoas ao ponto de permitirem que estas julguem suas causas e lhes deem conselhos. Desconfiamos muito das outras pessoas; é uma característica do ser humano. Sempre há aquela sensação de que alguém está tirando proveito de nós e temos de nos defender e nos proteger a todo custo – mesmo que isso signifique termos de sofrer sozinhas.

Débora não só foi profetiza e juíza em Israel como também uma pessoa admirada e respeitada por todos. Quando chegava o tempo de ir para a guerra, o povo só queria ir se ela fosse junto. Uma mulher tinha de ir para a guerra para que todo o exército pudesse ir. Que mulher extraordinária!

Se você não conhece a história de Débora muito bem, deve estar pensando que ela era uma dessas mulheres solteiras, independentes e bem-sucedidas. Bem, você está errada. Era uma dona de casa e servia Israel movida por amor e fé em Deus. Ela não o fazia por causa da posição ou do poder que teria; tanto que quando foi chamada para se juntar a Baraque, líder da tribo de Naftali, durante a guerra, disse:

 “Certamente irei contigo; porém não será tua a honra desta expedição, pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera.”  Juízes 4:9

Não que ela estivesse querendo esnobar Baraque; ela só queria alertá-lo para o fato de que todo o povo saberia que Israel tinha ido para a guerra por causa dela, e lhe dariam a honra pela vitória.

Você jamais pensaria que uma dona de casa e mãe também poderia ser uma profetiza, juíza e agora um soldado! Não há dúvidas de que Débora tenha sido uma mulher ocupada, assim como também não há dúvidas de que era boa em tudo o que fazia – caso contrário, o povo não teria lhe dado ouvidos. Uma coisa é ser ocupada e ser uma péssima dona de casa e mãe; outra coisa é ser ocupada e, ainda assim, ser boa em todas as coisas que lhe fazem ser uma mulher ocupada. Isto faz com que as pessoas a respeitem, pois elas veem que você realmente vive o que prega.

Israel teve paz na época de Débora não porque ela fosse perfeita, mas porque se ocupava com as coisas que realmente importavam. O povo não tinha um juiz ou governador naquele tempo, e ela graciosamente assumiu o posto. Eles não tinham um herói de guerra com quem contar, e ela graciosamente assumiu o posto. E através da sua vida ocupada, vemos a intenção do seu coração em servir a Deus acima de tudo.

Talvez aí esteja a diferença de Débora. Ela se ocupava com as coisas de Deus. E quando você se ocupa com as coisas de Deus, fica muito ocupada para cometer erros.

O que tem levado você ao ócio?

O que você pode fazer para evitar o ócio e então começar a se ocupar com coisas realmente importantes?

(*) Trecho do capítulo ”Ela é ocupada", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso

A mulher V: ela é popular

95
Share
85
 
0
 
4
Orkut
6
 

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão

Por Cristiane Cardoso (*)
redacao@arcauniversal.com




"Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta entre os anciãos da terra."

Provérbios 31:23



Imagine estar casado ou casada com alguém que todos admiram. Era assim que o marido da Mulher V se sentia. Ele era popular e sua esposa tinha uma influência direta nisso. Não que ele já não fosse um grande homem, mas sejamos sinceras: ele fez um grande investimento quando se casou com ela. Ele fez um ótimo negócio!

A mulher tem a capacidade de fazer uma dessas duas coisas: acrescentar ou diminuir. É simplesmente impossível manter as coisas do mesmo jeito quando você está ao redor das pessoas. Ou você as influencia para melhor ou para pior. Agora, se você pensar bem, isso é muito poder.

Quando você se casa, esse poder se multiplica. Se você não está acrescentando, provavelmente está tirando da vida do seu marido. Se você não o está representando bem, então o está representando mal. Se não o está erguendo, está colocando para baixo... E quando você tem filhos, esse poder aumenta ainda mais. São as mulheres que determinam o clima dentro de casa.

O pai pode estar aborrecido e os filhos distantes, mas se a mãe está em paz, eles conseguem se sentar e comer uma refeição juntos. Por outro lado, se o pai está no clima para ficar com a família, os filhos estão querendo atenção, mas a mãe está aborrecida, será impossível vê-los comendo uma refeição juntos. A mãe é o elo que os une, e se esse elo estiver quebrado, a família não se conecta.

É assustador pensar que você pode estragar tudo para a sua família; pode parecer exagero, mas faça uma experiência e veja você mesma. Descubra quem geralmente determina o clima dentro de sua casa.

Talvez você diga que seria melhor se os homens não dependessem das mulheres para serem felizes dentro de casa, mas essa necessidade que eles têm de nós está no sangue. Quando Adão foi criado e recebeu poder para fazer o que quisesse no mundo, quando ele andava com Deus pelo Jardim e O tinha como o seu Melhor Amigo, ainda assim sentia falta de alguma coisa... E Deus sabia disso.

Insegura e ingênua

Deus teve de criar uma auxiliadora para Adão – uma mulher, Eva.

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.” Gênesis 2:18-20

Nós surgimos de uma necessidade. Não fomos criadas para nos tornarmos peças decorativas da maravilhosa criação de Deus; somos a peça que estava faltando no quebra-cabeças. Primeiro, Deus criou o homem e o manteve ocupado por um tempo; mas, assim que viu a inexplicável necessidade que Adão tinha de ter uma auxiliadora, Ele veio em seu socorro. Deus está sempre em sintonia com as nossas necessidades, mesmo quando nós mesmas não as entendemos.

Ele tinha de criar alguém que fosse semelhante a Adão, alguém que se adequasse perfeitamente à melhor de todas as Suas criações, e juntos formassem uma criação ainda melhor –uma família. Vamos ler Gênesis 2:21-15 juntas:

Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.  Gênesis 2:21,22

Deus não precisava nos formar a partir da costela de um homem, precisava? Ele poderia nos ter feito da mesma maneira que fez Adão. Não era necessário que Adão passasse por todo o constrangimento de ter uma de suas costelas removida. Adão poderia ser perfeito, com todas as suas costelas no lugar, e ainda assim ter uma mulher por esposa; mas não foi o que aconteceu. Deus escolheu o caminho mais difícil por um motivo.

Deus queria que a mulher viesse do homem; Ele queria que os dois estivessem ligados por algo mais forte do que meras palavras.

“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.” Gênesis 2:23-25

Você pode imaginar o quão maravilhado Adão deve ter ficado quando olhou para Eva pela primeira vez. Ele deve ter esquecido rapidamente da costela que estava faltando! Imediatamente lhe deu o nome de varoa, que significa mulher –, um lembrete de que ela havia sido tirada dele e feita exclusivamente para ele. Eva foi feita sob medida para Adão, assim como todas nós mulheres fomos feitas sob medida para os homens.

Nós temos o que eles precisam, e se usarmos o que temos com sabedoria, certamente nos tornaremos uma só carne com eles. E quando isso acontece, não há vergonha; homem e mulher podem ser totalmente diferentes um do outro, mas eles se completam.

Tudo o que Deus criou é perfeito – inclusive o fato de sermos tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão atraídos um pelo outro.

Um homem pode até escolher ficar solteirão, mas o que ele realmente está vivendo é uma vida de renúncia; está magoado e pensa que a melhor maneira de lidar com a decepção do passado é não assumir compromissos.

Uma mulher pode trabalhar duro para se tornar independente e autossuficiente, e ainda assim se sentir tolhida de alguma coisa. O que ela realmente quer é o cuidado e a proteção de um homem; ela deseja completar um homem, mesmo que isso esteja muito bem escondido no baú do seu subconsciente.

Toda mulher pode ser popular e fazer o seu marido popular quando ela entende qual é o seu papel na vida dele. Como Eva não tinha um passado em que se apoiar, aceitou imediatamente o seu papel na vida de Adão. Ela deveria ajudá-lo, apoiá-lo e acrescentar à vida dele, assim como ele também havia acrescentado à vida dela.

Eva é a mulher mais influente da Bíblia; ela foi a primeira mulher a ser criada. Ela viu o que nós nunca vimos: viveu a vida antes que o pecado existisse. Ela andava lado a lado com Deus, até que um dia decidiu fazer algo pelo qual a humanidade tem de pagar até hoje. Todas nós já a culpamos pelo menos uma vez na vida – é difícil não culpá-la!

Justamente quando tudo estava dando certo para Eva, ela deu ouvidos ao inimigo número um de Deus pela primeira vez. Tenho certeza de que o diabo estava tentando chegar a Adão havia muito tempo, mas não teve êxito. Porém, ao observar Adão e Eva vivendo em harmonia, ele deve ter notado a enorme influência que Eva exercia sobre as decisões de Adão. Ele deve ter percebido como Adão se apoiava em Eva de maneira incondicional.

E sem pensar duas vezes, passou a ter Eva como alvo. Se ele conseguisse chegar até ela, certamente poderia chegar a Adão.

À medida que observava Eva mais de perto, ele começou a notar o seu desejo de aprender mais, saber mais, ter mais, receber mais e ser mais. Ela era diferente de Adão. Ele dedicava-se ao trabalho e à obtenção dos frutos, enquanto Eva fazia tudo isso, mas com um toque de emoção. Ela gostava de sentir as coisas e se empolgava com as emoções que frequentemente sentia.

Quando o diabo teve a ideia de usar uma serpente para enganar Eva, ele sabia que seria muito fácil; e como Deus não podia interferir na escolha de seus novos filhos, só Lhe restou observar e sofrer por não poder fazer coisa alguma...

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus havia feito, disse à mulher: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.” Gênesis 3:1-3

Tudo o que a serpente precisava fazer era, primeiramente, se tornar amiga de Eva – e todas nós sabemos como é fácil fazer amizade com uma garota ingênua... Nós amamos fazer novas amigas, amamos criar comunidades... E, em seguida, aquela terrível criaturinha precisava encher a cabeça de Eva com algumas ideias. Elas não tinham de ser verdadeiras, mas deveriam causar algum tipo de reação em Eva; ela tinha de fazer algo – só isso.

“Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Gênesis 3:4,5

Eva não parou e analisou a conversa sem sentido da serpente; ela simplesmente deixou que suas emoções a guiassem: “Sim, sim... Acho que não era bem isso o que Ele queria dizer... Talvez seja bom que saibamos um pouco mais sobre o bem e o mal... Deus vai entender...”

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Gênesis 3:6

E foi assim que tudo aconteceu. Eva não parou para pensar, não conversou com o seu marido sobre o assunto, ela simplesmente viu, tomou e comeu da árvore – um verdadeiro déjà vu para algumas de nós. Quantas vezes não fizemos a mesma coisa? Vemos algo e não paramos para pensar; simplesmente vamos em frente e fazemos, e só pensamos depois – quando o estrago já foi feito.

Na maioria das vezes, as mulheres são guiadas pelas suas emoções. Para nós, é difícil ser racional, não porque não possamos, mas porque queremos sentir primeiro. É alguma surpresa que os comerciais de TV tenham como alvo o público feminino? Não queremos saber se temos condições para comprar ou se realmente precisamos daquilo – nós queremos e ponto final.

E como o diabo já imaginava que aconteceria, Eva não apenas comeu, mas “deu também ao marido, e ele comeu” (Gênesis 3:6).

Atitude típica de nós mulheres, embora creio que ela não tenha tido a intenção de fazer mal a Adão. Ela só queria compartilhar, como sempre fazemos. Gostamos de compartilhar as coisas. Queremos desabafar. Queremos aliviar o nosso peso e acabamos despejando tudo em cima de pessoas que podem ser prejudicadas pelo que dizemos, e nem sequer percebemos.

Talvez você ache que Adão deveria ter sido mais prudente, em vez de simplesmente aceitar qualquer coisa que Eva lhe desse. Ele era mais velho e experiente do que ela; deveria saber, deveria tê-la ajudado. Mas aí está o problema: os homens são facilmente influenciados pelas mulheres – e eles nem se dão conta disso. Adão não vigiou e, quando caiu em si, já havia experimentado o fruto. Já havia perdido a sua bênção.

“Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.” Gênesis 3:7

Tudo mudou a partir daquele dia. Se pelo menos eles tivessem sido os únicos a sofrer o dano causado por aquele terrível erro, até que não teria sido tão mau... Mas todas nós fomos prejudicadas. Cada uma de nós sofre hoje por causa daquele incidente; um caso de mau julgamento provocado pela má influência de uma mulher.

Veja o que dizem esses dois poderosos versículos:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.” Provérbios 12:4

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Provérbios 14:1

Não há meio termo: ou você é uma esposa sábia e excelente ou é uma tola e como podridão nos ossos do seu marido. Esse é o tipo de influência que você é capaz de exercer sobre o seu marido.

A Bíblia só atribui esse poder às mulheres – e não aos homens.

A Mulher V entende isso muito bem. Sabe o quão popular e influente ela é, o quão significantes são as suas opiniões e o impacto que o seu humor pode causar; sendo assim, aproveita-se desse poder para erguer aqueles que estão à sua volta.

O que você pode fazer para usar esse poder de influenciar que você tem para se tornar uma bênção na vida daqueles que a cercam?

Como você pode evitar ser uma influência negativa para a sua família a partir de agora?



(*) Trecho do capítulo ”Ela é popular", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso

Mulheres que têm compulsão por compras

22
Share
20
 
1
 
1
Orkut
0
 

Esta atitude é considerada uma doença e tem que ser tratada

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com


Qual a mulher que nunca teve que se controlar na hora de ir ao shopping e ver aquelas vitrines atraentes, cheias de adereços e um manequim com a roupa toda combinando? Comprar é um ato saudável e necessário, mas antes de sair gastando por aí, perceba se o consumo não é exagerado e usado unicamente como fonte de prazer e válvula de escape para fugir de algum problema. Enfim, avalie e perceba se você perde facilmente o controle e se realmente precisa das peças ou esquece rapidamente da compra. Caso sim, este é um indício de compulsão por compras.
“Uma das características mais aparentes de quem é compulsivo por compras e sofre desta síndrome, que é considerada uma doença, é que a pessoa só se sente bem e feliz quando está comprando e nada é capaz de contê-la, nem mesmo a falta de dinheiro. Muitas vezes, mesmo sabendo que não pode gastar, ela não tem pudores em passar o cartão de crédito na loja e comprar sem medos”, comenta a psicóloga Érika Milfro.
De acordo com a especialista, há mulheres que são tão dependentes em gastar que chegam a transpirar e ficam nervosas ao comprar algo que tanto. Elas, em alguns casos, mentem para outras pessoas dizendo que as roupas são velhas e escondem peças com etiquetas. “O pior de tudo isso é que nem sempre há o dinheiro em conta para cometer o exagero de gastar. Quanto mais elas compram, mais precisam comprar e o salário não consegue acompanhar o ritmo, e o fundo no orçamento bancário começa”, alerta Érika.
Foi o que aconteceu com a advogada Camila Crispin, de 32 anos. “No começo eu achei que a minha compulsão por compras era apenas momentânea, pois estava passando por uma fase ruim no meu relacionamento, então, eu comprava demais, até quando eu me sentisse melhor, pudesse voltar para casa e enfrentar os problemas, mas, com o tempo percebi que essa vontade de comprar ia crescendo cada vez mais e eu não gastava mais por precisão, e sim pelo prazer. Gastei muito com peças e acessórios que nunca usei, já doei muitas roupas com etiquetas e até por serem modelos repetidos aos que já tinha, da mesma cor, tamanho, modelo. Eu nem lembrava mais das minhas peças”, conta.
Segundo Érika, a diferença entre quem consome saudavelmente e quem têm a compulsão por gastar é a inquietude em não poder consumir. Consequentemente, esta pessoa demonstra desníveis de humor, apresenta estresse e agressividade em algumas situações. “O tratamento para estes casos de compulsão se aplica por meio de terapia em grupo, onde cada um expõe suas dificuldades e medos, e o psicólogo mostra que as compras não podem dominar as pessoas e têm que ser algo saudável e consciente”, explica ela.
Dicas para se controlar
- Verifique se está exagerando nas compras e admita que precisa melhorar;
- Perceba de onde vem essa compulsão toda e o que originou tal problema;
- Reflita o prejuízo de tantas compras desnecessárias e tenha como objetivo gastar apenas com o que realmente é necessário;
- Mude gradualmente seus hábitos, se for preciso, não vá com tanta frequência em locais onde sentirá vontade de consumir;
- Faça uma lista com o que precisa comprar no mês e reveja durante três vezes alternando os dias, a fim de avaliar se realmente o gasto é necessário;
- Estimule metas e dias para fazer as coisas;
- Ao entrar em uma loja não desvie o foco, peça apenas pelo o que foi procurar;
- Ao término de cada quinzena avalie seu comportamento.

Lições de Davi: "Conselhos"

38
Share
36
 
1
 
1
Orkut
0
 

Medite nos Bons Conselhos, que são os únicos capazes de abrir a sua mente e trazer grandes resultados

Por Jaqueline Corrêa
jaqueline.correa@arcauniversal.com

Davi foi um homem comum, que tinha consigo o poder da fé e da fidelidade a Deus. Viveu muitas guerras externas e, sobretudo, internas, porém, venceu todas, porque soube ouvir a voz do seu Criador.
Naa série “Lições de Davi”, você vai entender o que pode fazer para se tornar uma pessoa de caráter irrepreensível e qual o caminho para receber a paz e realizar os sonhos tão desejados.



De quem devemos ouvir conselhos?
Não siga conselhos de pessoas que dão maus exemplos ou gostam de zombar dos outros ou de suas escolhas. Mais do que isso, fique longe delas e não se associe a elas. Se você deseja ser feliz, tenha prazer nos Bons Conselhos e medite neles, que são os únicos que podem abrir a sua mente e trazer grandes resultados.
O que podemos esperar, então, desses Bons Conselhos?
Tudo acontece no tempo certo, assim como ocorre com a árvore, que no momento exato dá o seu fruto. A grande vantagem de ouvi-Los é que tudo o que você fizer será um sucesso!
Mas, há pessoas que não os seguem e ainda assim conseguem ter vantagem em muitas coisas...
Engano seu. Essas pessoas parecem ser fortes e aparentam ser bem-sucedidas em tudo o que fazem, porém, no fundo, elas são como a palha, que ao mais leve vento é levada por ele. Com o tempo, essas pessoas não conseguirão mais se sobressair sobre os que agem corretamente, mesmo que pareça demorado.
E o que me garante isso?
Todos os nossos passos e pensamentos são conhecidos, e não adianta tentar escondê-los. E da mesma forma como os que agem corretamente são observados, os que praticam a injustiça também. Mas o fim do caminho deles não será bom.

Baseado no capítulo 1 do livro de Salmos

Doce Nome - Vencedores Por Cristo

Doutor Jesus!

Fui ao Hospital de Jesus fazer um check-up de rotina e constatei que estava doente.
Quando Jesus mediu minha pressão verificou que estava baixa de ternura. Ao tirar a temperatura, o termômetro registrou 40 graus de egoísmo.
Fiz um eletrocardiograma, os batimentos cardíacos estavam irregulares, pois não estava chegando amor ao coração..
Passei pela ortopedia, pois estava com dificuldade de andar lado a lado com meu irmão e não conseguia abraçá-lo por ter fraturado o braço ao tropeçar na minha vaidade. .
Constatou-se miopia, pois não conseguia enxergar além das aparências. Queixei-me de não poder ouvi-lo e diagnosticou bloqueio em decorrência das palavras vazias do dia-a-dia..
Obrigado Senhor, por não ter me cobrado a consulta, pela sua grande misericórdia. Prometo, ao sair daqui, somente usar remédios naturais que me indicou e que estão no receituário de seu Evangelho. Vou tomar diariamente uma injeção de amor de hora em hora, um comprimido de paciência com um copo transbordando de humildade..
Obrigado Dr. Jesus!.
(Autoria desconhecida) Extraído do Blog: http://jovembento.blogspot.com.br/
Creditos a Natalí  

O sim de Deus

Jesus é o Amém. Apocalipse 3.14
Não é o Sim para os caprichos da vontade de Seus seguidores.
Estes jamais podem se esquecer da sua condição de servos.
Enquanto estiverem vestidos de carne serão servos da mesma forma que Jesus foi Servo nos dias de Sua carne. Hebreus 5.8
Basicamente, o cristão é servo. Servo do Senhor Jesus Cristo.
Por conta disso, sua vontade tem de estar sujeita ao Senhor e jamais pode prevalecer sobre a do seu Senhor.
A vida com abundância não lhe dá o direito de ser senhor.
Há Um e apenas Um só Senhor.
Portanto, quem é servo tem de sujeitar sua vontade à vontade de seu Senhor.
Não foi assim que Jesus agiu em relação ao Pai?
"Ele, Jesus, nos dias de Sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a Quem O podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu." Hebreus 5.7,8
Por maior e melhor que seja a condição de servo neste mundo, ainda assim, ele jamais será senhor.
Na prática, o que isso significa?
Significa dizer que, apesar da condição de príncipe, filho e servo, mesmo assim, se quiser continuar servo, tem de sujeitar suas vontades às do Senhor Jesus Cristo.
A oração: Oh Deus, em o Nome de Jesus, faça isto ou aquilo…, além de não agradar ao Senhor, não funciona.
Mas a oração: Oh Deus, em o Nome de Jesus, Te suplico isto ou aquilo. Porém, que seja feito de acordo com a Tua vontade.
Esse tipo de oração sempre alcançará o Trono e haverá o sim do Amém.
Pode até parecer demorada a resposta, mas, cedo ou tarde, ela virá no tempo determinado por Ele.
Publicado por: Bispo Edir Macedo