Seu olho… Você sabe como seus olhos vêem? Preste bastante atenção a sua visão!



O Olho e a Luz – o olho humano forma as imagens através de um fenómeno denominado refracção*, que ocorre quando o feixe de luz, vindo do ambiente externo, atravessa todo o globo ocular para formar a visão na retina, situada no fundo do olho. A incidência da luz na retina é que permite a formação das imagens. Então, cientificamente, não importa a proporção da luz, que nossos olhos se adaptam e conseguem formar as imagens das coisas a nossa volta. Claro que nem sempre são nítidas, depende de cada olho, entretanto, conseguimos ver.
Os olhos são como uma luz (Jesus a Luz do Mundo – João 4…) para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!
(Mateus 6:22)
Com certeza, pelo menos 01 vez na nossa vida cristã, já ouvimos esta palavra. Pois é, uma coisa é ouvir, outra, completamente diferente, é dar ouvidos! Há quem diga que eu gosto de bater sempre na mesma tecla… Talvez… Mas eu posso afirmar, que se estou a falar novamente sobre este tema, é porque, antes, Deus me levou a isso! E mais, se Deus me impulsiona a falar, é porque quer revelar coisas novas, tão nova quanto a sua Palavra a cada manhã…
Se os olhos são como uma luz para o corpo, se imagine em um terreno estranho e extremamente escuro… Depois de algum tempo, você consegue ver a luz da lua clareando o caminho, é natural sentir mais segurança, porque voltamos a ter direcção. Assim como um pequeno feixe de luz é capaz de nos mostrar o caminho e impedir que sejamos ferido ou mesmo, fiquemos perdidos. Nossos olhos reflectem exteriormente o que temos no interior. Quando nossos olhos estão focados no que é bom, conseguimos enxergar as situações positivamente, mesmo que o caminho mostre o contrário, porque somos luz, detectamos os “buracos” e fazemos “pequenos desvios” para garantir a segurança do corpo.
Da mesma forma que a refracção ocular nos permite formar as imagens na retina, os erros de refracção, faz com que nossa visão se torne turva, sem nitidez e naturalmente teremos problemas no percurso. Uma pessoa diagnosticada com erros de refracção tem a visão das imagens distorcidas, ofuscadas, pode ter dores de cabeça e dificuldade de enxergar em ambiente com muita incidência de luz. Erros de refracção ocular, quando não tratados correctamente, podem levar a perda total da visão.
Então, quando o Senhor Jesus nos deixou este precioso ensinamento, comparando os nossos olhos físicos com os espirituais, estava dando um alerta para a seriedade de perder a Luz da vida! Quando a pessoa deixa de alimentar a sua comunhão constante com Deus, sem perceber, sua vida vai ficando às escuras. Aí, não tem jeito, para esta pessoa, tudo é mal, porque dentro dela só há trevas, ela se habituou a viver na escuridão, naturalmente, não confia nas pessoas, está sempre em alerta para o mal, vive “com o pé atrás”.
Não adianta, quando os olhos estão mal, a pessoa nunca consegue ver o lado bom das pessoas, das situações, não é capaz de entender o mal que está causando a si própria e aos demais. É uma pessoa que está sempre julgando os outros, criticando, buscando defeitos, se achando cheia de razão e injustiçada. Ataca antes mesmo de ter a certeza que está sendo atacada!
Mas sabe, depois de toda esta aula de optometria, o que mais me chama atenção e eu penso que foi neste ponto que esta palavra se renovou para mim, foi quando o Senhor disse: “Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!” Observe que a luz pode virar escuridão!!! O pior cego é aquele que não quer ver!!! Conhece a Luz (Jesus), recebe a Luz, vive conforme a Luz e, a partir de um certo tempo, no caminho da vida, deixa a escuridão dominar o seu ser!!! Isso é gravíssimo!!!
Jesus não estava falando com cegos, com pessoas que nunca foram iluminadas. Ele estava se referindo àqueles que tiveram uma experiência com a Luz, que vivem na Luz, mas se não vigiarem, podem cair em densas trevas, e quando entram nas trevas, será uma terrível escuridão! Tudo o que a pessoa faz, mesmo que sua intenção “pareça” boa, dá errado, causa problemas, sofre consequências sérias. Prejudica a si próprio e aos demais. Acontece que não é justo os outros pagarem pela sua cegueira espiritual, mas isso se resolve, pior será Jesus voltar para levar Sua Igreja e você ficar de fora!!!
Vigie… Antes que a porta se feche e você sofra uma grande decepção!
Continua…