“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.” (Gn 2:24-25)



Você moraria numa cobertura duplex de alto padrão, com 05 suítes, 04 salas, ampla cozinha, área de serviço enorme, piscina privativa em um prédio sem alicerces?
A verdade é que, existem várias construções com péssimos alicerces e estes prédios acabam caindo por não suportarem o peso da estrutura. Imagina se não houver base? O que você acha que vai acontecer?
O casamento também é feito de etapas, temos que subir degrau por degrau, não adianta nada conhecer o caminho e tentar procurar atalhos ou pular estes degraus. Quando uma das fases é ignorada, todo o resto dá errado!
Sacrifício – Primeiro o homem teve que sacrificar por sua metade, ou seja, é preciso renunciar a sua vida livre de solteiro para viver a vida comum do lar, com uma única companheira, para isso, é preciso ter e manter uma comunhão estreita com Deus. Só assim, Deus entrega a ajudadora ao homem.
Vitória – Depois que ele encontra a sua “costelinha”, é preciso receber a bênção daquela união, para que o relacionamento íntimo seja louvável aos olhos de Deus e ambos tenham liberdade e prazer mútuo.
Cortar laços antigos – Mas não adianta nada cumprir os passos acima se não largarem o vínculo filial com a sua antiga família. Tanto homem, quanto a mulher precisam deixar a dependência dos pais e aprenderem juntos a comunhão familiar. Se não aprenderem juntos a resolverem seus conflitos e problemas aos pés do Deus que os juntou, os conselhos humanos dos familiares irão levá-los a destruição.
É simples, bastar ser racional… A quem você pediu a sua metade? Foi a Deus? Ele te deu? Então, por que na hora que vierem os dias maus, correm para os braços dos pais humanos??? Quanta ingratidão!!!
Adaptação – Todos os casais passam pelo período de adaptação, e eu já publiquei outros posts falando sobre isso, mas é sempre bom relembrar. A verdade é que, diariamente temos que ir nos adaptando as novas fases da vida. No início, os problemas vem porque somos estranhos um para o outro, e acostumados com outros hábitos e costumes da nossa antiga família. Depois, vem os problemas de interacção, um tem que desejar compreender ao outro e em Deus, resolver as diferenças. A seguir, as dificuldades financeiras, pois é preciso estruturar a nova família: casa, móveis, saúde, carro, trabalho, contas, filhos…
Estas adaptações constantes nos faz estar sempre aos pés do Senhor, dependente d’Ele, descobrimos que não somos nada, não sabemos nada, mas que estamos dispostos a nos encaixar, a entender o outro e ajudar, e vice-versa. Estas fases evitam o casamento cair na rotina, Deus vai abrindo os nossos olhos, amadurecendo, compreendendo cada acção e reacção, estamos sempre nos descobrindo, unindo e surpreendendo a cada dia!
Por isso que no verso 24, está escrito que estavam nus e não se envergonhavam…
Vamos falar sobre isso no próximo post, não perca!