Quem é a pessoa justa? E o que Deus tem preparado para ela?
Por Jaqueline Corrêa
jaqueline.correa@arcauniversal.com
No capítulo 10 de Provérbios, Salomão lista uma série de características que diferenciam o justo do perverso, aquele que crê em Deus daquele que O despreza. O rei fala que a pessoa sábia também é justa, respeita os pais, teme a Deus e comporta-se adequadamente, de modo que não agrida a ninguém com suas palavras. Mas, ao contrário, fala coisas que edificam e exortam.
Nas máximas de hoje, você vai encontrar uma lista de qualidades inerentes ao cristão verdadeiro. Aquele que, mesmo sendo falho e pecador, insiste em levar uma vida que, de fato, agrada a Deus.
“Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17)
Quem são os justos?
1 – O justo é o filho sábio que procura alegrar os pais (Provérbios 10:1);
2 – É o trabalhador que faz o seu trabalho com zelo; além disso, é ativo e competente. Certamente, este enriquecerá (Provérbios 10:4);
3 – É a pessoa ajuizada, que não perde oportunidades e age sempre no tempo certo (Provérbios 10:5);
4 – É aquele que aceita os mandamentos de Deus e os pratica (Provérbios 10:8);
5 – É a pessoa que fala o que edifica e abençoa. É aquele cujas palavras são como joias, porque nelas há exortação. A boca do justo é uma verdadeira fonte de vida. Nela, encontra-se a razão e a sabedoria abundante. O justo guia as pessoas com suas palavras, porque modera os lábios e sabe as coisas que agradam (Provérbios 10:11, 13, 19, 20, 21, 31 e 32);
6 – O justo é aquele que tem amor e é misericordioso (Provérbios 10:12);
7 – O justo é aquele que entesoura sabedoria, porque sabe que o seu Bem maior vem de Deus (Provérbios 10:14).
1 – O justo é livre da morte (Provérbios 10:2);
2 – O justo jamais passa fome, porque Deus não permite (Provérbios 10:3);
3 – Sobre a cabeça do justo há derramamento de bênçãos (Provérbios 10:6);
4 – A memória do justo será abençoada. Sempre as pessoas terão boas lembranças dele (Provérbios 10:7);
5 – A pessoa justa e sincera andará segura (Provérbios 10:9);
6 – O trabalho do justo leva à vida, porque ele guarda a Instrução (Provérbios 10:16-17);
7 – A pessoa justa tem os seus desejos concedidos (Provérbios 10:24);
8 – O justo sempre prevalece, não importando as tempestades e a quantidade ou intensidade dos problemas (Provérbios 10:25);
9 – O justo teme a Deus, por isso, Ele aumenta os seus dias de vida, e sua esperança traz alegria (Provérbios 10:27-28)
10 – O justo tem os caminhos de Deus como fortaleza para a sua vida, é por isso que ele nunca se abala (Provérbios 10:29-30).
Aguarde a segunda parte deste mesmo capítulo






O livro de Provérbios é voltado para exortações em todos os sentidos. Através de Salomão, Deus falou e fala até hoje sobre como devemos proceder em todos os momentos. E, como um grande Pai, Deus aconselha os filhos a não sofrerem com atitudes que podem ser evitadas.
8 – Não vá aonde os maus vão, não esteja onde eles estão; não faça o que eles fazem. Evite-os; não se aproxime e desvie-se deles. Porque não conseguem dormir enquanto não fizerem algo para prejudicar alguém. Para essas pessoas, a maldade e a violência são como pão e vinho. No entanto, a luz daqueles que andam conforme a razão brilha cada vez mais. Já os que praticam o que não é certo andam na escuridão; quando caem, nem sabem no que foi que tropeçaram (Provérbios 4:14-19);





Independente do que alguém possa crer ou não, uma coisa é certa: o que se planta se colhe. É impossível colher uvas quando se planta bananas, assim também, não se pode colher amor, carinho e respeito, quando se planta amargura, falta de perdão e egoísmo. A mesma coisa acontece com nossas palavras. O que sai de nossa boca tem um poder incalculável. Uma palavra simples de carinho pode transformar a vida de alguém. Por outro lado, uma palavra áspera de rancor pode destruir uma vida.
Quem nunca vivenciou uma situação de ansiedade? Seja na véspera de uma prova, de um passeio, de um encontro, estando prestes a receber o resultado de um exame, enfim, todo ser humano já teve alguma experiência do tipo, ou ainda terá.
Não existe nada mais difícil do que conviver com uma pessoa que se diz cristã, mas que está sob a escravidão da avareza. O avarento não consegue ter comunhão com o corpo de Cristo devido ao seu egoísmo e à sua idolatria às coisas a que é apegado. Ele próprio se exclui do ambiente de comunhão. 

