SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sábado, 13 de agosto de 2011

Não seja insensato

Se você responder a uma pessoa insensata, no mesmo nível, será insensato também (Provérbios 26:4);

Não honre a quem não merece, pois quem faz isso está fazendo o mesmo de quem lança pedra preciosa em um monte de ruína (Provérbios 26:8);

Se você é uma pessoa que sempre volta a praticar o mesmo erro, saiba que é comparado ao cachorro quando volta a lamber o próprio vômito (Provérbios 26:11);

Não se considere uma pessoa que já sabe tudo e não precisa de correção ou repreensão, porque , por incrível que pareça, há mais expectativa no desajuizado do que nesse tipo de gente (Provérbios 26:12);

Algumas características do preguiçoso: coloca dificuldade em tudo, desiste antes de tentar, tem sempre uma desculpa para não enfrentar os problemas, só pensa em dormir e nem se importa em viver deitado e, o pior de tudo, é que ainda acha que está certo (Provérbios 26:13-16);

Não se envolva em algo que não tem nada a ver com você. Em outras palavras, procure não se meter onde não é chamado, porque isso é o mesmo que agarrar um cachorro pelas orelhas (Provérbios 26:17);

Procure se afastar de fofocas e de pessoas que vivem reclamando das coisas, nem seja com elas. Pessoas assim vivem se desentendendo com os outros (Provérbios 26:20);

Procure ter o Espírito de Deus para ter discernimento das coisas. Porque há pessoas que elogiam as outras, mas sentem ódio no coração; elas falam meigamente palavras agradáveis, mas, na verdade, sentem raiva no coração. Apesar de parecerem doces, não confie nessas pessoas, até porque, mesmo que elas tentem enganar, escondendo a sua raiva, a intenção maldosa delas vai acabar sendo descoberta (Provérbios 26:23-26;28).

Não tente armar ciladas contra alguém, para que o mal não recaia sobre você mesmo (Provérbios 26:27).

Baseado no capítulo 26 do livro de Provérbios

Por Jaqueline Corrêa
Arca Universal

3 Segredos de um pai exemplar

Existem várias responsabilidade que todo o Pai deve ter com o seu filho.
Porém falaremos sobre 3 que eu aprendi com o Bispo Macedo e creio serem fundamentais para que você seja um bom pai.
A primeira responsabilidade como pai é ser um exemplo:A figura do pai representa autoridade, antes de se preocupar em alimentar, vestir, tem que haver a consciência que tem que ser um exemplo. Desde muito pequenos, os filhos devem ver no seu pai um exemplo a seguir, tanto de honestidade e carácter. Tanto de presença e respeito. Muitos pais são honestos e têm carácter, mas não são presentes e nem têm respeito.
Segundo Cristo, para que possa colher respeito, você tem que semear respeito. Para que você venha colher amor, você tem que semear amor. Para que você possa colher perdão, você tem que semear perdão.
A segunda responsabilidade do pai é proteger:Proteger não significa que deve fechá-los no seu mundo, no seu universo, não deixá-los enfrentar a vida e passar por seus momentos difíceis que todos devem enfrentar. O papel do pai é proteger e ensinar os seu filhos a combater o bom combate, a preparem-se para a vida.
Proteger sim mas não tentar livrá-lo das lutas ou dos sacrifícios que eles terão que fazer. Mas sim conscientilizá-los dos verdadeiros valores que o ser humano deve manter: honestidade, sacrifício, e a verdade.
A terceira característica de um pai é ser amigo:
Os filhos não precisam apenas de sermões, eles devem encontrar na figura do pai um companheiro, um confidente. Se não for o melhor amigo do seu filho, ele encontrará na rua alguém que o levará para o mau caminho.
Além de ser um exemplo, um protector, você tem que ser o primeiro amigo. Você pode não ter tido um bom pai, o que não lhe impede de ser um bom pai.
Se você cria uma parede entre você e o seu filho isso fará com que não encontre em si um amigo, não se sentirá a vontade com você e irá ocultar pequenas coisas que amanhã serão grandes. Muitos problemas que poderiam ser evitados não serão por não ter encontrado no pai, um amigo.

Este texto foi extraído da mensagem dirigida aos Pais do Cenáculo
do Espirito Santo em Lisboa no dia 19 de Março, dia do Pai em Portugal
Publicado por Bispo Júlio Freitas

Eu te odeio! Quer se casar comigo?




Ninguém se casa por ódio. Todo mundo se casa por amor. Pelo menos é o que eles dizem. Eu nunca ouvi falar de alguém que odiava tanto uma pessoa que queria se casar com ele ou ela. Então, se cem por cento dos casamentos são feitos por amor, por quê mais de cinquenta por cento deles acabam em divórcio?
Pode haver muitas razões, mas uma coisa sempre será verdade: O amor emocional não consegue sobreviver o casamento; só o amor inteligente pode. 

O amor emocional é limitado a sentimentos, sensações, e experiências agradáveis. “Ele me faz sentir tão especial... Tenho certeza que vai ser um bom marido.” “Ela é tão bonita... Esse é o tipo de mulher que eu sempre quis ter.”

O amor inteligente olha para além dos sentimentos. Ele usa a razão, não a emoção, para escolher um parceiro para a vida. E quando os problemas no casamento vêm, o amor inteligente os resolve usando — você adivinhou — a inteligência.

Só o amor inteligente sabe dizer: “Ele me faz sentir tão especial, mas eu não posso confiar nele, porque às vezes ele mente. Não vai dar certo. Vou romper esse relacionamento.” “Ela é linda, mas muitas vezes ela coloca os pais antes de mim. Ela é problema. Não posso me casar com alguém assim.”

Só o amor inteligente consegue olhar para um problema de casamento com cabeça fria, resistir as reações emocionais, e fazer o que é preciso para resolvê-lo.

O amor inteligente produz sentimentos verdadeiros e saudáveis, mas nunca está sujeito a eles. O amor emocional depende de sentimentos e pensa que eles são o próprio amor.

Quero ser feliz no amor? 


Use sua cabeça, não seu coração.

Leia esse artigo em inglês...
 
Publicado por Bispo Renato Cardoso