SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hora de mobiliar a casa


Preencha a sua casa com aquilo que é NECESSÁRIO.


Você construiria uma casa começando com a decoração interna para depois levantar as paredes? Organizaria os móveis antes de ter a fundação e a estrutura da casa prontas? Não. Seria tolice fazer isso.

Os móveis são os últimos itens que você adiciona a uma casa, mesmo que você já tenha uma idéia de como eles serão antes da casa estar pronta.


Infelizmente, essa tolice que mencionamos acima é exatamente o que alguns jovens fazem. Em vez de passar a sua adolescência investindo, cavando fundo para construir uma fundação sólida, como aprendemos nos últimos 2 posts, eles querem mobiliar a casa primeiro.


Os móveis, nesse caso, representam a sua vida sentimental. Sua vida sentimental não pode ser apenas um pertence "barato". Tem que combinar com a sua casa. Tem que se encaixar perfeitamente.


Muitos jovens não querem respeitar essa lei da vida, e se apressam com a vida sentimental. Eles "precisam" de uma namorada ou namorado, pois querem sentir a adrenalina de "estar apaixonado/a". Esquecem-se da carreira, dos estudos, da fé, e mergulham de cabeça em qualquer experiência que, no final, acaba custando muito mais caro. Já vi tantas jovens abandonarem seus estudos e seus sonhos porque ficaram grávidas. Outros, ambos rapazes e meninas, acabam contraindo uma doença sexualmente transmissível.

Ficar se preocupando em ter um relacionamento agora é o mesmo que investir em comprar os móveis antes de construir a casa. Não faz o menor sentido!


Basta parar pra pensar. Se você começar um relacionamento agora, você vai se casar com essa pessoa em 1 ano? Provavelmente não. Você ainda tem outras coisas para fazer que são mais importantes, como o seu relacionamento com Deus (Fundação) e a sua carreira (Estrutura). Um relacionamento (que se tornará não-cristão logo logo) só vai se arrastar pelos anos, te trazendo decepções enquanto aqueles que seguem a ordem natural das coisas passam a sua frente.



Pr Luke Castro
Coordenador Nacional do YPG nos EUA

Estrutura





Construa uma estrutura sólida, que seja resistente e à prova de tempestade.


Existe uma fábula sobre um jovem que foi a Sócrates, o grande sábio, e falou:

"Eu quero saber tudo o que você sabe."
"Se este é seu desejo", disse Sócrates, "segue-me até o rio."
Cheio de curiosidade, o jovem seguiu Sócrates até o rio mais perto.
Ao sentarem à beira do rio, Sócrates disse: "Olhe o rio e me diga o que você vê."
"Eu não vejo nada", disse o jovem. "Olhe mais perto", respondeu Sócrates.
Conforme o jovem se debruçou para chegar mais perto da água, Sócrates o pegou pela cabeça e a afundou na água.
Os braços do jovem se moviam descontroladamente numa tentativa de se salvar de um afogamento, mas Sócrates o mantinha submerso.
Quando o jovem já estava a ponto de se afogar, Sócrates o puxou da água e o colocou à beira do rio.
Tossindo, o jovem suspirou, "Você está louco, homem? O que você quer fazer, me matar? "
"Quando eu estava forçando a sua cabeça dentro da água, o que você mais queria naquele momento?", perguntou Sócrates.
"Eu queria respirar. Eu queria ar! ", respondeu ele.
"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.
"Quando o seu desejo de aprender for tão intenso quanto o seu desejo de respirar ainda há pouco, então pode me procurar novamente."

A moral da história é clara. Nada na vida vem com facilidade. Você tem que pagar o preço! Todo mundo tem que pagar. Escreva isso. Memorize. Sublinhe essa frase. Não há entrada grátis! Quanta ingenuidade do jovem pensar que ele poderia ganhar uma vida inteira de conhecimento sem o menor esforço. 
Mas quando pensamos que nós podemos ter um bom emprego e um futuro promissor sem pagar o preço para desenvolver uma mente forte, não estamos sendo tão ingênuos quanto esse jovem? 
Na verdade, pagar o preço para obter uma boa educação pode, facilmente, ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer na sua vida. A maneira como você usa essa massa cinzenta que você tem entre as suas orelhas é mais importante do que qualquer outra coisa que você virá a fazer. Se você não se vê ganhando um salário de miséria, vivendo na casa dos seus pais aos 30 anos de idade, é melhor você começar a pagar o preço agora. 
Por isso, começe a investir na sua formação. Formação não é apenas ir à escola todos os dias e fazer todos os seus deveres de casa. É mais do que isso. É desenvolver suas habilidades, adquirir conhecimentos e saber lidar com qualquer situação que surge no seu caminho. 
Aprender uma língua estrangeira, a tocar um instrumento, ler, ouvir o noticiário e ter conversas inteligentes com amigos e adultos são algumas das coisas que você pode adicionar ao seu projeto de vida, a fim de construir uma estrutura mais estável e resistente. 
Você já se perguntou alguma vez como Deus planejou que as coisas fossem? Nós nascemos, aprendemos a andar, e depois a falar. Isso é a infância. Depois disso, vem a adolescência. É quando nós devemos avançar nossos conhecimentos e adquirir habilidades que nos ajudarão a ter uma vida adulta digna. Essa sequência faz bastante sentido, não?! 
Com certeza! Mas muitos jovens não percebem isso. Eles se distraem facilmente. Eles querem namorar, aproveitar a vida ao máximo e só pensar no aqui e agora. Eles colocam a carroça na frente dos bois! 
Seja inteligente. Não se deixe enganar. Basta analisar a sua vida, o que vai acontecer com a sua estrutura se uma tempestade vier?
  
Pr Luke Castro
Coordenador Nacional do YPG nos EUA

Está se sentindo inútil???

Por Jana Gomes em 16. Set, 2010.

Mais uma que recebi e vou compartilhar…

Da próxima vez que você pensar que Deus não pode usá-la (o), lembre-se que…

* ABRAÃO era velho demais
* ISAQUE era um sonhador.
* JACÓ era um mentiroso.
* MOISÉS tinha um problema de gagueira.
* GIDEÃO estava com medo.
* SANSÃO tinha cabelo comprido, e era um mulherengo!
* RAABE era uma prostituta!
* JEREMIAS e TIMÓTEO eram jovens demais.
* DAVI teve um romance que o tornou assassino.
* ISAÍAS pregou pelado.
* JONAS fugiu de Deus.
* NOEMI era uma viúva.
* JÓ faliu.
* JOÃO BATISTA comia gafanhotos
* PEDRO negou Cristo.
* Os DISCIPULOS caíam no sono enquanto oravam.
* MARTA se preocupava com tudo.
* MARIA MADALENA foi… bem… você sabe …
* A MULHER SAMARITANA tinha se divorciado … mais de uma vez!
* ZAQUEU era pequeno demais.
* PAULO (Quando Saulo) era religioso demais.
* TIMÓTEO tinha uma úlcera .
* E LÁZARO ESTAVA MORTO !
… agora não tem mais desculpas.
Deus está esperando uma atitude sua para usar todo o seu potencial, você é importante para Ele, levante-se, não olhe para as suas condições, esqueça o passado porque a sua vitória está na sua frente!
Na guerra…

Por que as crianças negociam melhor?

Honestidade, foco e persistência são praticados por elas quando querem algo, mas os adultos tendem a se afastar dessas práticas com o tempo, dificultando as relações
Da Redação
As crianças costumam conseguir o que querem. Não estamos falando em birras ou pirraças, mas elas têm mesmo uma maneira espontânea de argumentar em uma negociação, mesmo que não percebam isso.
Os adultos têm uma capacidade natural de complicar as coisas, de encher de complexidade algo que pede providências simples e eficazes. Observando as crianças, José Roberto Ribeiro do Valle, sócio-diretor da Scotwork do Brasil, empresa especializada em técnicas de negociação, comparou os comportamentos delas nas negociações do dia a dia e nos mostra muito do que devemos aprender para usarmos em nosso cotidiano, em nossos relacionamentos profissionais ou pessoais.
Perguntas
Crianças perguntam bastante. Já chegamos? Aonde vamos? O que é aquilo? Serve para quê? “Não estou dizendo que você deve agir assim em um processo de negociação, por exemplo”, diz Ribeiro do Valle, “mas várias vezes, com receio de tornarmo-nos repetitivos, evitamos insistir em perguntas”.
Tememos passar para a outra pessoa uma imagem de despreparo. Já as crianças fazem questão de perguntar e não deixam a curiosidade passar, e por isso mesmo aprendem bastante. Não tenha medo de perguntar. Se não quer soar repetitivo, prepare antes algumas questões para as pessoas envolvidas naquele assunto que lhe interessa. Desta forma, ao invés de sugerir despreparo, mostrará ao outro que tem interesse.
Saber o que quer
“Pense bem: se uma criança quer um sorvete, o que ela vai pedir? Se uma criança deseja ir ao parque, o que nós ouviremos? Isso parece simples demais, mas é incomum esse tipo de conduta por parte de adultos quando negociam”. Ribeiro mostra que o adulto tem a mania de esconder, de omitir do outro o que realmente quer, talvez por medo da rejeição. Com isso, cai na armadilha de pensar que o outro lado pode adivinhar o que ele quer. Se não pergunta o que realmente quer saber, dificilmente consegue o que deseja. Ser realista, corajoso e honesto é mais eficaz. Camuflar o que se quer, como se planejasse um golpe, pode gerar desconfiança do outro lado.
O “não”
Ribeiro sugere: “Se você tem crianças muito pequenas em casa, tente por uma semana contar quantas vezes você fala ‘não’ e guarde o número de vezes em que a criança desiste.” Claro que às vezes a resposta negativa é necessária, como quando a criança quer brincar com um objeto perigoso ou comer alguma guloseima antes do jantar. Mas a tendência delas é ver esse “não” apenas como o início da negociação, enquanto um adulto já o vê como o final.
Persistência
Insistentes nos questionamentos, as crianças não se satisfazem se uma resposta a algo não esclarece como desejam. Quem nunca passou pela chuva de “por que”, um após outro, até que o pequeno inquisidor esteja satisfeito? E mesmo quando a resposta é negativa, lá vem um “por que não?”. E ai de quem disser que é “porque não, e pronto”. Se uma criança pergunta, é porque está realmente atenta à espera de uma resposta. “Assegure-se de que suas perguntas sejam respondidas e pense em reformular aquilo que você está propondo, assim você otimiza o resultado daquilo que está oferecendo”, ensina.
Sanções
Crianças entendem sanções e autoridade, mas às vezes manipulam os pais. Quando o castigo mencionado pelos pais se a criança não cumprir determinada obrigação é um blefe, a criança sente que ele não será colocado em prática e isso faz com que os adultos em questão percam credibilidade. “Não estou sugerindo que da próxima vez que for contrariado você se jogue no chão, grite e esperneie, nem que entre na sala girando o cinto como ameaça”, esclarece Ribeiro. “Esteja preparado para explorar sanções, mas tenha cautela, pois elas devem ser utilizadas com ponderação e avaliando as consequências – e não as apresente, a não ser que esteja pronto para aplicá-las”.

Fé e Imaginação



Quem crê, sonha, imagina e projeta seu destino. Claro, estamos tratando da crença viva no Deus Vivo. Ela arremete o fiel a grandes realizações por conta das Promessas Divinas. Deus não é homem para prometer e não cumprir. Antes, Sua Palavra reflete Seu caráter. Portanto, não pode mentir.
Crer nAquele que, a exemplo do passado, chama hoje à existência as coisas que não existem é, no mínimo, questão de inteligência.
Os incrédulos imaginam coisas vãs. Acreditam no destino traçado, nos horóscopos, na sorte, bolas de cristais e coisas desse tipo. Já o parceiro do Altíssimo profetiza o que deseja acontecer, sonha o que quer realizar e tem visão do invisível. Pensa grande porque Seu Aliado é Grande. Não há limites para o possuído pelo Espírito de Deus.
De fato, Deus deseja realizar coisas portentosas nesse mundo. Mas precisa de aliados. Pessoas com fé bem definida, determinadas e dispostas a tudo ou nada. Daí a imperiosa necessidade de se assumir com Ele uma aliança comprometida com a obediência incondicional. É claro, isso requer sacrifícios pessoais. Mas, que casamento sobrevive sem  sacrifícios diários das partes envolvidas? Com Deus não é diferente. Porém, o custo-benefício é eterno a partir do momento da parceria.
Espalhe por aí.

Publicado por: Bispo Edir Macedo