SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ser homem

90
Share
88
 
1
 
0
Orkut
1
 

A verdadeira conquista de um homem é vencer a si mesmo

(*) Por bispo Renato Cardoso
redacao@arcauniversal.com



Como homem, eu entendo as lutas que homens como eu têm que passar. A necessidade de ser forte sempre e nunca mostrar qualquer fraqueza, mesmo que ela exista. Ser um líder para nossa família, para nossa esposa e filhos, quando na verdade gostaríamos que alguém nos mostrasse o caminho. Escolher o certo em um mundo de erros. Admitir as nossas falhas, quando os nossos egos não querem ser expostos. Aprender a ser homem, quando no interior ainda somos apenas meninos. 

Ser homem não é fácil.

Mas "difícil" também é parte de ser homem. Nós não gostamos de nada fácil. Queremos desafios. Queremos provar que podemos fazê-lo, que somos maiores do que o problema que nos encara.

É por isso que vamos à lua, escalamos o Everest, navegamos o mundo, e construímos carros velozes. Somos eletrizados pelo senso de realização. E por favor, nunca nos diga que algo não pode ser feito. Nós vamos morrer tentando!

Ser homem não é fácil. Mas nós preferimos assim.

No entanto, a verdadeira conquista de um homem não é medida pelo seu poder, dinheiro ou fama. Sua maior realização é vencer a si mesmo.

Melhor é o que tarde em irar-se do que o valente, e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade. Provérbios 16.32

(*) Texto retirado do blog do bispo Renato Cardoso

Por que Não Nasci de Deus?

  • 40
    Share
  • 32
     
  • 4
     
  • 3
    Orkut
  • 1
  •  

Ninguém tem mais interesse em gerar filhos do que o Espírito Santo. Mas isso não pode ser realizado sem a manifestação sincera da vontade do ser humano.
O Criador não pode impor Sua vontade, já que deu livre-arbítrio para Sua criatura.
O problema é que a pessoa manifesta seu desejo no exterior, mas no interior nem sempre está realmente disposta.
As igrejas estão hiperlotadas de pessoas assim. Externam uma coisa diante do altar, mas no íntimo rejeitam isto. Pura hipocrisia! São verdadeiros artistas. Fazem qualquer papel. Ora são mocinhos, ora são bandidos.
Esse tipo de caráter inibe a ação do Espírito Santo. O que adianta aceitar Jesus, ler a Bíblia e orar da boca pra fora? Será que Deus não vê seu interior?
Ela até pode esconder astuciosamente suas reais intenções de tudo e todos. Menos do Espírito Santo! Diante dEle não há qualquer disfarce.
Diante dessa hipocrisia transparente, fica difícil sua regeneração por parte do Espírito de Deus.
O jeito é  rasgar o coração e expor abertamente seus pecados escondidos e abandoná-los. Só então Ele terá condições de fazê-la nascer de novo!
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Entender vs. Defender e Atacar


6

Em um relacionamento, quando algo não está do seu gosto, é mais fácil atacar o parceiro(a), reclamar, criticar, cobrar, ou fechar a cara. E quando você é atacado, é mais fácil reagir e contra-atacar. É o poder da reação. As emoções afloram, e você reage de acordo.
Mais difícil, porém muito mais eficaz, é você procurar entender o que está acontecendo, pensar numa solução apropriada, e agir conscientemente sobre ela.
Entender exige o uso da mente. Reagir exige apenas que você sinta, obedeça aos seus instintos — algo que qualquer animal pode fazer.
Entender é o primeiro passo, e muito mais importante do que defender e atacar.

Você tende mais a reagir ou a considerar? Como você pode desenvolver mais sua habilidade de entender uma situação antes de agir sobre ela? Seu comentário abaixo ajudará a si mesmo e a outros. Experimente.

Quem nunca quis levar vantagem?

publicado em 27/04/2012 às 04h50.
5
Share
4
 
0
 
0
Orkut
0
 

Infelizmente, o egoísmo cresce cada dia mais na sociedade

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal


Furar a fila, correr para pegar o melhor lugar, quem já não viveu ou viu uma situação parecida com estas? O pior é que o egoísmo está cada vez mais presente na sociedade e demonstra total inversão de valores.
“Essas são pessoas que não aprenderam a perder. Provavelmente, não foram mimadas e não aprenderam quando criança, ou vieram de uma família muito humilde, por conta disso, querem mascarar uma dificuldade vivida anteriormente. De qualquer forma, a pessoa sempre quer mais e para isso é necessário levar vantagem”, explica a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge.
Mas, essa aparente vantagem sobre o outro, pode trazer consequências emocionais. “A pessoa sempre será frustrada porque no fundo sabe quem é. Por exemplo, ela tem consciência que ganhou um cargo no emprego não pelo que é capaz, mas porque manipulou alguém ou alguma situação. Torna-se uma pessoa infeliz.”
A vida social também é abalada. “As pessoas com quem convivem não confiam mais nela, pois não dá para ser amiga de verdade de alguém que sempre busca seus próprios interesses. É uma situação de extrema desconfiança”, aponta a psicóloga.
Se uma amizade sobreviver, ela pode ser o canal para tentar alertá-la sobre seu jeito egoísta. “Um amigo pode apontar esta característica, mostrando a dificuldade do outro, mas será difícil a pessoa admitir que sempre quer levar vantagem em tudo. Na verdade, quem está ao redor não tem muito a fazer.”
Reaprendendo valores
O caminho melhor para deixar de ser egoísta e querer sempre levar vantagem sobre o outro é reaprender valores perdidos durante a vida, devido às dificuldades, educação errônea na infância. “A pessoa tem que aprender novamente os valores éticos e morais. Antigamente isso era até matéria na escola, chamada Educação Moral e Cívica. Hoje em dia, isso não é mais ensinado nas escolas e as pessoas não sabem mais ser cidadãs, não têm mais ética, não pensam mais no grupo, mas somente em si próprias, esquecem da amizade, da educação. O valor do ser humano está muito baixo”, enfatiza Débora.
Ela finaliza dizendo que a tendência é piorar. “Isso porque quem quer levar vantagem, coloca a culpa no outro, fica buscando argumentos sem fundamentos por não conseguir admitir que o problema esteja em si mesmo.”

Toma lá, dá cá…

  • 1768
    Share
  • 1520
     
  • 164
     
  • 53
    Orkut
  • 17
  •  
Por que tanto sofrimento na vida sentimental?
Falta de um verdadeiro amor e a infidelidade no relacionamento.
Isso é o que a Bíblia ensina.
Infelicidade sentimental é o resultado da falta do mais puro amor somado à infidelidade.
Promiscuidade, prostituição, adultério são comuns hoje em dia. Troca-se de marido ou mulher como de roupa suja.
Não há seriedade nos relacionamentos.
Os compromissos têm sido recheados de interesses pessoais.
Puro egoísmo.
Os valores morais deram lugar aos imorais.
Mais tarde, os egoístas se perguntam: por que não consigo ser feliz?
O SENHOR trata essa questão de forma bem incisiva.
Quem quiser voltar-se para Ele tem de provar que quer mesmo.
“… tornai-vos para Mim, e Eu Me tornarei para vós outros…” Malaquias 3.7
Quem quiser chegar até Ele tem de passar pela porta dos dízimos e ofertas.
Por quê?
Por conta de suas representatividades.
Dízimos e ofertas simbolizam fidelidade e amor, respectivamente.
Simbolizam o Senhor Jesus Cristo - Primícia de Deus ofertado para a salvação dos que creem.
Ele é a Porta do Trono de Deus.
Ninguém chega ao Pai senão por meio da fé prática no Filho.
Dízimos e ofertas são muito mais do que míseros 10% somados a uma oferta qualquer.
Ele é o Primogênito de toda a criação. Colossenses 1.15
Oferta e sacrifício a Deus. Efésios 5.2
O espírito da mensagem, no tocante ao roubo dos dízimos e ofertas, vai infinitamente além.
Trata-se da salvação.
Por isso o Senhor condiciona Seus favores a dízimos e ofertas.
É difícil entender esse recado?
Carece de interpretação?
Claro que não!
Em outras palavras, o Senhor está falando alto e bem claro:
"Toma lá, dá cá!"
Quem crê, amém. Quem não crê, paciência.
A crença é apenas para os revelados. Os demais, impostores, ficam de fora.
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Equilíbrio



Equilíbrio
“Qual das relações representa a base a partir da qual somos capazes de criar outras? A relação que mantemos connosco é a mais importante, esta é a resposta!”
Para tudo é preciso uma base. Até o objecto mais insignificante está firmado sobre uma base. A base é que sustenta a estrutura. Um construtor antes de formar uma estrutura num prédio, primeiro forma a base, que é o alicerce, para depois ter a confiança que a estrutura vai ficar firme e em pé. A relação que mantemos connosco é a base a partir da qual estamos aptos a criar outras.
Já lhe aconteceu ter um certo comportamento ou atitude e mais tarde arrepender-se? Isto é fruto de uma forma emocional ou automática. Um dos factores que fazem com que o individuo se descontrole muitas vezes, é o fato de não se ter controlo absoluto sobre os pensamentos e acções.
O equilíbrio emocional é a base para se tomarem decisões acertadas na vida, e está dependente do conhecimento que se tem dos nossos estados internos e da influência que estes têm sobre o nosso pensamento, comportamento e atitudes. Quando se está bem interiormente temos a base certa para alcançarmos outras bases, que nos levarão à plena realização dos nossos objectivos.
Mensagem extraída do Livro
“Direto no Alvo”
, de Júlio César L. Freitas

Ansiedade = dúvida camuflada


 
Ansiedade = dúvida camuflada
“A seguir [à manifestação do poder de Deus], dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” (Lucas 12.22).
Para andarmos, temos que dar passos. Mas, quando você dá passos para se casar, tornar-se um/a empresário/a, ter a saúde restaurada, para se realizar sentimentalmente… estes não podem ser dados com ansiedade. Porque, com certeza, serão passos incertos, já que são dados em cima de uma emoção perigosíssima. Afinal, a ansiedade é um estado de espírito em que a pessoa pensa fixamente em algo e nada mais do que aquilo. Toda a sua atenção está focada apenas naquela necessidade, problema ou objetivo, esquecendo absolutamente todas as outras coisas. Ou seja, é uma dúvida camuflada!
A pessoa ansiosa é uma pessoa em dúvida, mas de forma educada. Já que quem tem a certeza e está seguro/a não fica ansioso/a. Lembre-se de que quando está ansioso/a pela realização de um sonho, por alcançar um objetivo, resolver um problema ou para que algo aconteça, você ignora a voz de Deus. E quem vai falar consigo não será o Espírito Santo. Sabe porquê? Porque Ele sabe que se falar consigo e o/a inspirar, você não irá obedecer, nem praticar. Pois, o Espírito Santo só fala com aqueles que vão ouvir e obedecer. Jesus deixou bem claro que quer guiar a nossa vida e atender às nossas necessidades básicas (o alimento e o vestuário), que são do Seu conhecimento. Agora, imagine, as nossas necessidades espirituais, familiares, sentimentais… Portanto, apele para a sua inteligência!
“Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!” (Lc 12.23-24).
O que é que vale mais o alimento ou a vida? Jesus deu a vida na Cruz para que fossemos salvos, tivéssemos perdão e o Seu Espírito. Enfim, a plenitude de Deus em nós, para nos guiar, fortalecer, renovar e proteger. Mas se você fica mais preocupado/a com o alimento do que com a sua vida espiritual, então, é pobre, cego e nu. E o pior de tudo, segundo Jesus, é que você não sabe disso! O tempo está a passar e você que deveria estar a amadurecer na Igreja, está a envelhecer com malícia, orgulho, acomodação… sentimentos que o/a impedem de crescer, desenvolver e amadurecer como ser humano. Lembre-se de que a Igreja não é para resolver problemas, mas sim o lugar onde somos orientados, fortalecidos, exortados, motivados, disciplinados para superar os problemas e também para sermos a pessoa que Deus quer que sejamos. Somos bombardeados por muitas vozes, mas cabe a cada um decidir a que voz irá ouvir, se a própria, a do diabo, que sopra pensamentos negativos na mente, ou a de Deus.
“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lc 12.25-26).
Se você não pode resolver nem as coisas mais simples, como é que vai ficar preocupado/a em resolver coisas que não pode? Busque o Espírito Santo e ouça a Sua Voz, através da Palavra de Deus. Pois, quando o Espírito Santo fala levanta o caído, anima o desanimado, alegra o triste, fortalece o fraco, orienta o desorientado, liberta o oprimido… Aí você irá ficar forte para enfrentar as lutas, tentações, dificuldades, provações e vencer! Lembre-se que chorar não mata, a falta de apoio é para se apoiar em Deus e quando tudo piora é porque o nosso Deus é especialista em casos impossíveis. Ele vai entrar em ação, depois que concluímos a nossa parte!
“Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem (…) quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações” (Lc 12.27-29).
Você não tem o direito de ficar ansioso/a em absolutamente nenhuma área da sua vida, estando seguro/a de que Deus cumprirá com o prometido. A nossa obrigação não é ficar inquietos ou ansiosos, mas confiantes de que o Seu Espírito habitará em nós, nos guiará rumo a toda a Verdade e os nossos objetivos serão alcançados, porque foram dados pelo próprio Deus.
“Porque os gentios [os incrédulos] de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas” (Lc 12.30).
Então, priorize a sua comunhão com Deus, o batismo com o Espírito Santo e ser renovado/a. Para que as grandes maravilhas que Deus fez e faz, aconteça nestes dias na vida dos seus filhos, netos e daqueles que serão evangelizados por si, de forma a que estes não resistirão, porque o seu testemunho falará mais alto e mais forte do que qualquer palavra.
“Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12.31).
Temos que buscar, porque, caso contrário, não receberemos. A busca tem que ser incessante e constante.
Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!