SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 18 de julho de 2012

As características do homem de Deus



234
Share
219
 
7
 
2
Orkut
6
 

Ele precisa ser absolutamente humilde de coração, para ter ouvidos para ouvir a voz do Espírito Santo

(*) Por bispo Edir Macedo/ Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

Não há nenhum mistério para se identificar o homem de Deus, principalmente nos dias de hoje, quando a humanidade segue a passos largos e bem definidos para a sua própria destruição, mostrando a infinita diferença entre os que são das trevas e os que são da luz.
Não é difícil notar logo a diferença entre aqueles que são de Deus e os que não são, pois os frutos do homem de Deus são bem visíveis e notórios, mesmo para os que não têm conhecimento nenhum de Deus, assim como os frutos daqueles que não são de Deus também são logo identificados.
A luz e as trevas são distintas por natureza, e qualquer um é capaz de identificá-las. Assim como pelos frutos se conhece a árvore, também se conhece o homem de Deus.
A viúva de Sarepta tinha experimentado o milagre da multiplicação, tanto da farinha quanto do azeite, quando alimentou o profeta Elias. Todavia, somente pôde reconhecer nele um homem de Deus quando ele orou e o Senhor lhe respondeu, restituindo a vida do filho dela.
Foi diante deste fato que ela confessou, dizendo: “...Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1 Reis 17.24).
Quando o homem é de Deus, a sua consagração ao serviço do Senhor faz com que a Sua Palavra seja verdadeira em sua boca. Aí está a diferença entre o homem de Deus e o pregador da Palavra: da boca do homem de Deus flui espírito e vida, quando profetiza a Palavra, enquanto daquele que apenas a prega somente acontece de nascer carne.
A humildade
A humildade de espírito é o que mais caracteriza o homem de Deus: ele é, por excelência, humilde de coração. A sua humildade se exterioriza através da simplicidade, e não da pobreza.
A sua conduta simples o nivela ao seu semelhante diante de Deus, e isto o faz grande aos olhos de Deus. Não são poucos os filhos do diabo que procuram se enfronhar no meio das ovelhas, com a vestimenta própria dos filhos de Deus, isto é, a humildade exterior; todavia, no seu interior lhes é impossível ter a humildade como virtude.
O homem de Deus considera a sua sabedoria, capacidade, experiência própria e tudo o mais que a vida lhe tem proporcionado como nada, porque o seu trabalho não é para homens, mas sim para Deus.
Se o seu trabalho fosse para si mesmo, ou para homens, então valeria a pena toda a sua capacidade e experiência própria, mas como ele nasceu para servir a Deus, depende da orientação divina para fazer a Sua Obra bem feita. O rei Davi, quando apresentou seu filho Salomão como seu substituto para o reino de Israel, disse:
“...Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, é ainda moço e inexperiente, e esta obra é grande; porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus.” 1 Crônicas 29.1
A obra mais importante que Salomão estava incumbido de realizar, mais do que reinar sobre Israel, era a construção do Templo do Senhor, pois o povo, para ser forte, dependia do Templo, que era a conexão entre Deus e o Seu povo.
Aquele era o lugar de encontro do povo de Israel com seu Deus, já que a arca da aliança lá deveria estar para sempre. Daí vemos que a tarefa que Davi tinha designado a seu filho era de suprema importância.
Assim também é importante o trabalho que o homem de Deus tem de realizar, pois a ele foi dada a incumbência de construir templos de carne, para a morada do Espírito Santo.
Isto é tão importante que a sua capacidade e a sua experiência tornam-se nulas diante da sua responsabilidade. A construção dos templos não é para homens, mas para o Senhor Deus!
Por esta razão é que o homem de Deus precisa ser absolutamente humilde de coração, para ter ouvidos para ouvir a voz do Espírito Santo.
( * ) Texto retirado do livro "O Perfil do Homem de Deus", do bispo Edir Macedo