SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































segunda-feira, 16 de julho de 2012

Juiz injusto?




Tem sido dificílimo entender que o Deus de Abraão não é comparável a nada que existe ou venha a existir neste mundo.
Enquanto as pessoas não entenderem isso, a "ficha não vai cair" e, consequentemente, não haverá sede suficiente de conhecê-Lo.
Quando se fala em sacrifício, entrega da vida, renúncia total e coisas dessa natureza, elas pensam que há algo de extremo valor para se "trocar" com o Senhor Deus.
O que era mais precioso para o Senhor: a obediência de Abraão ou o seu Isaque?
Claro que era a obediência dele!
Em outras palavras, Jesus também fez tal pergunta: “…qual é maior: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?" Mateus 23.17
Claro que é o Santuário que santifica a oferta!
A glória do Altíssimo é imensurável e inimaginável.
Nem os patriarcas, profetas e sacerdotes, por mais inspirados, consagrados e íntimos dEle, encontraram palavras para descrevê-Lo.
Até a Bíblia é pobre em adjetivos com respeito à Majestade, Grandeza e Glória do Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel.
Somente os Seus feitos podem dar uma ideia de Seu Ser.
Isaías disse: “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com Ele?” Isaías 40.18
Usando os lábios do mesmo profeta, o Senhor diz:
“A quem Me comparareis para que Eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis Comigo?” Isaías 46.5
“A quem, pois, Me comparareis para que Eu lhe seja igual? — diz o Santo.” Isaías 40.25
Quer dizer: quais palavras ou objetos podem exprimir Sua Grandeza?
Tamanha é a grandeza de Deus que não há ninguém nos Céus e na Terra habilitado para revelá-Lo.
Somente ELE, por meio do Espírito Santo, para realizar isto.
Para ser premiado não é preciso sorte.
Tem de querer.
Tem de mostrar, por meio de fatos da fé, que realmente quer.
Tem de ter sede, fome, força de vontade, garra, disposição, sacrificar a vida, sacrificar tudo, inclusive o primeiro amor à família, patrimônio, sonhos pessoais, enfim, tudo MESMO na Sua busca.
É TUDO POR TUDO.
Fazendo isso, é IMPOSSÍVEL O JUSTO SENHOR NÃO DAR O RETORNO.
Vale a pena registrar o sonho do Charles que não está longe de alcançar essa diferença de vida:
Ana, boa noite! Ao ler seu testemunho, choro... Feliz por você e... triste por mim. Sonho com essa certeza: a de conhecer o Senhor Jesus (ter um encontro verdadeiro), mas acabo acordando e a única certeza de que tenho é que isso nunca acontecerá. Sabe, Ana, já não tenho mais forças para continuar, insisto e percebo que quanto mais eu tento alcançá-Lo, mais O afasto para longe de mim. Já lutei contra várias pessoas, contra várias situações, mas a pior luta está sendo contra mim mesmo. Grato pelo espaço!
A Dayane também reflete a angústia da alma por ainda não tê-Lo conhecido:
Olá, Bispo. Eu tenho 20 anos e 15 anos na IURD. Quando ouço falar sobre o GOZO do NOVO NASCIMENTO e de como é MARAVILHOSO ter o ESPÍRITO SANTO, a minha alma fica triste por ter tanto tempo na IURD e ainda não saber quem é esse DEUS GRANDE que tantos falam.
Já saí da IURD, já voltei, já sofri no mundo, mas não conheço DEUS. De que me adianta ter tanta experiência de vida e não conhecer o Senhor Deus?
Quando ajudo as pessoas, sinto-me bem útil na obra. Mas para falar dEle, sem conhecê-Lo, é muito difícil.
EU QUERO, EU PRECISO CONHECER O SENHOR JESUS… AJUDE-ME BISPO, POR FAVOR. Não posso passar mais 20 anos sem conhecê-Lo.

O arrependimento


MUNDO CRISTAO


78
Share
73
 
3
 
0
Orkut
0
 

Este ato significa a volta à prática das primeiras obras

Por bispo Edir Macedo/ foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

O arrependimento é o único caminho de volta para Deus. Às vezes a pessoa tem um sentimento de remorso, por ter cometido algo de errado, e pensa que isso é suficiente para o perdão de Deus.
Ora, foi justamente este o sentimento que acometeu Judas Iscariotes, depois da sua traição. No entanto,  não impediu que ele se suicidasse. O Senhor Jesus alerta: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." Apocalipse 2.5
Remorso não é arrependimento; é apenas um sentimento de pesar, enquanto arrependimento é um sentimento de pesar seguido de atitudes contrárias à ação errada. Basicamente, o arrependimento exige cinco passos:
Primeiro: Reconhecimento do pecado cometido.
Segundo: Ódio ao pecado.
Terceiro: Confissão do pecado ao Senhor Jesus.
Quarto: Abandono do pecado.
Quinto: Esquecimento do pecado.
Podemos observar isso na ordem que o Senhor deu ao anjo da igreja de Éfeso, quando disse: "... arrepende-te e volta à prática das primeiras obras..." (Apocalipse 2.5).
Tanto a obediência quanto a desobediência à Palavra de Deus têm as suas consequências. Cedo ou tarde, colheremos os frutos de uma ou de outra, pois esta é uma lei inflexível e imutável da própria natureza da vida.
Colhemos hoje os frutos das sementes que plantamos ontem, e colheremos amanhã os frutos das sementes que estamos plantando hoje.
Muitas pessoas levaram uma vida inteira semeando a desobediência à Palavra de Deus e, de repente, querem colher os bons frutos da boa semente que plantaram há apenas alguns dias. É claro que não é assim! É necessário esperar o tempo determinado para colher o que se plantou.
O arrependimento e a volta à prática das primeiras obras eram as únicas condições para que o anjo da igreja de Éfeso se mantivesse no seu lugar.
Essa carta deve ser um grande alerta àqueles que têm sustentado a falsa doutrina de "uma vez salvo, salvo para sempre". Aquele responsável pela igreja de Éfeso havia começado muito bem, alicerçado no primeiro amor. Mas, com o passar do tempo, abandonou este primeiro amor.
E se por acaso ele não se arrepender, o que acontecerá? Perderá a sua igreja! Quer dizer: será desligado do corpo do Senhor Jesus Cristo. E uma vez cortado da Videira Verdadeira, secará.
O Senhor Jesus lhe diz ainda: "Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio" (Apocalipse 2.6). Os nicolaítas eram pessoas que, apesar de crerem no Senhor Jesus, criam também na possibilidade doutrinária de conciliar as obras da carne com o fruto do Espírito Santo.
Tais pessoas admitiam os pecados da carne, porque alegavam que ela iria desaparecer. Isto contraria totalmente a Palavra de Deus, que diz:
"Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." Romanos 8.6-8
Alguns eruditos têm a palavra "nicolaíta" como forma grega da palavra "Balaão", relacionando assim os que sustentavam a "doutrina de Balaão", que ensinava as pessoas a comerem coisas sacrificadas aos ídolos e a praticarem todos os tipos de prostituição.
O Senhor Jesus assim termina a carta: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."Apocalipse 2.7
Algumas vezes, durante o Seu ministério terreno, Ele usou a expressão "quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mateus 11.15; 13.9,43; Marcos 4.9; Lucas 8.8; 14.35).
E no término de todas as cartas, Ele a usa novamente. É muito provável que o Seu objetivo seja dar o mesmo sentido que deu nas vezes anteriores, na conclusão de algumas parábolas, as quais focalizavam a vida eterna.
Quando o Senhor diz "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas..." (Apocalipse 2.7), significa que Ele fala. Agora, o grande problema é saber quem tem ouvidos para ouvir a Sua voz!
Normalmente temos ouvidos para ouvir as vozes exteriores, e dificilmente para ouvir a voz do Espírito, dirigida ao interior do nosso coração, por meio da Sua Palavra.
O espírito da geração que o Senhor Jesus encontrou aqui na Terra é o mesmo de hoje. A maioria das pessoas está preocupada com o sucesso pessoal, e os cristãos também estão incluídos nesta maioria.
A voz de Deus não tem encontrado eco no coração dos Seus filhos. Daí o fracasso da Igreja atual e de inúmeros cristãos. Como é que o servo pode saber a vontade do seu Senhor, se não há comunhão com Ele? Como é que o discípulo pode aprender do Mestre, se não há contato com Ele?
O Senhor Jesus mostra o prêmio para aqueles que vencerem: "... Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus." Apocalipse 2.7
Que privilégio participar dos frutos da árvore da vida, da vida eterna! Mas, para vencer, é preciso lutar. Ninguém é capaz de conquistar algo sem participar de uma disputa.
Em todas as conclusões das cartas apocalípticas, sempre encontramos uma promessa para os vencedores. É muito importante saber que o Senhor Jesus aqui está mostrando a condição para se comer do fruto da árvore da vida.
O prêmio é se alimentar da árvore da vida. Mas a condição é vencer! Vencer o quê? O Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Paulo, já havia exortado os cristãos de Éfeso com respeito às lutas que eles teriam de travar, a fim de manterem a fé cristã:
"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis." Efésios 6.10-13
Aprendemos, nestes versículos, que cada cristão participa de uma verdadeira guerra espiritual, pois, por duas vezes, o Espírito Santo nos exorta a tomarmos toda a armadura de Deus. E por que temos de tomar toda a armadura de Deus, se já Lhe pertencemos?
É verdade que os que estão em Cristo Jesus Lhe pertencem! Porém, para que esta condição permaneça, precisamos nos armar com toda a armadura de Deus, para, então, podermos resistir ao diabo.
Ora, é justamente isto a batalha contra o diabo e o pecado que temos de vencer a cada instante até a morte. Em uma ocasião, o Senhor Jesus disse: "... o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele". Mateus 11.12
A resistência que precisamos manter contra o diabo, na maioria das vezes, é subjetiva. Por exemplo, renunciar aos desejos da carne, ou da vontade própria, em benefício do Reino de Deus, é uma batalha difícil.
Muitos cristãos não conseguem vencer a si mesmos, isto é, não conseguem vencer a concupiscência dos próprios olhos e da própria carne, dividindo o senhorio do Senhor Jesus consigo mesmos.
Quer dizer que o Senhor Jesus é Senhor das suas vidas apenas quando estão na igreja. Fora dela, são senhores de si mesmos! A guerra que há entre a carne e o Espírito Santo tem sido infrutífera na vida deles.
Se continuarem assim, não vencerão, e, consequentemente, não terão o direito de se alimentarem da árvore da vida. A vida eterna é um prêmio apenas para os vencedores.
Cada um precisa lutar as suas próprias lutas e, assim, conquistar a sua salvação. Um cristão pode ajudar o outro com oração, jejuns e encorajamento com palavras de fé, mas há batalhas pessoais e intransferíveis, as quais cada um tem de lutar por si mesmo.
É como comer, beber e dormir: ninguém pode fazer pelo outro! Assim também é a guerra pela vida eterna! Cada um tem de vencer por si mesmo, para receber o prêmio da vida eterna.
É como o gerar da própria vida: milhões e milhões de espermatozóides correm para o óvulo, mas só um consegue penetrá-lo. Este é o vitorioso! É ele que vai ter direito à vida. Os demais morrem!

"Por favor, me ajude, me sinto um monstro!"



46
Share
37
 
8
 
0
Orkut
0
 

Mãe não consegue ser carinhosa com as filhas

(*) Cristiane Cardoso/Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

"Por favor, me ajude, me sinto um monstro! Tenho três filhas que amo muito. Sou uma mãe que protege, faço tudo que estiver ao meu alcance para dar o que elas me pedem, mas não consigo dar carinho. Sou muito fria, não sou aquele tipo de mãe que beija, abraça seus filhos e diz que ama. Sinto que elas sentem falta disso. O que faço para mudar?" - Amiga
Resposta:
Amiga, me deixe lhe falar uma coisa:
Eu não a conheço, porém tenho a mais absoluta certeza de que você ama suas filhas, e muito. Caso contrário, você não estaria nem aí para agradá-las, o que não é o seu caso. Portanto, se livre desses pensamentos e sentimentos malditos, que só têm lhe colocado para baixo e lhe acusado todos os dias.
O diabo é sujo; ele traz os sentimentos e depois nos acusa com eles justamente para nos paralisar diante do problema. Não acredite nesses sentimentos não amiga. Repreenda-os todas as vezes que vierem à sua mente para lhe fazer sentir esse monstro que você diz se sentir.
Mude a sua forma de pensar. A partir de hoje, se olhe da mesma forma que o Senhor Jesus lhe vê: uma mãe amável e que deseja ver a felicidade de suas filhas. Quando você passar a se ver assim, então ficará muito mais fácil de demonstrar todo esse amor que você tem por elas.
Você vai conseguir amiga, acredite!
(*) Resposta retirada do blog de Cristiane Cardoso

Ciência na Bíblia - A forma redonda da Terra


MUNDO CRISTAO


87
Share
84
 
2
 
0
Orkut
0
 

A Palavra Sagrada já evidenciava que o planeta era esférico muito antes de os navegantes o comprovarem

Da Redação / Fotos e ilustrações: Thinkstock, NASA
redacao@arcauniversal.com

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;”
Isaías 40:22

O trecho acima tem a firme pretensão de exaltar o Criador, de enaltecer Deus em sua posição soberana sobre nós. Ainda assim, contém ciência.
Se no século 15 muitos estudiosos defendiam que a Terra fosse plana, como nos parece visualmente quando estamos na superfície – e navegantes como Cristóvão Colombo (ilustração abaixo) tenham ajudado a refutar isso –, o filósofo, astrônomo e matemático grego Pitágoras (580-497 antes de Cristo) já afirmava que o planeta era esférico, e que o sol seria o centro do que até então era conhecido como universo. Embora o cientista grego estivesse bem aquém na questão do heliocentrismo (o sol como centro), já chegava à verdade, embora apenas teorizasse, quanto à forma terrestre.
Muito antes de Pitágoras, a Bíblia já evidenciava o fato, como disposto em Isaías. No livro escrito peloprofeta, a palavra original em hebraico relativa a “círculo” também significa “esfera”. A primeira palavra em português também poderia sugerir uma Terra chata, em forma de disco, sendo a segunda mais exata. Devido a outras referências científicas da Palavra Sagrada – como a gravidade e as estrelas – mostrarem a verdade, o segundo termo é mais apropriado, dado que escapava à ciência dosantigos tradutores.
A mesma palavra hebraica foi usada no Velho Testamento para se referir ao céu arredondado, a abóbada celeste:
“Grossas nuvens o encobrem,
de modo que não pode ver;
ele passeia pela abóbada do céu.”
Jó 22:14
Indiscutível
Hoje, qualquer criança sabe que o planeta é esférico, e o mesmo é visto todos os dias pelos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês – foto abaixo), além de todos os astronautas que já saíram da atmosfera.

Na Idade Média, a Bíblia não era acessível a todos. A Igreja Católica, dominante por eras, proibia sua divulgação, que só seria realizada depois por ativistas como Lutero. Caso essa tirânica proibição não tivesse sido imposta, muitos estudiosos, de posse dos textos bíblicos, poderiam ter tido sua curiosidade aguçada quanto ao formato da Terra, e algum navegante poderia ter comprovado o fato bem antes das caravelas de Colombo singrarem os mares.

A descoberta de muitos dados sobre o planeta poderia ter sido antecipada, e muito da tecnologia em geral já poderia estar anos-luz à frente do estágio atual.