SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como vai o seu coração?

Observe cuidadosamente e reflita


Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia



Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

O coração do homem é terra que ninguém pisa, e é nele que são guardados todos os seus sentimentos, sejam bons ou ruins. É a especificação do que é guardado que vai determinar a qualidade de vida de cada pessoa.

Já foi comprovado, inclusive por médicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que toda pessoa portadora de um câncer tem um histórico de amargura. Os problemas cardíacos mataram nos Estados Unidos, só no ano passado, mais de 1 milhão de pessoas, e outros trinta milhões já estão atualmente sofrendo de problemas no coração.

A arrogância e a altivez são evidências transparentes de um coração orgulhoso. Existem pessoas que se centralizam em si mesmas. Esse espírito de orgulho é totalmente desagradável a Deus. Pessoas orgulhosas se julgam superiores, e isso é um tipo de idolatria, porque é como dar honra à criatura acima do Criador.

Esse sentimento foi que derrubou Lúcifer, quando o seu coração desejou ansiosamente o lugar mais alto no Céu. Com a atitude de Lúcifer, uma grande guerra foi declarada e Deus revelou o motivo da grande queda. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.(Ezequiel 28:17)

Um outro sentimento que faz o homem enfermar, é um coração materialista. Em Lucas 12:15 há um registro bastante valioso sobre esse assunto. Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. O coração egoísta, materialista, nunca se afina com Deus.

O coração ciumento ou invejoso não agrada a Deus. Foi comparado, por Willian Wanley, às flechas dos índios, tão “envenenadas que, se espetarem a pele, é grande o perigo; mas, se fizerem jorrar o sangue, é morte certa”.
O sentimento de inveja é algo tão tenebroso que inconscientemente se transforma em vício. É um sentimento universal e atinge quase todos os homens da Terra. Seu registro é encontrado várias vezes na história da humanidade dentro e fora das Escrituras Sagradas. A inveja registrou o primeiro caso de homicídio do planeta, quando Caim matou Abel. Um outro caso típico do mesmo tipo de sentimento foi o de Arão e Miriã, possuídos pelo ciúme, ou inveja de Moisés no deserto. O rei Saul, inflamado pelos mesmos sentimentos, tentou matar Davi durante quase todo o percurso de sua vida. Os doutores da lei e os fariseus reagiram da mesma forma nos dias de Jesus aqui na Terra.

A inveja é um sentimento muito ruim que precisa ser tratado com seriedade. Normalmente, a pessoa se sente ameaçada ou rebaixada.
A infidelidade também entra para o ranking dos maus sentimentos.

Os descrentes se mostram às vezes com uma aparência exterior de respeito a Deus, por razões sociais ou econômicas. O coração deles, no entanto, é verdadeiramente incrédulo e não permite lugar para a fé em Deus. Quando uma pessoa diz ser ateu, expressa um desejo íntimo de que realmente Deus não exista. Isso acontece porque, inconscientemente, não quer abandonar seus hábitos e práticas pecaminosas e egoísticas. Hoje em dia, o desejo de escapar da responsabilidade leva muitos ao ateísmo voluntário.

Um coração que não libera perdão se encontra em profunda treva pois a base do propósito da cruz do calvário foi o perdão liberado por Jesus à humanidade. Perdoai e sereis perdoado. (Lc. 6:37)

A cena de Cristo morrendo na cruz pelos pecados da humanidade sempre será o gesto mais sublime do coração que perdoa. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Lc. 23:34)

O coração que não perdoa não tem comunhão com Deus. Está cheio de amargura, malícia e vingança. Se...não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mt. 6:15)

Ídolos no coração

Outro motivo que dificulta a resposta às nossas orações:

Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem? (Ezequiel 14:3)
ÍDOLOS NO CORAÇÃO FAZEM COM QUE DEUS SE RECUSE A OUVIR NOSSAS ORAÇÕES.

O que é um ídolo? Um ídolo é qualquer coisa que toma o lugar de Deus, tudo o que é o foco principal do nosso carinho, energia e atenção. Só Deus deveria ocupar esse lugar em nossos corações. Tudo e todos devem estar subordinados a Ele.

A esposa de um homem pode ser seu ídolo. Não que um homem não possa amar muito a sua esposa, mas ele pode colocá-la no lugar errado; ele pode colocá-la antes de Deus. Quando ele dá a ela o primeiro lugar e o segundo lugar a Deus, sua esposa é um ídolo, e Deus não pode ouvir as suas orações.

Os filhos de uma mulher podem ser seus ídolos. Não é que não podemos amar nossos filhos imensamente, quanto mais amamos a Deus, mais amamos os nossos filhos. Mas podemos colocar nossos filhos no lugar errado, podemos colocá-los antes de Deus, e os seus interesses à frente dos interesses de Deus. Quando fazemos isso nossos filhos são nossos ídolos.

A reputação de uma pessoa ou os negócios podem ser um de seus ídolos. Se a reputação ou os negócios são colocados antes de Deus, Ele não pode dar ouvidos as orações de tal pessoa.

Se queremos pedir e receber algo de Deus, devemos perguntar a nós mesmos: Deus está absolutamente em primeiro plano? Ele vem antes da esposa / marido, das crianças, da fama, do negócio, de nossas próprias vidas? Se não, Deus não se importará de responder nossos pedidos. Por que deveria? Deus deveria responder às nossas solicitações ainda que nós o empurramos para o lado e damos o melhor de nós mesmos para algo ou alguém? Se Ele o fizer, Ele não estará nos encorajando a continuar servindo os nossos ídolos?

"Eles abraçaram coisas que vão fazê-los cair em pecado."

Isso é o que os ídolos fazem com os seus adoradores – eles o fazem tropeçar e cair. Dinheiro é o seu ídolo? O dinheiro vai fazer você cair. Seu namorado é o seu ídolo? Ele vai acabar quebrando o seu coração. Seu estudo é o seu ídolo? Isso se tornará uma cilada para você.

O dinheiro, estudo, relacionamento, filhos e outros ídolos em potencial não são coisas más entre si. Mas algo bom se torna ruim quando é colocado no lugar errado.

Vamos dar a Deus o lugar que merece nos nossos corações e retirar de lá todos os nossos ídolos. Assim iremos conhecer o poder da oração respondida.

Última tragédia local

Fiquei chocada ao ouvir no domingo passado que as irmãs Maria e Marya Castilho, amigas de Lily, membro do Sisterhood in Houston, haviam morrido naquele fim de semana. Como você pode imaginar, Lily ficou desconsolada, assim como toda a sua escola. Não se fala em outra coisa além do acidente e o luto continua ... Tenho orado para a família de Maria, especialmente à sua mãe por perder tanto em um dia.

Mas eu não estou escrevendo este blog para falar sobre as mortes, mas o que ocasionou as mesmas. Não é nisso que devemos realmente nos focalizar agora? As duas lindas garotas morreram e nunca mais vão voltar. A família e os amigos ficaram para trás sem nada, mas com um dia terrível a ser lembrado pelo resto de suas vidas.

Ninguém fala sobre o lugar e as pessoas com quem elas estavam naquele dia. Todo mundo parece pensar apenas que esses detalhes são relevantes, agora é assim?

Não deveríamos ajudar os jovens a compreender que tragédias são conseqüências dos lugares e das pessoas com as quais escolhemos frequentar e estarmos juntos? Eu sou a única que consigo enxergar isso? Por que a mídia não nos faz o favor de ao invés de ficar enchendo nossas cabeças com notícias terríveis o tempo todo, não nos diz como evitá-las?

Nos night clubs, você vai encontrar um monte de bebedeira, xingamento, tabagismo, drogas, sexo, conversas e comportamentos inapropriados, e o pior de tudo; pessoas como este motorista, totalmente fora de si para entender como se dirige um carro. Milhares de pessoas morrem ano após ano por causa deste erro em julgamento... será que ninguém nunca vai fazer nada para evitar o problema? Você sinceramente acredita que uma simples lei "NÃO BEBA E DIRIJA” vai impedir esses jovens de continuar fazendo isso cada vez mais?

Quantos jovens mais estão dispostos a desperdiçar o seu futuro em uma inútil noite de “diversão”?
Pare de ir a esses lugares. Pare de pensar que só porque você é jovem, você tem o direito de ter "alguma diversão" ... Eu vou lhe dizer o que é divertido.

A diversão é eterna. Não dura apenas uma noite.

Diversão é contagiosa. Quando somos alegres, não precisamos ir a lugar algum para nos divertimos - as pessoas vêm até nós!

Diversão é agradável. Você não se sente usada, abusada ou aproveitada.

Diversão é respeitável. Você nunca se diverte as custas dos erros e das falhas dos outros.

Eu nunca fui e quis ir à night clubs, porque eu sempre tive toda a diversão que eu precisava na minha vida. Essa é uma das bênçãos que vem ao encontro daqueles que têm um relacionamento com Deus.
 

Bons Olhos

Espalhe por aí
 
Publicado por: Bispo Edir Macedo