SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sábado, 22 de agosto de 2015

Você sabe quais são as obras da carne e as suas consequências?

As ações que lhe deixam fora do Reino de Deus

É comum ouvir por aí o quanto a vida é uma guerra. E já que toda guerra é formada por batalhas, podemos dizer que a maior delas é a que se passa dentro de cada um de nós.
“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si (...)” Gálatas 5.17 
O Espírito a que o apostolo Paulo se refere é Deus em nós. Mas o que seria essa tal de “carne”? A carne aqui são as atitudes que causam a separação entre nós e Deus; uma mente focada em seus próprios impulsos e desejos e não em praticar o que a Palavra de Deus orienta. Quando a mente não está focada em fazer a vontade de Deus, obviamente ela estará suscetível a pensar em tudo o que é contrário às coisas Divinas, e todos os pensamentos que nutrimos, mais cedo ou mais tarde, irão transformar-se em ações (quer você queira ou não). E é aí, com pensamentos totalmente distantes de Deus, que as obras da carne irão manifestar-se.
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” Gálatas 5.19-21
Você já parou para refletir em cada uma dessas más obras?  Veja só:
- Prostituição: no contexto Bíblico, não é apenas o sexo em troca de dinheiro ou bens; corromper-se também seria uma forma de prostituição moral.
- Impureza: Tudo o que tira da pessoa o estado de pureza espiritual, seja pensamentos, sentimentos, atitudes, etc..
- Lascívia: é a maneira de ser de pessoas desregradas. É como se as pessoas perdessem a vergonha a respeito do pecado.
- Idolatria: Culto prestado a ídolos – sejam eles estátuas ou pessoas que passam a ser cultuadas, e não só isso, mas qualquer coisa ou pessoa que ocupa o primeiro lugar em sua vida, que deveria ser exclusivo de Deus (leia Êxodo 20.1-7).
- Feitiçaria: recorrer a práticas de rituais que contrariam a Palavra de Deus e que visam a obtenção de resultados ou favores.
- Inimizade: É ter total aversão a uma ou mais pessoas.
- Porfia: Discussão não no sentido de chegar a um objetivo, mas no de contenda, polêmicas.
- Ciúmes: é um sentimento de posse da outra pessoa, obsessão.
- Ira: A própria Bíblia fala “irai-vos e não pequeis”, porque o pecado acontece quando a raiva não é resolvida e se transforma em um desejo de vingança.
- Discórdias, dissensões e facções: observem como um vai atraindo o outro. O que começa por uma simples desarmonia ou desentendimento (discórdia) pode evoluir para uma divergência de opiniões (dissensão), até finalmente chegar a uma separação do grupo ou pessoa discordante (facção). E para isso o próprio Senhor Jesus alertou que um reino dividido contra si mesmo não subsiste (leia Marcos 3.24).
 - Inveja: sentir pesar pela felicidade do outro e querer possuir o que o outro tem (tirar dessa pessoa).
- Bebedices (vício da embriaguez) e glutonarias (comer sem nenhum controle): demonstram a falta de equilíbrio. E se a pessoa não o tem em coisas tão simples sobre si mesma, o terá em outras que afetam os demais?
 E não só as listadas acima, mas também qualquer coisa semelhante a essas é condenável.
Porém, antes de apresentar essa lista com as obras da carne, Paulo, inspirado por Deus, apresenta a solução para não viver sob seu julgo: andar em Espírito.
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5.16
 Observe o que Ele diz: que fazendo isso jamais você dará espaço para a sua carne.
Mas o que seria andar em Espírito? Se praticar ações contrárias à vontade Deus se origina de pensamentos voltados às coisas do mundo, o contrário também é verdadeiro, e pensar em Deus é buscar aquilo que é bom e agradável.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” Filipenses 4.8,9
Quando se está em Espírito, rapidamente é detectado qualquer pensamento contrário, que se neutraliza com o uso da fé, sacrificando os desejos que só levam ao sofrimento de uma vida distante de Deus – ainda que em um primeiro momento eles pareçam bons e interessantes. Só assim você irá garantir a permanência no Reino de Deus e futura entrada no Reino dos Céus.
Fortaleça a ação do Espírito em e através de você participando das reuniões dos Filhos de Deus, aos domingos, em uma Universal mais próxima.