SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por que é tão difícil se livrar das manias?

 É preciso obstinação e perseverança para adquirir bons novos hábitos

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock
andre.batista@arcauniversal.com     
 
 

Sua vida está cheia de hábitos e você nem percebe. Assistir à novela, fazer sempre o mesmo caminho, tomar um cafezinho depois do almoço. Algumas das nossas práticas rotineiras são inofensivas, outras, nem tanto. E mudar dá muito trabalho.
Segundo definição da psicologia, hábito é o comportamento repetido sistematicamente – algumas vezes inconscientemente – que a pessoa pratica por muito tempo. Eles são criados pelo organismo como forma de economizar energia, pois, quando o corpo está acostumado a realizar determinada tarefa, emprega menos energia nela e se guarda para outros momentos.
E o fato de o organismo estar acostumado e satisfeito com o hábito torna a mudança difícil. O corpo não quer se livrar de algo que já sabe como fazer e sabe do que precisa para fazer. É um sistema de defesa do organismo que dificulta a mudança.
Veja o exemplo dos religiosos que Mateus retrata no 6º capítulo de seu evangelho. Por tradição ou mania, eles gostavam de mostrar tudo aquilo que fazem “em favor” da sinagoga.  Se davam esmola, faziam isso com alarde. Se oravam, procuravam lugares em que fossem vistos por todos. Esses hábitos são maléficos, não agregam nada à fé e apenas mantêm as aparências.
São hábitos ruins e, ainda assim, praticados. Principalmente porque é difícil entender que existe um erro.
Mudança de hábito
O primeiro passo para se livrar de uma mania é entender que aquilo é errado. Roer as unhas, por exemplo, pode parecer inofensivo, entretanto, as unhas abrem diversas feridas imperceptíveis na boca e os dentes abrem feridas nos dedos. Tudo isso facilita a entrada de doenças. E quando as unhas são engolidas, podem abrir cortes em todo o sistema digestivo. É um hábito a ser mudado. E reconhecer isso é o primeiro passo.
A partir daí, é necessário obstinação e perseverança.
Uma pessoa que está acostumada a acordar tarde e, de repente, se vê obrigada a levantar cedo, sofrerá no início. Serão dias com o corpo lhe enviando sinais de que está cansado e não aguenta essa rotina. Entretanto, aos poucos, ela vai se acostumando.
Adquirindo bons hábitos
Iniciar a prática de bons hábitos pode ser tão difícil quanto perder os hábitos ruins, mas também é necessário.
Conhecemos a história de Moisés e como ele foi guiado por Deus para livrar os escravos do Egito, mas poucos se lembram do medo que ele tinha. Moisés não possuía o hábito de falar. Ao contrário, ele tinha medo. Disse ele: “Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.” Êxodo 4:10
Com muita perseverança e o apoio de seu irmão, Moisés, aos poucos, adquiriu a confiança necessária para discursar fluentemente. Incorporou para si o bom hábito e colaborou para que a vontade de Deus fosse cumprida.
Esse mesmo poder possuímos todos nós. Assim que percebemos a raiz de nosso problema e a combatemos com firmeza, somos capazes de mudar nossos hábitos e nossa vida.