SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ah, se você soubesse...



Alguns de vocês agora devem estar passando por um "deserto". Deserto aqui significa ser perseguido pela sua família, amigos, colegas de trabalho, as pessoas na escola, tudo por causa da sua recém-encontrada fé.

A carne está gritando por um relacionamento. Por falar nisso, normalmente, aquela pessoa de quem você costumava gostar antes de se converter agora corre atrás de você, ou então, aquele(a) que é fisicamente "irresistível" começa a se interessar por você. Ainda não sabe por quê?

Porque você sacrificou para Deus. Você colocou sua vida no altar de Deus e decidiu serví-Lo.

Digo-vos que o diabo sabe que você está no caminho para algo grande. Você acha que ele vai assistir o seu sucesso, especialmente agora que você decidiu servir a Deus?

Compare a sua situação à dos israelitas quando estavam prestes a deixar o Egito e ir a caminho do Sinai, para sacrificar a Deus e serví-Lo como uma nação livre.

Faraó atuava na mente. No fundo, Faraó sabia que os israelitas tinham se tornado mais fortes que ele, e já tinham superado os egípcios em número. Sua única esperança era convencê-los de que eles eram fracos e apenas um bando de escravos. (Êxodo 1:9)

Ainda assim, Faraó não desistiu facilmente, mesmo após a morte dos primogênitos do Egito. Ele subiu na sua carruagem, seus soldados montaram seus cavalos e foram perseguir os filhos de Israel. Eles tentaram detê-los, pará-los de alguma forma.

Os israelitas pensaram que depois da última praga, Faraó se entregaria.

Os egípcios só se renderam quando se afogaram no Mar Vermelho.

Israel teve que manter o foco. Deus estava ao seu lado. Ele estava ali para lutar com eles.

O diabo sabe como você é forte, forte como um cavalo selvagem. A força que você tem dentro de você o faz ter medo, fazer "xixi na calça".

O cavalo é 100 vezes mais forte que um ser humano mas ainda assim nos permite montá-lo. Ah, se o cavalo soubesse da sua força...

Você é o cavalo. O diabo tem medo de você. Ele sabe que, uma vez você exercitando essa sua força e usando sua fé em Deus, ninguém pode te parar!

Vai nessa fé. Não olhe para trás. O diabo tem medo de você.

Lembre-se, tudo o que você está passando agora é temporário. Mantenha seus olhos na promessa.

Pr Luke Castro
Coordenador Nacional do YPG nos EUA

Poder do sacrifício (2ªParte)

Poder do sacrifício (2ªParte)

5º- Ainda que Ela não saiba orar, não entenda a Bíblia, ela recebe (os mudos e cegos que foram curados também não sabiam orar nem ler, mas sacrificaram e receberam o milagre).
A fé não é uma característica de quem tem elevadas habilitações profissionais, ou seja, para tê-la, não é preciso compreendê-la.
Não é necessário conhecer a sua definição literária ou ter comprovação científica, pois os seus frutos são reais e sempre o foram na vida de quem dela fez uso. A História da Humanidade está repleta de casos de pessoas de origem humilde cuja utilização da fé provocou uma transformação completa nas suas vidas. E a realidade é que, quanto mais humilde a pessoa, maior é a abertura do seu coração para receber a Palavra de Deus, para a existência e actuação da fé e, consequente, realização do sacrifício.
6º- Ainda que Ela seja velha, jovem, preparada ou instruída, ela recebe (melhor do que saber é fazer, como o exemplo de Abraão, David, etc.).
Vivemos num mundo regido pelas aparências. Grande parte das recompensas são atribuídas à beleza, à instrução ou à juventude. E, muitas vezes, para isso, nem é preciso ser, mas apenas parecer. Tudo o que fuja aos parâmetros socialmente instituídos é rotulado de marginal e, como tal, colocado de parte. Contudo, Deus não olha a estes aspectos, o que Ele vê é o que realmente importa, o coração humano, pois é este o “terreno” onde a Palavra de Deus é plantada, a qual fará germinar a fé que permite conquistar.
7º- Ainda que Ela se tenha decepcionado muitas ou todas as vezes, ela recebe (José, Lia, Moisés, Séfora, Jefté, Rute, Samuel, Ana).
As decepções, na vida de uma pessoa, têm dois tipos de efeito: ou fazem com que ela guarde um ressentimento tão grande que deixa de confiar em tudo e em todos ou fá-la tentar vezes sem conta, até acertar. A Única Pessoa que não nos decepciona e que, de facto, cumpre o que promete é Deus e é isso que Ele nos revela na Sua Palavra: as Suas promessas e o seu cumprimento, através dos vários casos relatados na Bíblia. Por esse motivo, Ele sempre conduziu o Seu povo ao sacrifício, para provar que Ele nunca falha ou decepciona, especialmente quando a entrega por parte da pessoa é 100%.
Estas são as desculpas que as pessoas habitualmente apresentam para não sacrificar. Quem conseguir superar estas 7 desculpas básicas, verá os seus sonhos realizados.
Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

O Poder do Sacrifício

O Poder do Sacrifício

Quando a pessoa sacrifica para Deus:
1º- Ainda que Ela não saiba pedir, o sacrifício pede por ela e, por isso, ela recebe (o sacrifício fala pela pessoa).
Não existe clamor mais directo do que o sacrifício. Não exige palavras, apenas actos e são estes mesmos actos que irão substituir qualquer pedido que seja feito a Deus. Não são as nossas lágrimas que irão comover a Deus, mas sim as nossas atitudes imbuídas de uma fé inabalável. Deus conhece a realidade pela qual estamos a passar melhor do que nós até, mas Ele também conhece o seu potencial, aquele que você tem mantido inactivo durante este tempo todo.
2º- Ainda que Ela não mereça, ela recebe (Deus não é doador, Ele é Galardoador).
A fé é desprovida de sentimentos. É uma atitude, uma crença pura, que não tem passado, apenas futuro. Todas as pessoas que fazem uso dela vêem os seus frutos, quer sejam consideradas com merecedoras ou não, por terceiros. O versículo diz: “Tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23) e este sujeito que crê surge como não identificado. Não existem adjectivos para caracterizar esta pessoa, ou seja, ela não é descrita como boa, má, preguiçosa, orgulhosa, caridosa, branca ou negra. É apenas uma pessoa cuja única característica é CRER! Obs.: Crer é a acção de se dar, lançar, entrega.
3º- Ainda que Ela não seja religiosa, crente, evangélica, ela recebe (o que nos justifica é a fé, e a maior expressão de fé é o sacrifício).
Deus não criou budistas, católicos, evangélicos, islâmicos e, sim, seres humanos. E foi no interior de cada um destes seres que Ele depositou um dos poderes dotados de maior capacidade de concretização que existe: a Fé. Todos somos dotados de uma fé natural, mas nem todos temos a disposição para activar a fé sobrenatural. E mesmo no domínio da fé, uns têm fé para beber líquidos e outros para comer sólidos, ou seja, existem níveis de fé distintos, sendo o sacrifício a máxima expressão da fé de cada um. Obs.: definição de fé sobrenatural – sacrificar-se em prol da realização do que está escrito nas Escrituras Sagradas.
continua amanhã…
Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Você tem o seu coração endurecido?

“‘Assim, pois, como diz o Espírito Santo …’ (Hebreus 3.7), também os espíritos malignos falam. E Cristo deixou bem claro que quando o mal fala produz insegurança, dúvida, medo, acomodação e tristeza, mas que quando o Espírito Santo fala produz, certeza, segurança, disposição, coragem e revolta. ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos’ (Hb 3.7-9). Quando o Espírito Santo fala dentro de si, enche-o de segurança e coragem para abrir o seu negócio, para perdoar aqueles que um dia lhe fizeram mal e por quem ainda guarda mágoa. Ele pede-lhe que entregue por completo o passado, o presente e o futuro nas suas mãos, mas para isso é necessário abandonar os erros, os vícios e as falsas amizades.
‘Não endureceis o vosso coração’, pois é você que decide se o seu coração vai ser endurecido pela dúvida, pelo medo, pela desobediência e pelo orgulho, ou se vai obedecer, como sucedeu no dia da tentação no deserto. Três milhões e meio de pessoas saíram do Egito com Moisés e atravessaram o deserto, sem água nem comida, onde só havia escorpiões e serpentes. Muitos endureceram o seu coração, no dia em que o tentador começou a criar uma rebelião contra Moisés. Tentador esse (o diabo) que aproveita sempre para se aproximar nos momentos difíceis, depois de você sacrificar e de ficar na dependência de Deus, trazendo a dúvida, a renegação e a blasfémia, sendo justamente aí que você terá que decidir se vai guardar o seu coração ou não.
‘Onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova’ (Hb 3.9), pois, quando eles O colocaram à prova, Ele fez sinais: ‘e viram as minhas obras por quarenta anos’ (Hb 3.9). Deus manifesta-se na sua vida através de provas, mas Ele não precisa de nada. Contudo, o dinheiro que você investe é aquilo que precisa para se manter vivo e que, no Altar, representa o seu suor, a sua entrega e a sua dependência de Deus, fazendo com que Ele entre em ação e lhe prove que nada é impossível!
Deus provou durante 40 anos, fazendo a água sair da rocha, abrindo o Mar Vermelho, fazendo a carne e o pão caírem do céu e as crianças andarem e as solas dos seus sapatos não se gastarem. ‘Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom’ (Salmo 34.8), pois, quem quer ver a bondade de Deus tem que O provar. E quem O tenta faz a sua vida andar, mas para trás, porque quer ver para crer, só que com Deus primeiro sacrifica-se e somente depois é que Ele faz e se manifesta.
‘Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos’ (Hb 3.10), ou seja, o erro do ser humano está no seu coração. Se tomou a decisão com o coração não vai perdoar quem lhe fez mal, mas se usar a cabeça/a razão perceberá que guardar mágoa de alguém lhe fará mal, porque não será perdoado e ficará amargurado. Deverá, então, fazer como Deus manda, reconciliar-se e perdoar a pessoa, fazendo a sua parte e usando a razão. Afinal, o coração faz as pessoas errarem, pois, é o sentimento de medo, de insegurança e de dúvida que cria as fantasias. ‘Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos’, então, se se deixar levar pelo seu coração nunca irá conhecer o caminho de Deus.
Foi Deus que perguntou a Moisés: ‘que é isso que tens na mão?’. Era um cajado, só que ele desprezava-o, ou seja, desprezava a sua fé. Porém, Deus veio a libertar o povo da escravidão através de Moisés, que usou o seu cajado, e de todas as vezes que ele sacrificava, Deus agia; de todas as vezes que ele usava a cabeça, Deus mostrava-lhe o caminho. A verdade é que Deus mostra o Seu caminho para quem não endurece o coração e se entrega a Ele através do sacrifício. ‘Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso’ (Hb 3.11), pois, Deus não obriga ninguém a sacrificar, mas dá a oportunidade a todos e os que decidem fazê-lo são guiados para a realização do seu maior sonho.
‘Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo’ (Hb 34.12). Se você está com o Deus vivo, toda a sua vida será viva, isto é simples de entender, mas o mais difícil é sacrificar, ignorar o coração e usar a razão.
‘Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje …’ (Hb 34.13). Todos os dias há um testemunho que motiva, exorta, mostra o caminho de Deus e que diz que o que passou, passou, por isso, não olhe para ontem. Você não pode ficar preocupado com o amanhã, nem triste pelo ontem, pois, você tem que viver o hoje e o agora, afinal, o amanhã está nas mãos de Deus e o ontem já passou e não volta mais.
O engano do pecado é não sacrificar, fazer de qualquer maneira e pensar que Deus entende, tal como foi o caso de Caim, que ficou chateado com Deus pelo facto de Ele não ter aceite o seu sacrifício. Caim ficou com raiva e o seu coração permitiu que fosse enganado, pois, em vez de se humilhar e de pedir desculpa a Deus, virou-Lhe as costas e foi ter com o seu irmão Abel e matou-o. Deus ficou indiferente? Claro que não e quis que ele servisse de exemplo para todos. E você tanto pode ser um Caim como um Abel, pois é você que decide! Se começou bem e teve confiança desde o início, deve guardá-la até ao fim, para que o seu sonho seja realizado e para que possa ser uma pessoa completa, de modo a que o seu testemunho não fique pela metade”.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas