SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quarta-feira, 25 de abril de 2012

Deus procura valentes


22
Share
21
 
1
 
0
Orkut
0
 

A fé inteligente não se deixa levar pelos sentimentos

Da redação
redacao@arcauniversal.com



Deus procura homens e mulheres de fé valentes, corajosos, destemidos, intrépidos e audaciosos para fazer uma parceria e realizar obras grandiosas através dessa pessoa. Deus achou Davi, Abraão, Josué e Calebe porque eram homens valentes. Na Sua Obra, também usou mulheres como Rute, Ester, Noemi e outras tantas. Nos dias de hoje, não é diferente, pois Ele também almeja nos usar, mas é preciso coragem para assumir essa fé e tomar atitudes.

Não são poucas as jovens que sonham em formar família, encontrar um companheiro para fazer parceria e construir um lar. Até mesmo as que foram fracassadas no primeiro e no segundo casamento ainda nutrem dentro de si um desejo de ser feliz na vida sentimental. Nenhuma mulher quer se casar com um homem covarde. Acredito que muitas devem pensar: “Se o meu namorado, ou futuro marido, não me dá segurança enquanto estou solteira, certamente não me dará quando nos casarmos.” Nesse caso, é melhor não se casar.

Toda mulher procura no homem a sua proteção, segurança. Ela é a parte mais dócil, frágil e, como tal, deseja encontrar alguém que a sustente e lhe dê condições. O homem agrada a mulher quando a assume. Ela fica decepcionada quando encontra um sujeito frouxo, débil, sem caráter. Verifique, por exemplo, que quando a mulher é a cabeça do homem, o casamento é um fracasso, visto que ela é a criatura que tem de receber segurança do companheiro, e não o contrário.

Para que Deus faça parceria com o ser humano, Ele precisa encontrar nele segurança. Quando Gideão falou com Deus: “Se o Senhor é conosco...”, lançou uma pergunta duvidosa. Quer dizer, ele foi audacioso, “prepotente”. Mas, o Senhor lhe disse: “Vai nessa tua força.” Em outras palavras, Deus disse: “Eu te escolhi porque és uma pessoa intrépida, corajosa.”

Portanto, essas pessoas que manifestam a fé é que agradam a Deus. A fé inteligente agrada o Altíssimo. Sem fé é impossível agradá-Lo. Mas, para isso, deve ser essa qualidade de fé e não aquela, débil, misturada com emoção e entusiasmo.


Vejamos o exemplo de Jesus que, para ressuscitar a filha de Jairo, foi necessário primeiro mandar todos que estavam chorando, os emotivos, saírem da sala. Eles tiveram que sair para que o milagre pudesse ser realizado. A emoção engessa a verdadeira fé e não permite que tomemos posse das promessas de Deus.

A fé inteligente não se deixa levar pelas circunstâncias e nem pelos sentimentos. Avalie bem a sua fé e verifique se de fato e de verdade ela tem funcionado. Do contrário, chegará à conclusão de que não tem funcionado, justamente, por estar misturando fé com emoção.

De outra feita, estava Jesus anunciando o Evangelho e havia muitas pessoas ao seu redor. “E alguém Lhe disse: Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e querem falar-Te.” (Mateus 12.47). A mãe e os irmãos deveriam sensibilizar Jesus e fazê-Lo parar o que estava fazendo: pregar o Evangelho do Reino de Deus. No entanto, Jesus, que vivia na fé sobrenatural, respondeu: “Quem é Minha mãe e quem são Meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis Minha mãe e Meus irmãos. Porque  qualquer que fizer a vontade de Meu Pai celeste, esse é Meu irmão, irmã e mãe.” (Mateus 12.48,49,50)

Jesus rechaçou aquele sentimento familiar com uma palavra dura. Isso é o que tem de acontecer. Verificamos que a fé funciona nessa base. Lembra daquela mulher que veio a Jesus com fluxo de sangue havia 12 anos, e que muito padecera à mão de vários médicos com essa hemorragia? Ela gastou tudo o que tinha e não ficou curada. “Tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dEle, por entre a multidão, tocou-Lhe a veste.” (Marcos 5.27)

Ela tocou na veste de Jesus porque dentro dela havia uma certeza. Não importava o número de pessoas que estavam ao redor dEle ou com problemas semelhantes ao seu. Ela dizia a si mesma: “Eu não preciso incomodá-Lo. Se tão somente tocar na orla da sua vestidura, ficarei curada.”

Aquela mulher resistiu à dúvida que o diabo lançou naquele momento. Certamente, o diabo soprou em seus ouvidos que, devido à grande multidão, Jesus não iria lhe atender. Contudo, ela reagiu, não aceitando as emoções e nem ficando comovida. Ela, não se intimidou, reagindo com a fé que agrada a Deus, ou seja, com a fé inteligente. “Se eu apenas Lhe tocar as vestes, ficarei curada.” (Marcos 5.28).

Existem muitos empurrando Jesus, mas poucos estão tocando-O com o verdadeiro uso da fé aliada à inteligência.

De sorrisos e sonhos


79
Share
74
 
0
 
3
Orkut
1
 

Sorrir sem querer. Sonhar querendo e correndo atrás.

Por Marcelo Cypriano
marcelo.cypriano@arcauniversal.com


Dei de cara com um sonho na rua. É, isso mesmo: um sonho realizado.
É interessante como sonhamos as coisas que queremos da vida. Muitos batalham incessantemente sem conseguir. Outros, embora a procura seja árdua, encontram. Alguns nem sonharam e conseguiram, sem que percebam que o que está à sua frente é um sonho (não sonhado) realizado. Estes últimos não sabem a graça que receberam e às vezes nem mesmo agradecem. Outros, não generalizemos, agradecem bastante a Deus, ou ao que chamam de sorte.
Mas o caso é que dei de cara com um sonho. Mas um sonho de outra pessoa. Ou outras pessoas. Não meu.
Eu estava saindo de um café, e encontrei uma menininha muito linda com seus 3 ou 4 anos. Ela andava de um jeito engraçado, como que dançando, fazendo graça. Com seus cabelos encaracolados ruivinhos pouco acima dos ombros e uma cara de sapeca como ela só, abriu o sorriso mais gostoso desse mundo para mim. É óbvio que sorri também e a mãe dela, que a levava a uma festinha, pelo que pude ver pelas roupas e pelo presente na mão, também me deu um sorriso.
Acontece que eu estava meio triste antes disso e... passou!
Ao virar a esquina, só então notei que a menininha arteira não me deu aquele sorriso de graça, embora isso fosse completamente compreensível só pelo fato de ela ser uma criança.
Ela devolveu!
Sem perceber, eu já estava sorrindo olhando para ela antes, somente por vê-la aprontando algumas. Ela só retribuiu! Sorri sem me dar conta disso. Vê se pode!
Tem muita gente por aí que tem sonhos realizados que nem sequer sonhou. Pode ser uma menininha sapeca dessas, um bom emprego, morar em um lugar do qual gosta muito, um companheiro ou companheira, uma cura... Coisas e pessoas que estão ali, não por acaso, partes de sua vida. A garotinha era o sonho da mãe realizado. E bem realizado.
Depois, descobri porque eu sorria. Ao ver a carinha de um sonho antigo, daquele sonhozinho ali que nem era meu, percebi que posso sonhar de novo. Achei que nunca mais sonharia na vida.
Felizmente, eu estava errado. Que venham os sonhos! E que Deus me ajude a transformá-los em metas. E em realidades.

“Porque andamos por fé, e não por vista.”   2 Coríntios 5:7

Qual o significado de submissão?


102
Share
79
 
9
 
4
Orkut
4
 

Esta palavra está na Bíblia

Por bispo Renato Cardoso
redacao@arcauniversal.com



"O que significa um ser submisso ao outro?"- Amiga.

Resposta:


A palavra submissão vem da bíblia. Quando falamos que a mulher tem que ser submissa ao homem não quer dizer que o homem tem direito de pisar nela ou que as opiniões dela não têm valor, isto é ignorância das pessoas, que infelizmente deturparam as coisas. A submissão quer dizer que o homem é considerado a cabeça da mulher, ou seja, do relacionamento. Já a mulher, o corpo do casamento. E qual é o mais importante na sua estrutura física, a cabeça ou o corpo? Cada um terá uma resposta, mas a cabeça é mais importante, porque ela não se move sozinha, mas é ela quem cuida do corpo. Então, não é questão de quem é maior que o outro.

O seu amor tem visão inteligente?


69
Share
64
 
2
 
0
Orkut
3
 

Ele sabe identificar quem realmente vale a pena

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com

Foi-se o tempo em que as pessoas costumavam dizer que o amor não podia enxergar qualquer tipo de defeito e era capaz apenas de observar as qualidades da pessoa amada, suportando o que fosse imposto pela vida. Essa realidade tem mudado. “O amor não é cego. Ele tem uma visão inteligente dos outros e das situações, porque começa a pesquisar se realmente cada pessoa vale a pena”, comenta o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (*), bispo Renato Cardoso.
Segundo ele, a base de qualquer relacionamento é a confiança, e também deve haver diálogo entre o casal. Se nenhum dos dois está preparado para falar apenas a verdade e, consequentemente, disposto a viver um amor na base da sinceridade, se doar, querer ver o outro feliz, saber ouvir, entender o melhor momento de falar e também a respeitar o ponto de vista da pessoa amada, não há como ter uma vida afetiva duradoura.
Não pode haver dúvidas
Para a psicóloga Cecília Dias, com medo de perceber o outro, muitas vezes a preocupação das pessoas é tentar evidenciar quem não são verdadeiramente. “Algumas são nervosas e tentam demonstrar calma ao outro. Há quem seja um ciumento possessivo, mas se mostre liberal. Porém, tudo isso pode ser percebido. Dificilmente alguém é enganado por muito tempo, a não ser que queira”, comenta ela.
Ninguém muda completamente ou consegue demonstrar outra personalidade permanentemente. As pessoas melhoram com o passar do tempo, e se alguém estiver com a intenção de demonstrar quem não é, algumas evidências são perceptíveis, cabe a cada um captar e saber entender se isso, mais para frente, influenciará no relacionamento ou não. “Uma pessoa que se estressa facilmente, muda a fisionomia e não pede desculpas nem se estiver errada”, comenta Cecília.
Não tenha suspeitas ou qualquer incerteza de como é a personalidade do parceiro com quem está se relacionando. “Por mais que ninguém saiba tudo sobre o outro, quando há dúvidas é impossível dar certo”, enfatiza o bispo. De acordo com ele, não importa com quem você está, sempre tem que aprender a conhecê-lo. “Preste atenção nas qualidades permanentes”, completa ele.
(*) O programa Escola do Amor é transmitido diariamente, às 15h, pela IURD TV (www.iurdtv.com), e aos sábados, ao meio-dia, pela Rede Record

Como voltar ao Primeiro Amor?


  • 2970
    Share
  • 2464
     
  • 338
     
  • 124
    Orkut
  • 20
  •  
Para voltar é preciso reconhecer que está desviado.
Desviado da fé consciente.
Fé consciente envolve obediência à Palavra, fidelidade e amor.
Muitos têm fé, mas não têm compromisso sério com o SENHOR.
Tratam-No como amante.
Nos apertos, oram.
Quando dá vontade, vão à igreja cumprir uma obrigação.
De vez em quando leem a Bíblia.
Mas a preguiça é tanta que nem meditam.
Logo, logo bate o sono e desistem.
Para os filhos de Jacó, Ele disse:
"Desde os dias de vossos pais, vos desviastes da Minha Palavra.
Voltai-vos para Mim, e Eu Me voltarei para vós outros.
Como haveremos de voltar?
Roubará o homem a Deus? Mas, vós Me roubais!
Em que Te roubamos?
Nos dízimos e nas ofertas."
Dízimo simboliza fidelidade. São os primeiros 10%, as primícias.
Oferta simboliza amor. É voluntária e espontânea.
Na falta dos dízimos e ofertas há ausência de fidelidade e amor do servo para com Seu SENHOR.
O que dá direito ao devorador de assumir o controle do ladrão.
São cristãos? Teoricamente, sim.
Mas, na prática, nada têm a ver com o SENHOR JESUS CRISTO.
É impossível voltar ao Primeiro Amor sem atender à condição de honrar ao Senhor com as primícias e as ofertas espontâneas.
A Lei dos dízimos e ofertas é anterior à Lei de Moisés e o Senhor Jesus nunca a revogou. Gênesis 14.20, Mateus 23.23
Continua...
Publicado por: Bispo Edir Macedo