SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Eu? Huh…! (5ª Parte)

Eu? Huh…! (5ª Parte)

5.Dar o que CRISTO lhe deu, evangelizar, levar aos outros, gratuitamente, o que CRISTO lhe deu a si. “ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…”.
Este último passo demonstra que todos os outros 4 foram realizados e estão a ser levados a cabo com sucesso, pois, se eu não começo, nem fortaleço a minha relação com Deus, RESGATANDO, assim, a minha alma, como poderei ter o prazer de RESGATAR outros?
O que prova o meu AMOR a CRISTO é que eu faço o que ELE fez, eu DOU!
AMAR é DAR, é permitir que outros tenham a mesma oportunidade que eu tive e a venham aproveitar.
A palavra Amor significa: Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição.
E é isso que devemos fazer, ao RESGATAR o nosso próximo, seja ele familiar, amigo, colega de trabalho ou até desconhecido, estamos a aproximá-lo de CRISTO, a protegê-lo do mal e a ensiná-lo a conservar a sua alma RESGATADA. O que materializa o RESGATE da minha alma é o facto de eu ter prazer e arranjar sempre tempo para RESGATAR outros, os quais perdidos estão.
É claro que há muito mais para falar e dizer em relação a estes 5 tópicos, mas, caso queira desenvolvê-los mais e outros assuntos, é importante que você venha às reuniões de ensinamento, as quais são…. isso mesmo! Quarta; Sexta, na Reunião dos Intocáveis e Domingos.


Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas
 

Eu? Huh…! (4ª Parte)

Eu? Huh…! (4ª Parte)

4.Desenvolva a sua salvação, participando nas reuniões de Quarta, Sexta à noite, na reunião dos intocáveis, e Domingo pela manhã. (Obs.: Não considere estes dias correntes de oração).
Desenvolver significa crescer, progredir e aumentar, e isso é muito importante quanto se trata da nossa salvação, quando venho às reuniões acima mencionadas, então cresço na minha relação com Deus, cresço em força espiritual para, assim, suportar tentações, perseguições (por causa do Evangelho), tribulações da vida, progrido (subo) no nível da relação com CRISTO, essa mesma comunhão fica mais solidificada, pois aprendo mais, aumento as possibilidades da minha salvação, pois hoje estou salvo e amanhã serei salvo, caso continue no caminho da mesma, buscando a força de vem do Alto.
Para que possa entender um pouco mais sobre este assunto, veja este exemplo prático:
Alguém que quer ser médico tem que estudar X anos, tendo passado com sucesso todos os testes e exames teóricos e práticos aos quais foi sujeito e só então recebe o seu diploma. Mas convenhamos que existem médicos e médicos, existem aqueles que são limitados nas suas acções, e porquê? Porque não se especializaram numa ou mais áreas da Medicina. Veja este exemplo: um médico de medicina geral tem os seus pacientes, aos quais atende com todo o carinho e dedicação, ajudando-os a cada dia, mas, quando o caso é mais sério, encaminha os seus pacientes para um especialista, não é verdade? Veja que, para o mesmo crescer, progredir na sua carreira médica e aumentar as suas possibilidades de sucesso profissional, deve estudar mais e especializar-se, isso significa DESENVOLVER.
O mesmo acontece quando venho a estas reuniões, nas quais tudo o que é realizado tem como objectivo primordial o equilíbrio emocional e pessoal de cada um dos presentes, pois, se não estou bem comigo mesmo, como posso estar bem com DEUS?
Por essa razão, existem pessoas que ora estão bem, ora estão mal, ora felizes, ora tristes, ora fortes, ora fracas, pois não desenvolvem a sua salvação. Lute pelos seus objectivos familiares, físicos, profissionais e até amorosos, mas, não se esqueça de desenvolver a sua salvação.


Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Eu? Huh…! (3ª Parte)

 
Eu? Huh…! (3ª Parte)

3.Baptismo nas águas, mostrando, assim, a verdadeira entrega a CRISTO, sepultando a velha vida e começando uma nova.
Por quê devo baptizar-me nas águas? O que significa o baptismo nas águas?Baptismo nas águas é o começo de uma nova vida, a qual será agora direccionada por CRISTO, através da oração e leitura da Bíblia, como já ensinámos.O baptismo é tão importante que CRISTO, antes de ir para o Pai, depois de ressuscitar, deu esta ordem aos Seus discípulos:
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer o for baptizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 15. 15-16)
Baptismo é o sepultamento do passado, de uma vida errónea e sem direcção, é um ritual que rompe, destrói qualquer ligação entre o ser humano e a sua natureza terrena (que faz o homem basear-se nos seus sentimentos e emoções, muitas vezes negativas).Esta atitude pública ajuda o ser humano a começar uma nova vida, onde o seu “eu” (as suas próprias vontades, as quais muitas vezes são más) deixa de existir, quer dizer, todo o domínio que antes o seu “eu” tinha sobre a sua personalidade acaba por passar, agora, a submeter-se a CRISTO.
Esse baptismo é feito por imersão nas águas, elemento que significa purificação. Por esta razão, o baptismo é feito nas águas.O próprio CRISTO deu-nos este exemplo. Antes de começar o Seu ministério, curando, libertando e aconselhando, ELE baptizou-se nas águas, deixando a cada um de nós a direcção do que deveremos fazer, pois se ELE, santo e puro, aceitou baptizar-se nas águas e começar o Seu ministério, quanto mais nós devemos baptizar-nos e começar uma nova vida com CRISTO.


Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Eu? Huh…! (2ª Parte)

Eu? Huh…! (2ª Parte)

2. Na leitura da Bíblia, um versículo é mais do que suficiente, observe os verbos e respeite as pontuações. É a Palavra de Deus que nos torna fortes espiritualmente, porque é a Sua Palavra que alimenta o nosso espírito – fé.
Além da oração (falar com Deus), devemos ser sensíveis para ouvi-LO e, assim, receber os Seus conselhos, orientações e direcções diárias. Como ouvir a alguém que não vejo, que é espírito?
Nós conseguimos ouvi-LO lendo a Sua Palavra, pois nela, CRISTO expressa os Seus pensamentos em relação ao ser humano. Ler significa interpretar o que está escrito e isso é muito importante para que você possa entender os SEUS conselhos e pensamentos em relação à sua pessoa.
Esta é a razão pela qual muitos se desanimam ao ler a Bíblia, porque não a entendem. E isto acontece porque ao lerem não compreendem e porque não têm o cuidado de INTERPRETAR as palavras e verbos seguindo, como escrito em acima, a pontuação que ajuda e muito na leitura e interpretação. Quando sigo estes passos para ler a Bíblia, então, torno-me sensível para ouvir a Sua orientação. Mas, como posso ouvir se nem sei o que é ouvir? Infelizmente, a correria do dia-a-dia, muitas vezes, não permite que o ser humano tenha tempo para aprender.
Por isso, seja humilde e aprenda.
Ouvir significa prestar atenção, ser dócil a… , obedecer a… Ao ler a Bíblia, para, assim, ouvir a CRISTO, preste atenção a todas as palavras, verbos e pontuação, seja dócil (submisso; fácil de guiar) para aceitar os Seus conselhos e obedeça, quer dizer, coloque em prática.
Tenho a certeza de que estes passos para RESGATAR a sua alma estão a ajudá-lo a ser um melhor ser humano e filho do CRIADOR reavendo, assim, o que um dia perdeu ou até conseguindo o que nunca teve.


Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Eu? Huh…! (1ªParte)

Eu? Huh…! (1ªParte)

1.Desenvolva a sua relação com Deus através da oração . E qual é a oração eficaz? A oração eficaz é a que se faz com sinceridade. Manifestar os seus sentimentos.
Para começar e, consequentemente, fortalecer uma relação, é necessário o diálogo, é necessário falar. Isso acontece em todos os tipos de relacionamentos, seja matrimonial, noivado, namoro, amizade e espiritual (com DEUS).
Para que possamos entender mais sobre isso, vejamos algumas definições do que quer dizer “falar”:
a)Exprimir Manifestar os seus sentimentos.
b)Rogar Suplicar.
c)Declarar Anunciar; Dar ao Manifesto; Pronunciar.
Muitos dizem que não sabem “ORAR”, por isso não oram, nem se esforçam para aprender ou tentar saber como fazer.
Tomei a liberdade de ajudá-lo e, com certeza, colocando esta ajuda em prática, você começará uma linda e maravilhosa relação com DEUS.
Quando fazemos uma oração sincera, devemos fazê-la em três partes:
a)Exprima o que vai dentro de si: a sua tristeza ou até alegria, força ou até fraqueza. Diga-Lhe o quanto você depende da Sua ajuda, já que a sua sabedoria, o seu diploma, a sua posição social, os seus familiares ou os amigos não puderam ajudá-Lo.
b)Suplique pela Sua ajuda, já que você crê que O mesmo é PODEROSO para fazer o que você deseja.
c)Pronuncie-se e anuncie-se a ELE, mesmo que ELE já saiba o que você quer, dê ao manifesto o seu desejo, declare e determine a sua vitória.
Creio que estes três passos são esclarecedores e ajudarão a todos a saber como “ORAR”.
Todos necessitamos de aprender e hoje você aprendeu o primeiro passo para o RESGATE da sua alma.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

O acusador.

Publicado por Nanda Bezerra



Quando você estava no mundo, nas noitadas, nas bebedeiras, no sexo sem cuidado ou sem nenhum tipo de preservação, fazendo todo tipo de coisas erradas...

O diabo te dizia que estava tudo bem e que a vida é bela, quem precisa de um salvador?!

Mas depois da conversão, mudou tudo!

Você deu aquele giro de 180 graus e foi contra a multidão, se submetendo à vontade do nosso Salvador e fazendo tudo para agradá-Lo...

... Vem então o  acusador, e aponta os dedos dizendo:

"Você não é boa o suficiente e não merece o Salvador!"

Não tenha dúvidas amiga, quando essa voz falar ao seu ouvido, não é Deus, mas o diabo!

Ninguém é perfeito, mas a maravilha de tudo isso, é que nossas imperfeições não nos impedem de alcançá-Lo!

Não é pelo merecer, se fosse assim, ninguém O mereceria.

"Rendei graças ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre." Salmos 136

Um Semáforo Espiritual...



O Espírito Santo é como um sinal de trânsito.

Quando a luz verde acende, significa que devemos ir em frente pois Ele irá conosco e ninguém nos impedirá. 

Esta é a hora de usar a fé, não olhar para trás e arrebentar! 

‘Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?’

A luz amarela acende quando Ele quer nos alertar que o caminho que estamos prestes a seguir pode eventualmente se tornar desastroso. 

‘Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém.’

E quando a luz vermelha acende é uma ordem para que não prossigamos no caminho que escolhemos. 

Caso queiramos ignorar  o conselho do Espírito Santo certamente iremos nos acidentar. 

‘Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar’

Assim como o sinal de trânsito não irá forçar ninguém a obedecer os seus sinais, o Espírito Santo também não irá forçar-nos a obedecê-Lo, mas estará sempre pronto a nos orientar.

Da mesma forma que o trânsito sem os semáforos se torna um desastre, assim é a vida daqueles que não possuem o Espírito Santo.

Que Deus abençoe

Bispo Celso Bezerra Jr

Para Pensar...

Por Nanda Bezerra 




"A próxima vez que o diabo tentar fazer você lembrar do seu passado, faça-o lembrar do futuro dele!"

Lençóis sujos...?

Por Nanda Bezerra

Certa manhã, enquanto tomava o café da manhã com seu esposo, ela reparou ao olhar pela janela que sua vizinha estava pendurando lençóis no varal e comentou com o marido:

- "Olha só que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Deveria ter vergonha de pendurar aquilo! Provavelmente está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!"


O marido observou calado. 


Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher mais uma vez não se conteve, e comentou com o marido: 


- "Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! Que coisa mais nojenta!"


E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.


Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis brancos, alvissimamente brancos, sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido: 


- "Veja ! Ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha ensinou !? Bom, eu que não fui!"


O marido calmamente respondeu: 


- "Não querida, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!" 


*********************************************************

Ficou irritada com a mulher?

Mas quantas vezes não fazemos o mesmo?

Muitas vezes a sujeira está na nossa própria janela...

Antes de criticar verifique seus próprios defeitos e limitações.

Lave a sua vidraça.

Eu Mereço um Tempinho...



Era uma época do ano em que os reis saíam para guerra, mas o rei Davi, decidiu enviar Joabe, seus servos e Israel, mas ele mesmo não foi...

Muitas vezes ao ler sobre isso, sempre me perguntava: "O que deu na cabeça do rei Davi? Logo ele que foi sempre tão disposto a lutar, sempre tão despojado de tudo! Se tivesse ido para a guerra, teria evitado as tentações e não teria passado pelo que passou."

Passado é passado e não vai mudar, mas se existe algo de bom nisso tudo... São as lições que podemos tirar para nossas vidas hoje.

Não sei o que deu na cabeça dele, mas posso imaginar...

"Davi, você merece um descanço. Você já lutou tanto e essa última batalha contra os Siros então, foi muito extenuante. Manda Joabe com seus servos e a todo Israel e será o suficiente." Posso imaginar essa voz na cabeça do rei Davi, para convencê-lo "racionalmente".

E não é assim mesmo que acontece conosco?

A mesma voz... "Assim já está demais! Você merece um tempinho pra você! Você está tão cansada e tem trabalhado tanto! Fique em casa essa semana para relaxar, isso é mais importante, é prioridade! Se você for na reunião da igreja hoje, não vai estar dando o seu melhor! Veja que dia cansativo você teve hoje, vamos lá, fique em casa, você merece!"

E pode ter certeza, que quando essa "voz" te convence uma vez, muitas outras vezes virão.

Assim como foi para Davi, um momento decisivo, também o será para nós.

Esteja atenta e muito cuidado para não cair nessa armadilha.

Quando essa voz começa a tentar nos seduzir, devemos nos dirigir à direção contrária. É tempo de guerra? Quem somos nós para descansar na fé?!

Caros leitores, é preciso discernimento para entender isso, pois não estou dizendo que não devemos ter tempo, ou que não devemos descansar, muito pelo contrário, precisamos encontrar um balanço em nossas vidas.

Não devemos ser nem 8 nem 80, precisamos estar no meio.

Ao ler 2 Samuel capítulos 10 e 11, percebi algo que não havia percebido antes...

No capítulo 10 termina falando sobre a batalha de Israel e seu rei Davi contra os Siros, contando a quantos o rei Davi feriu.

Já no início do capítulo 11, diz assim... " E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que reis saem para a guerra..."

Ou seja, já havia passado um ano desde a última guerra. Descanço suficiente? Continuo imaginando os argumentos que a tal "voz" usou para seduzir um rei tão exemplar.

Talvez você realmente mereça um tempinho, mas cuidado, veja se o "tempinho" já não passou do tempo.

Está aí, algo para meditarmos...
 
Por Nanda Bezerra
http://nandabezerranamibia.blogspot.com/2011/01/eu-mereco-um-tempinho.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FyvlB+%28Nanda+Bezerra+-+Nam%C3%ADbia%29

Porque é que Deus se esqueceu de mim?

Porque é que Deus se <br />esqueceu de mim?

Deus revela uma luz e um amor que o/a livram da pior de todas as derrotas. “ Mas, bispo, será a derrota no casamento?”, perguntam vocês, pois, nenhum sucesso na vida justifica o fracasso na família e falo disso pelo que aconteceu na minha, com os meus pais e irmãos. No entanto, a pior de todas as derrotas, biblicamente falando, não está relacionada com a sua família, nem com a sua vida profissional, mas sim com a sua alma. O carro é lata, a casa é pedra, a família é carne, nós somos corpo, porém, a alma não tem fim. Esta estará toda a eternidade com Deus, com alegria, ou no gemido, no ranger de dentes, no inferno com o diabo.
Deus disse: “Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. (Isaías 49.14). E muitas pessoas, por ignorância espiritual, pensam que Deus se esqueceu delas, porque nascem com uma vida incurável, com vícios, no meio da infidelidade e vêem, todos os dias, os seus sonhos a afastarem-se. Acabando estas por chegar à conclusão de que se Deus existe, Ele se esqueceu dele(a). Mas Deus diz que não, que não se esqueceu de si! Por mais que uma mãe seja má, ela não vai desprezar o próprio filho, o fruto do seu ventre, pois sentirá uma dor tremenda. Já Jesus diz, no Evangelho, que o amor de uma mãe é tão grande que supera a maior de todas as dores, que é a dor do parto.
“Acaso, pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Is 49.15).Neste versículo, Deus apela para a inteligência do homem, de forma a que este perceba que Deus não se esquece. Alguns de vocês ainda perguntam: “então, se ele não se esqueceu de mim porquê tudo isto?”. E eu respondo que vocês é que se esqueceram d’Ele. Pois, o problema é que não têm buscado a Deus e para achá-Lo têm que colocá-Lo em primeiro lugar, a Ele e à sua fé n’Ele. Ele disse ‘buscar-me-eis e me achareis’, não com pensamentos, nem palavras, mas sim de todo o vosso coração, que significa a vida e a força. Então, quando colocar toda a sua força para O buscar, achá-Lo-á, porque Ele não se esconde de ninguém.
“Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Is 49.16). Todos os dias, Deus olha para si e se Ele não intervém na sua vida é porque você não O está a buscar. Ele disse também que “os teus muros estão continuamente perante mim”, ou seja, o seu exterior, as suas necessidades, os seus problemas, as suas fraquezas estão continuamente perante Deus, Ele sabe de tudo o que você enfrenta, por dentro e por fora. Mas, provavelmente, você tem-se preocupado mais com os muros, do que com o seu interior e com a sua comunhão com Ele. Deus sublinha que quer que você esteja com Ele, assim como o seu nome está gravado nas Suas mãos, Ele quer também estar gravado no seu coração. Só assim é que você nunca se sentirá esquecido/a ou abandonado/a, muito menos rejeitado/a ou condenado/a, porque a vontade de Deus é salvar e não condenar, é aceitar e jamais rejeitar.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Ao Redor da Fogueira




Uma noite, sentados ao redor da fogueira, estavam um velho índio e seu neto.

O sábio índio estava tentando explicar ao menino de uma forma simples e fácil, sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

 Ele disse:


- "Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós".

Um é Mau - Cheio de raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça,
arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade,
orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade,
humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade,
compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:


- " E qual o lobo que vence?"

O velho índio sabiamente respondeu:

 - "Aquele que você alimenta!"


Publicado por Nanda Bezerra
http://nandabezerranamibia.blogspot.com/2011/02/ao-redor-da-fogueira.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FyvlB+%28Nanda+Bezerra+-+Nam%C3%ADbia%29

Pare de discutir sobre ele!

 
Pare de discutir sobre ele!

Se um casal decide pautar a sua vida segundo os preceitos narrados na Bíblia, o seu lar só se pode tornar feliz: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” (Salmos 128.1-4).
Uma pessoa convertida a Jesus tem n’Ele o seu maior amor e riqueza. A esposa, os filhos, os pais, os amigos, o dinheiro, os bens patrimoniais e tudo o resto é relegado para segundo plano e quando dizemos isto não se trata de um plano teórico, mas sucede nos aspectos práticos da vida de todas as pessoas que se convertem a Jesus.
Convém que o casal viva a fé que professa, já que é desta comunhão diária com Deus que irá depender o respeito mútuo e a paz na forma como se relacionam. A maior parte dos casais acredita que quando o casamento não vai bem é porque o amor está a arrefecer ou a perder a força, mas isso nem sempre é verdade. Na verdade, duvido muito que isto aconteça quando o casal mantém uma comunhão estreita com Deus. Por isso creia que se você viver em perfeita comunhão com Deus, também viverá com a sua metade.
Concretizar

É muito habitual escutar as pessoas dizer que são as “pequenas contas” que acabam por perfazer os grandes rombos no orçamento familiar. De facto, existe uma tendência para não ligar aos números pequenos e dar atenção apenas aos grandes, contudo, é importante não cair neste erro já que o planeamento que fazemos, para ser o mais exacto possível, deverá passar por números e propostas concretas. Na verdade, as generalizações só provocam confusão e induzem o casal em erro. Por isso, quando elaborar o seu plano financeiro familiar faça-o sobre números específicos e não um cenário fictício.
Os números sobre a mesa

Quando duas vidas se unem é ilusório pensar que apenas trazem para a relação coisas boas, ou seja, é natural que dois adultos que se unem tenham já um background, uma vida. E esta vida implica um percurso e este percurso poderá implicar muitas atitudes (certas ou erradas) tomadas. Estudar, comprar casa, carro, investir, tudo isso implica gastar dinheiro e, na maior parte das vezes, gasta-se dinheiro que não se tem. Ou seja, muitas vezes, quando duas pessoas se unem para formar um casal já o fazem tendo, individualmente, dívidas. Desta forma, é importante que ambos conheçam tanto os ordenados como as dívidas um do outro para não haver “surpresas” e haja, acima de tudo, sinceridade e honestidade um para com o outro.
……………………………………………………………………………………………………………………
Flexibilidade

Como já foi referido, seguir um plano é fundamental, porém, saber lidar com os imprevistos que surgem à medida que o mesmo é aplicado, ou seja, ao longo da vida, é igualmente importante. A esta capacidade ou habilidade chama-se de flexibilidade e ser flexível é mais do que uma qualidade, é uma arte, pois não é qualquer pessoa que se sabe adaptar às diferentes situações que surgem. Para isto, é preciso que a pessoa saiba considerar os interesses e a importância da outra metade do casal.