SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 12 de abril de 2012

O perfil do jovem de DEUS – parte 2

O selo de Deus na sua vida

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4.30)
Talvez você esteja se perguntando: “Como é que eu faço para ter um encontro com Deus?”. Eis a resposta: só o Espírito Santo pode lhe apresentar o Senhor Jesus e fazê-lo ter um encontro com Ele.
Quando você vai à igreja, por mais abençoado que seja o pastor, por mais belos os hinos que você cante ou as informações que receba, ainda assim, nada disso lhe pode fazer encontrar o Senhor Jesus.
Você tem de buscá-Lo pessoalmente em oração fervorosa. Daí o Espírito Santo, que almeja por ciúmes habitar em nossos corações, verá o seu desejo ardente e virá sobre você, e nesse momento, você terá a experiência mais gloriosa de sua vida: O batismo no Espírito Santo!
Sim, como no batismo nas águas, o pastor imerge a pessoa e esta se levanta como nova criatura, semelhantemente ocorre com o batismo no Espírito Santo. Só que nesse caso o pastor da igreja não pode interferir; é o próprio Senhor Jesus submerge a pessoa no Rio de Águas Vivas, isto é, no Espírito Santo.
Quando isso acontece, o Espírito Santo deseja selar aquela para garantir o seu destino a salvação.
É como selar uma carta, por exemplo. Para garantir que ela chegue ao seu destino é preciso lhe afixar um selo próprio. Uma vez selada, ninguém tem o direito de abri-la, a não ser o seu destinatário.
Esse é o trabalho do Espírito Santo na vida da pessoa. Ele nos marca com o Seu selo a fim de que ninguém possa nos tocar, para mostrar que somos dEle e conduzir-nos à salvação.
“Esperamos em Cristo; em quem também vós, depois de ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1.12-14)
Cremos que Deus providenciou o selo do Espírito Santo para que pudéssemos, acima de tudo, nos guardar da sujeira que há nesse mundo.
A degradação moral e espiritual da sociedade em que vivemos têm se tornado insuportáveis. O ser humano tem se prostituído com tudo o que há de ruim, sujo podre e nocivo. Ele tem sido um mero marionete nas mãos do diabo. E o que é pior essa imundícia tem penetrado em muitas igrejas e execrado o santuário de Deus.
Hoje se fala com a maior naturalidade em “cristão homossexual”. Nos Estados Unidos e na Inglaterra já existe o Gay and Lesbian Christian Movement (Movimento Cristão de Gays e Lésbicas). Há muitos pastores que para não perderem a simpatia dos jovens pregam que sexo antes do casamento não é pecado, desde que haja amor. Doutrinas diabólicas a antibíblicas têm tido grande aceitação dentro das igrejas, como: “cair pelo poder de Deus”, “rir no Senhor”, “dormir no Senhor”, sonhos, profecias, etc., enfim, uma verdadeira vergonha.
Como é que você, moça ou rapaz, pode se manter puro (o) e imune às imundícias desse mundo decadente? Só mesmo através do selo do Espírito Santo!
Veja Também
O Perfil do jovem de DEUS – Parte 1

O Perfil do jovem de DEUS – Parte 1

O Encontro com Deus

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jô 42.5-6)
Nunca se ouviu tantas desgraças e tragédias envolvendo jovens como nos últimos tempos. O índice de suicídio entre adolescentes cresce assustadoramente, a cada dia, no mundo todo! As prisões para menores estão lotadas!
O que está acontecendo? O que está faltando para esses jovens, que em ternos de coisas materiais, têm sido muito mais privilegiados hoje que as gerações passadas?
O que falta é um encontro com Deus.
Somente o Espírito de Deus pode preencher o vazio no coração de cada jovem. Nos países mais desenvolvidos, o governo oferece gratuitamente a todo adolescente, várias atividades educativas, culturais e esportivas, além da escola normal. Ora, por incrível que pareça, são nesses países que o índice de suicídio de pessoas na faixa etária de 15-25 anos é mais alto.
Isso mostra claramente que moças e rapazes podem ser muito ricos, ter uma boa educação, dinheiro, diplomas, amigos, praticar esportes, uma boa família, etc. Mesmo assim nada disso pode dar sentido à vida, senão o Espírito de Deus.
Porém, é importante que se entenda que ter um encontro com Deus não é freqüentar uma igreja ou conhecer a Bíblia, nem mesmo praticar os rituais cristãos. Isso é ser um religioso, mas não significa ter um encontro com Ele.
Quando uma pessoa tem um encontro com Deus, ela passa a conhecê-lO pessoalmente através do Espírito Santo.
Você pode conhecer Deus através de informações recebidas a respeito dEle, mas, repito, isso não é o encontro. Talvez tenha conhecimento de um artista ou político através de jornais, revistas, rádios e TVs, porém você ainda não o conhece pessoalmente. Se um dia o encontrar e mantiver um relacionamento com ele, então você poderá saber quem é aquela pessoa por si mesmo, sem depender do que os outros falam.
Da mesma forma é com Deus. Ora, o próprio Jô, que era um homem de Deus, confessou no final de suas dores: “Eu te conhecia só de ouvir; mas agora os meus olhos te vêem.” (Jô 42.5)
Infelizmente são muitos os que conhecem Deus apenas de ouvir e por isso vivem enganados.
Portanto, é impossível que o jovem tenha um encontro com Deus e ainda viva vazio e angustiado. Ele pode ter dificuldades, lutas, necessidades, contudo jamais é vencido por elas, porque a força de Deus está nele.
Quem não se lembra do jovem Davi? Ele era filho caçula e na sua mocidade teve um encontro com Deus, que se deu exatamente quando o Espírito Santo veio sobre ele ao ser ungido por Samuel.
“Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Rama.” (1 Samuel 16.13)
Não é de espantar que esse jovem tenha crescido em força e sabedoria e vencido todos os seus inimigos.
A hora é agora!
Se, por um lado, a adolescência é a época da vida que apresenta grandes riscos e perigos para o jovem, por outro, é também a melhor época para ter um encontro com Deus. Por quê? Porque o jovem está limpo e apto a obsorver as palavras e o caráter de Deus mais do que ninguém, devido exatamente a sua juventude. É como o ditado que diz que “cachorro velho não aprende truques novos”. Não é que a pessoa de mais idade não possa se converter e ter um encontro com Deus, mas, sem dúvida alguma, a época melhor para isso acontecer é a adolescência.
O próprio Senhor Jesus sabia disse, e quando escolheu os doze discípulos, todos eram jovens. Nenhum era, dentre os fariseus ou doutores da lei, com seus pensamentos “causados” e enraizados.
O Espírito Santo, através de Salomão, também diz: “Lembra-te teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.” (Eclesiastes 12.1)
Portanto, jovem, se você está lendo este livro e já teve um encontro com Deus, sinta-se um privilegiado. Muitos são os que escarnecem por causa da sua fé, mas eles não sabem o que estão perdendo!
E se você ainda não teve um encontro com Deus, então, agora é a hora de buscá-LO!

Aos pés da cruz - Kleber Lucas

Idosos sofrem mais com internação

4
Share
1
 
3
 
0
Orkut
0
 

Risco de declínio cognitivo aumenta e pode ocasionar falhas de memória e confusão mental

Por Michele Roza
michele.roza@arcauniversal.com


Ninguém, independente da idade, gosta de ficar internado em um hospital. Apesar de todo o cuidado profissional, estar em casa na companhia da família sempre é mais confortável e estimulante para a nossa recuperação. Mas, são os pacientes idosos os que mais costumam sofrer com uma hospitalização.
De acordo com o estudo Cognitive decline after hospitalization in a community population of older persons (O declínio cognitivo após a hospitalização em uma comunidade de idosos), publicado na revista científica norte-americana Neurology, idosos hospitalizados demonstram um risco muito maior de apresentar problemas cognitivos após o período de internação.
Geralmente, o pensamento e a memória do paciente são as áreas mais afetadas. Segundo o estudo, os pacientes mais vulneráveis são os que passaram longos períodos no hospital, com doenças mais graves e que, antes mesmo da internação, começaram a ter falhas de memória e confusão mental.
Longe de casa
Mas, por que será que isso acontece? As conclusões do estudo ainda apontam uma causa desconhecida. Embora, para familiares e amigos dos pacientes a distância da rotina de casa e do convívio das pessoas mais próximas pode contribuir com a falha de memória e confusão mental de um paciente que já se encontra em idade avançada, fragilizado, e algumas vezes com sintomas de doenças graves como, por exemplo, câncer ou Alzheimer.
Por isso, é tão importante e determinante que se acompanhe também a rotina do idoso quando ele está internado e demonstre toda atenção e carinho que for possível e necessário para confortá-lo. O hospital também pode oferecer um ambiente mais agradável que interaja com o paciente. Oficinas de trabalhos artesanais ou apresentações itinerantes, como as de fantoches que contam histórias, estimulam a percepção, a memória e agradam todas as idades.
Regresso
O retorno para casa é mais trabalhoso. O familiar ou o cuidador devem tomar muita atenção com o funcionamento mental do idoso e estimular as capacidades funcionais que ainda preserva. Deve-se permitir que ele realize sozinho as mesmas tarefas que fazia antes da internação. O auxílio será necessário nas tarefas mais complexas ou quando o próprio idoso tomar a iniciativa de pedir ajuda.
A pesquisa
O estudo avaliou dados de 1.335 pessoas com 65 anos ou mais, integrantes de um projeto de longo prazo sobre doenças crônicas. Todos os pacientes foram internados em algum momento do estudo, entre janeiro de 1993 e dezembro de 2007. Pelo menos uma entrevista ocorreu antes de uma internação e duas entrevistas depois, permitindo que as alterações no estado mental do idoso pudessem ser monitoradas.

REFLEXÃO - Amar o próximo

  • Texto:
publicado em 12/04/2012 às 04h50.
44
Share
43
 
0
 
1
Orkut
0
 

Na prática, às vezes, pode ser bem simples

Por Marcelo Cypriano
marcelo.cypriano@arcauniversal.com

Caso verídico. Em um cruzamento perto da Av. Paulista, na maior cidade do País (que muita gente, generalizando, acha que é só caos), passou um motoboy “levando o capacete para passear”, com o dito-cujo pendurado no cotovelo. Nisso, outro motoboy, devidamente protegido e parado no sinal vermelho, gritou:
– Ô, rapaz, o capacete!
O outro ficou constrangido, mas freou, foi chegando mais para a calçada e resolveu acatar o colega, que mandou bem pela segunda vez:
– Põe o capacete, irmãozinho...
Às vezes, há formas de ofertar carinho a quem a gente nem conhece.

Defina seu objetivo

33
Share
29
 
3
 
1
Orkut
0
 

Quando se olha do ponto mais alto, maiores são as metas a serem alcançadas pelos filhos de Deus

Por Viviane Freitas
redacao@arcauniversal.com



Olhando de cima você encontra espaço. A sua visão aumenta em relação a tudo. Mas, para chegar lá em cima, alguém teve o trabalho imenso de usar a cabeça.

Primeiro teve um sonho, depois em seguida a insistência no que creu e quis conquistar e, finalmente, a realidade pretendida.

Esse é o caminho para a realização. Pois, enquanto não se tem um objetivo bem definido, não se pensa em nenhuma estratégia para executar.

Não havendo objetivos traçados, facilmente o indivíduo é manipulado pelas circunstâncias e levado por opiniões alheias. Aí está o fracasso de muitos!

Esse é o fracasso que muitos vivem como se fosse algo natural.

Não planejam, não pensam, não executam nenhum sonho porque ele está distante.

Não querem ter o trabalho de pensar, avaliar, pesquisar e de se aprofundar naquilo que querem.

Essas pessoas não usufruem do melhor, apenas tiram casquinha dos que usam a cabeça, enquanto que outros pensam, ganham visão e experiência de uma vida ativa de novidade.

Os Guardiões do Templo

  • 892
    Share
  • 730
     
  • 114
     
  • 31
    Orkut
  • 9
  •  
Bispo, boa noite!
Quero dividir com o senhor o motivo da minha revolta.
Os muçulmanos, apesar de várias divergências, nunca criticam a oferta, o sacrifício ou outras atividades do gênero entre eles.
Nunca vi os judeus, nas suas várias maneiras de interpretar a Palavra de Deus, criticarem ofertas, sacrifícios, votos e dízimos, pelo contrário.
Até mesmo entre bruxos, macumbeiros e outros, nunca os vi criticar tais atitudes.
Mas entre "cristãos" evangélicos esse é o prato principal.
Meu Deus! Como essa geração está longe!

Se o nome do senhor está incluído é porque a obra de Deus se manifesta hoje tal como no passado.
Um abraço.
Bispo Vitor Fontes - Suíça
Publicado por: Bispo Edir Macedo