SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sábado, 12 de novembro de 2011

Quando Deus fala


No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras. Por meio de sonhos, visões e profecias Ele usou servos dedicados e separados do pecado para transmitir Sua vontade.
Por intermédio de Seu Filho Jesus, Ele não só confirmou as profecias antigas, mas também anunciou a chegada do Reino de Deus e como entrar nele.
Após Sua morte, ressurreição e ascensão, o Senhor Jesus enviou o Consolador para dar continuidade à obra de salvação.
Atualmente, o Espírito de Deus continua falando, não mais por meio de sonhos, visões ou profecias. Mas, apenas, por intermédio da Sua Palavra - a Bíblia Sagrada.
Então, surge a pergunta: para quê o dom de profecia?
“Mas o que profetiza fala aos homens, EDIFICANDO, EXORTANDO E CONSOLANDO.” I Coríntios 14.3
Como se vê, o dom da profecia não é para adivinhar ou prever o futuro de ninguém. Mas para edificar, exortar e consolar a Igreja.
Como o Espírito Santo fala?
Como ter a certeza de Sua voz?
Como não ser enganado por outras vozes?
Só tem um jeito: nascer da água e do Espírito para obter a natureza Divina e poder compreender Sua Palavra.
Só os nascidos do Espírito têm Espírito para reconhecer Sua fala por intermédio da Bíblia. Veja quantos cristãos (nascidos da carne) têm sido enganados pelos espíritos do anticristo na interpretação bíblica!
Observe o tipo de relacionamento entre o Pai e o Filho, nas palavras de Jesus:
“Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus 11.27
A voz, direção ou inspiração do Espírito Santo, via Bíblia, não deixa margem de dúvida para nenhum ouvinte. Especialmente, para Seus filhos.
O problema é que nem sempre há ouvidos atentos à Sua voz.
Deus fala.
Fala com Seus filhos e com os demais também.
Fala por meio de Sua Palavra escrita.
Fala por meio de Seus verdadeiros servos na pregação (profecia) do Evangelho.
Aproveita também para falar em meio aos problemas cotidianos.
Sua doce e meiga voz tem sido forte no deserto. Quanto maior é a solidão, maior e mais alta é a Sua voz.
A ausência de poluição da voz familiar, de amigos, colegas, enfim, poluição audiovisual da televisão, internet, emissoras de rádio, jornais e revistas, libera a atenção total à fala de Deus.
A poluição audiovisual deste mundo tem sido a maior inimiga da voz de Deus.
Por isso, daqui a um mês, 11 de dezembro de 2011, estaremos vivenciando os últimos 21 dias do ano em jejum. Será o Terceiro Jejum de Daniel para aqueles que querem receber o Espírito de Deus.
O jejum será de todo e qualquer entretenimento audiovisual. Estaremos focando nossos pensamentos apenas nas coisas lá do Alto. Quem crê, vai; quem não crê, fica.
Deus abençoe os que creem.
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Lição prática


Certa vez, existiu um grande guerreiro. Mesmo sendo muito velho, ele ainda era capaz de derrotar qualquer desafiante.
Sua reputação ficou conhecida em todo o país, e muitos estudantes reuniam-se para estudar sob sua orientação.
Um dia, um infame jovem guerreiro chegou à vila. Ele estava determinado a ser o primeiro homem a derrotar o grande mestre.
Junto à sua força, ele possuía uma habilidade fantástica em perceber e explorar qualquer fraqueza em seu oponente, ofendendo-o até que este perdesse a concentração.
Então, ele esperava que seu oponente fizesse o primeiro movimento, e assim revelando sua fraqueza, atacava-o com uma força impiedosa e a velocidade de um raio. Ninguém jamais havia resistido, além do primeiro movimento, em um duelo contra ele.
Contra todas as advertências de seus preocupados estudantes, o velho mestre alegremente aceitou o desafio do jovem guerreiro.
Quando os dois se posicionaram para a luta, o jovem guerreiro começou a lançar insultos ao velho mestre. Ele jogava terra e cuspia em sua face. Por horas, ele verbalmente ofendeu o mestre com todo o tipo de insulto e maldição conhecidos pela humanidade.
Mas o velho guerreiro ficou ali parado, calmamente.
Finalmente, o jovem guerreiro ficou exausto.
Percebendo que tinha sido derrotado, ele fugiu vergonhosamente.
Um tanto desapontados por não terem visto seu mestre lutar contra o insolente, os estudantes aproximaram-se e lhe perguntaram:
— Como o senhor pôde suportar tantos insultos e indignidades? Como conseguiu derrotá-lo sem ao menos se mover?
— Se alguém vem para lhe dar um presente e você não o aceita, para quem retorna este presente? – replicou o mestre.
Colaboração: Pr. Ismael Araujo
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Monte Santo


“Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.” Ezequiel 28.14-16
Quando falamos de sacrifício, falamos de vida total e completa no altar.
Quando falamos de altar, falamos de monte, e quando falamos de monte, falamos de conquistas materiais, físicas, sentimentais, familiares e, sobretudo, de um único lugar em que a pessoa, seja membro, obreiro, pastor ou bispo, pode estar salva e blindada contra todas as investidas satânicas.
Pois no monte (altar) somos poderosos em guerra, saltamos muralhas e desbaratamos exércitos.
Já o diabo trabalha diuturnamente para impedir que você suba ao monte (altar), e o mesmo trabalho é feito incansavelmente para lançar fora do monte aqueles que lá conseguiram chegar e estabeleceram suas vidas. Por quê?
É simples. Isso se dá porque, desde a sua criação, o diabo habitou no monte santo de Deus e de lá foi expulso.
Ele sabe o que significa um SER HUMANO com a vida em sacrifício no monte.
Por isso, obreiros, pastores, bispos, esposas e todo o povo: o monte é o lugar que o nosso SENHOR santificou para habitar a “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” 1 Pedro 2.9
Lugar onde nem todo o inferno junto poderá vencê-lo.
Graças a Deus!
Bispo Sérgio Correa
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Que palavra, hein!?


Médico, dentista, engenheiro, advogado, professor, arquiteto, enfim, qualquer profissional é formado na faculdade.
E o que o capacita para determinada carreira? Como ele é formado?
Ele é formado mediante o recebimento científico da palavra. O médico recebe a palavra de conhecimentos médicos; o advogado recebe a palavra de conhecimentos da Lei; o engenheiro civil recebe palavra de conhecimentos da construção civil, etc.
Quer dizer: cada profissão exige ouvir e colocar em prática a palavra ensinada, de acordo com a carreira abraçada.
Quando admiramos uma bela ponte, um edifício arranha-céu, não podemos esquecer que, por trás daquela beleza arquitetônica, existem muitos profissionais que foram instruídos e formados apenas com palavras. Nada além de palavras.
Ao colocarem em prática tais palavras científicas, nasceram as maravilhas da tecnologia.
Imagine a prática da Palavra de Deus.
Imagine quando ela é aplicada ao cotidiano da vida.
Se conhecimentos humanos, por meio da palavra científica praticada, são capazes de criar cidades, aviões, navios, curar doentes e tudo o mais, imagine o que a Palavra de Deus é capaz de realizar na vida dos que nela creem e a praticam.
Pense nisso!
Um profissional liberal precisa de preparo acadêmico básico.
Mas para ser instrumento nas mãos de Deus, basta subir e ficar no Altar. O mais Ele fará...
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai.” João 14.12
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

O Pastor e o Farol‏


Havia uma pequena cidade do lado oeste dos Estados Unidos, às margens do Oceano Pacífico, próspera e progressiva. Não era grande, mas tinha ruas largas e limpas, parques arborizados e os bairros cresciam rapidamente.
A areia branca da praia era como um colar entre os verdes dos morros e o azul do mar. E era ali, no mar, que estava a riqueza do povoado: a pesca.
Cada noite, os barcos varriam as águas com suas redes, trazendo uma quantidade de peixes tão grande que muitas fábricas se instalaram por lá para industrializar e exportar o pescado.
Na entrada da baía, havia um farol antigo que por anos prestava o valioso serviço de guiar os pescadores nas noites escuras de tempestade, iluminando-lhes o caminho no mar.
Nesta cidade, havia também uma igreja, que era a única. O pastor lutava com todas as forças para conscientizar as pessoas do Evangelho e do Juízo de Deus. Poucos lhe davam atenção e menos ainda freqüentavam suas reuniões. Mas o homem não desanimava.
Levantava cedo e passava um bom tempo orando sobre o altar, visitava os doentes, atendia aos que lhe procuravam e ainda se incumbia de acender o farol todos os dias pontualmente às cinco da tarde.
A cidade crescia e os negócios aumentavam. Os barcos eram mais modernos e traziam cada vez mais peixes. O mar era mesmo abundante. Quanto mais barcos viam, mais peixes apareciam nas águas. Ninguém voltava de rede vazia. Noite clara ou escura, ao se puxar a rede, lá estava o valioso tesouro que movia a vida da cidade.
Numa radiante manhã de sábado, o pastor, já com certa idade, morreu. Com exceção dos membros da igreja, ninguém percebeu o fato. Sem chamar qualquer atenção para si mesmo, o laborioso soldado do Evangelho partia da mesma forma que havia vivido.
Sentindo aquela perda, os membros da igreja mandaram uma carta ao prefeito, pedindo-lhe que providenciasse outro pastor. Porém, nenhuma resposta lhes foi dada.
O prefeito era mesmo muito ocupado. Um grande mercado de pesca estava sendo construído para atender os compradores de toda parte. Eram, na maioria, representantes das grandes fábricas da América que vinham fechar lucrativos negócios. Havia também planos para uma nova escola e ampliação do hospital. Com tantos projetos importantes, era mesmo difícil conseguir a atenção daquele homem.
Quando tudo parecia ir bem, a pesca passou a ser escassa. As redes, que outrora vinham cheias, passaram a vir vazias. Em princípio não se deu importância ao fato, afinal os estoques estavam cheios. Mas, com o passar do tempo, o problema se agravou. Os barcos eram lançados ao mar, varrendo cada centímetro das águas, porém, sem obterem sucesso.
O mercado ficou vazio. As fábricas fecharam e os funcionários foram demitidos. A construção da escola foi adiada, bem como a reforma do hospital. Muitos especialistas foram consultados, mas em vão. Ninguém sabia, mas o fato era que o peixe já não vinha na rede.
Desesperados, os pescadores continuavam sua luta. Na esperança de uma mudança, saíam todas as noites para a pesca, e foi numa dessas noites que uma tempestade rapidamente se formou sem que eles notassem. Logo o mar estava revolto e o céu, coberto de nuvens, não trazia nenhuma luz. Sem visão para navegar, um dos barcos, surrado pelas ondas, foi atirado violentamente contra o farol, que, desde a morte do pastor, nunca mais fora aceso.
Na manhã seguinte, o prefeito estava desolado em seu gabinete. Ele havia tentado de tudo o que estava ao seu alcance, sem sucesso. Pensativo e cabisbaixo, avistou sobre a mesa a carta dos membros da igreja, a qual dizia:
“Senhor Prefeito, nós, os membros da única igreja da comunidade, informamos a Vossa Excelência o falecimento de nosso pastor. Em seu ministério, ele orava todos os dias pela nossa cidade e pedia a Deus que nunca faltasse peixe no mar.
Preocupado com os pescadores, também acendia todas as tardes o farol para guiá-los nas noites escuras. Nunca esmoreceu. Se não tivermos outro homem de Deus que abençoe a pesca e acenda o farol, os peixes vão escassear e, numa noite escura, nossos barcos correrão o risco de naufragar, lançados pelas ondas contra algum rochedo no mar.”
O prefeito encontrou assim a resposta que buscava. Os fatos agora eram claros e óbvios à sua frente. “Mas como nunca me dei conta deste homem e de seu trabalho?”, indagou o prefeito a si mesmo.
A partir daí, ele entendeu que o pastor era como o farol, que não lança a luz sobre si mesmo, mas sim sobre as ondas do mar para iluminar o caminho dos homens. Aquele trabalho anônimo era mesmo de extraordinário valor.
Assim deve ser o pastor, um farol aceso por Deus. Não ilumina a si mesmo em busca da glória do mundo, mas lança sua luz para mostrar aos homens o caminho de Deus. No seu clamor, bênçãos são alcançadas e problemas evitados.
Muitas vezes só nos conscientizamos disto quando os perdemos e nos defrontamos com os problemas. Aí, só nos resta aprender a lição da importância do clamor de um homem de Deus. Não é isso que diz a Palavra do Senhor?
“Busquei entre eles um homem que levantasse um muro, e se pusesse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que Eu não a destruísse, mas a ninguém achei.” (Ezequiel 22.30)
Colaboração: Júlio Freitas
 
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

O Sacrifício – Parte II


Não se pode esquecer que o sacrifício é a menor distância entre o querer e o realizar. Ninguém, deliberadamente, será capaz de sacrificar se não for movido pela força interior, que é a fé.
Deus, ao entregar o Seu filho para ser crucificado, foi o primeiro a sacrificar, mostrando, assim, o segredo da conquista.
É muito simples entender isso: quando alguém acredita na força do seu trabalho, é capaz de conquistar o seu espaço, independentemente da crença em Deus. Assim tem acontecido ao longo da História da Humanidade.
Prova disso são os inventos extraordinários que homens, apesar de incrédulos, trouxeram ao mundo. Um exemplo mais simples é o trabalho do agricultor, que acredita na multiplicação da sua semente lançada na terra.
Imagine quando alguém, movido pela crença nas promessas de Deus, toma uma atitude sacrificial! Obviamente, esta atitude não deixa opção para Deus, a não ser a bênção. Afinal, Ele não pode mentir, nem as Suas promessas serem revogadas.
O sacrifício é a porta estreita que conduz às conquistas.
A maioria dos cristãos, entretanto, não crê na necessidade do ato de sacrificar porque só se apoia no sacrifício do Senhor Jesus.
De fato, o feito de Jesus é suficiente para a Salvação dos que creem. Mas eles também têm de sacrificar, conforme o Senhor disse várias vezes aos apóstolos:
“... quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de Mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 10.38-39)
“Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 16.24-25)
“Quem quiser, pois, salvar a vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de Mim e do evangelho salvá-la-á.” (Marcos 8.35)
“Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará.” (Lucas 17.33)
O que observamos é que, pela importância da mensagem, o Senhor Jesus repetiu a mesma coisa em momentos diferentes.
Mateus e Lucas registraram duas vezes, enquanto Marcos, uma. E o que significa tomar a cruz e segui-Lo? E perder a vida pela causa do Senhor Jesus? Tomar a cruz e segui-Lo são exemplos claros da ação da fé por meio do auto-sacrifício.
Perder a vida pela causa do Senhor significa renunciar às ofertas do mundo em prol de uma vida dedicada à comunhão com Deus.
Cada vez, então, que fazemos um sacrifício perfeito, não deixamos opção para Deus. Ele tem que nos abençoar, pois a Fé no Senhor Jesus transpõe qualquer barreira.
O sacrifício é a forma mais convincente de resistência ao diabo. Também demonstra que o cristão não lhe pertence mais, já que o seu sacrifício simboliza a totalidade da sua vida dependente de Deus.
Lembre-se de que no sacrifício está a vida do sacrificante!
Leia Mais:
- O Sacrifício - Parte I
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

O Sacrifício – Parte I


Quando pedimos algo a Deus, Ele não nos atende por causa do nosso choro, das nossas necessidades ou das nossas dores.
Ele age conforme a nossa fé, que é a única “moeda de troca” com Deus.
Por essa razão, quem crê recebe, e quem não crê não recebe! Somem-se a isso as palavras do Senhor Jesus: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem...” (Marcos 16.17)
Quando procuramos um relacionamento com Deus, as obras de caridade ou a vida religiosa não devem ser colocadas em questão, pois, “é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que os buscam.” (Hebreus 11.6)
Deus agrada-Se, principalmente, das atitudes de fé porque é deste modo que o homem prova que é dependente d’Ele e que obedece completamente à Sua Palavra.
Muitos, porém, pensam que chamarão automaticamente a atenção do Senhor por serem praticantes fiéis da bondade e da caridade. Esperam, sinceramente, que Deus os recompense por conta dos seus atos.
Mas não é assim! E é por pensarem desta maneira que muitas pessoas sofrem, mesmo crendo no Senhor Jesus.
Para o Senhor, o pecado é a atitude mais vil do ser humano, mas Ele nos concede o perdão por meio da fé.
Assim, se para termos os pecados perdoados precisamos de fé, não será diferente para alcançarmos os Seus benefícios. O que é mais fácil conquistar: a vida eterna ou as promessas materiais?
Quem não tem fé para realizar os sonhos materiais, também não a terá para conquistar as promessas espirituais.
Como exemplos de fé, o Senhor Jesus lembra-nos da grande fome em Israel no tempo de Elias. Naquela ocasião, o profeta foi enviado apenas a uma viúva que vivia em Sarepta e a nenhuma outra pessoa. No tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel, mas somente Naamã foi curado. Verifique:
“Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.” (Lucas 4.25-27)
Por que motivo apenas essas pessoas foram beneficiadas? Porque, em ambos os casos, neles houve a manifestação plena da fé!
Assim, cada um tem a chance de abraçar o caminho da fé ou da descrença. Quando escolhemos o caminho da fé, é preciso estarmos dispostos a sacrificar, pois a prática da fé exige sacrifícios constantes.
Leia Mais:
- O Sacrifício - Parte II
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo

Diante do Altar


“Assentado diante do gazofilácio, Jesus observava como o povo lançava ali o dinheiro.” Marcos 12.41
O verbo observar trata de um exame atento e mais apurado.
Portanto, Jesus não estava sentado diante do altar como mero espectador. Seu grande interesse era saber como o povo ofertava.
Dinheiro é papel. Seu valor nominal pode ser enorme, ainda assim, é papel. Sua importância e representação pode ser ainda maior, inclusive de bom servo. Mas não deixa de ser papel.
A oferta também é papel. Se for ouro, é metal. Se for casa, é concreto. Se for carro, é ferro.
O que valoriza a oferta não é o seu montante. É a fé.
Fé de que Deus não ficará em débito com o ofertante, e, de acordo com Suas Promessas, há de recompensá-lo muito mais.
O peso da oferta está na certeza de que Deus existe e Se torna Galardoador dos que O buscam. Hebreus 11.6
Subitamente, entre os ofertantes, surgiu uma viúva pobre. Não era para estar ali. A Lei religiosa não permitia que uma mulher entrasse no Templo, além do Pátio das Mulheres.
Por tal motivo, é provável que ela tenha se aproximado do gazofilácio com sentimento de culpa. Além do que, suas moedas insignificantes não atendiam à determinação sacerdotal de valor mínimo exigido na oferta.
Some-se a isso o fato de as moedas cunhadas em Israel serem de valor muito inferior as do Império romano.
As moedas da viúva eram judaicas.
Portanto, a viúva tinha tudo para continuar sendo excluída, só e miserável. Era viúva, pobre, não podia estar diante do gazofilácio, sua oferta era desprezível, enfim, perante sua comunidade, nada havia nela digno de consideração.
Mas Quem estava ali, sentado junto ao gazofilácio, para pesar o coração dos ofertantes?
O Senhor Jesus Cristo, o Deus-Filho do Altíssimo.
Sabe por quê?
Ele estava ali por causa dela.
Ele continua sentado diante dos gazofilácios…
Ninguém O vê. Mas Ele vê a todos.
Porém, honra somente os desprezados, injustiçados, excluídos e sofridos que vêm a Ele de todo o coração, com todas as forças e de todo entendimento.
Chamando Seus discípulos, disse-lhes:
“...Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles (os ricos) ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” Marcos 12.43,44
 
Espalhe por aí:
Publicado por: Bispo Edir Macedo