SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Série Sucesso: A Boazinha

Por janagomes em 23. Out, 2010.

Que tipo de funcionária (o) é você?

Sabe aquela funcionária que sempre chega na hora certa, nunca falta, não reclama de nada e trabalha sempre até mais tarde? Ela é tão “boazinha”…
Pois é, ser “boazinha” nem sempre vai garantir o seu sucesso profissional e pessoal.
“Ela chega logo cedo ao trabalho, é sempre extremamente educada com todos, independente do posto que ocupem, traz sempre o sorriso nos lábios, é doce e gentil, está sempre a disposição de todos. Se oferece para tudo, mesmo que saiba que não tem condições de realizar todas aquelas tarefas ao mesmo tempo…”
Em toda empresa existem 3 tipos de funcionários: O Bom, o Ruim e o Bonzinho.
- O bom é aquele que tem um produto maravilhoso para vender, e vende: Ele mesmo! Tudo o que o bom faz, a empresa inteira fica sabendo.
- O ruim é aquele que sempre acha que tudo está errado, desde o chefe, seus colegas e até um simples “cafézinho”, para ele, é um problema.
- Enquanto o bom passa o dia falando bem dele mesmo e de seus feitos, o ruim passa o dia falando mal dos outros. Ao passo que o boazinho é aquele que nunca diz nada! Não tem argumento, é travado, não contribui para o desenvolvimento do seu trabalho e do grupo.
Nas empresas, de modo geral, o bom vai para cima, o ruim acaba saindo, mas o bonzinho… Fica sempre no mesmo lugar! Tem bonzinho que está na empresa há muito mais tempo que seu chefe, talvez desde a fundação da empresa!
A boazinha é acomodada e medrosa ao mesmo tempo. Quando ela pensa em deixar a empresa, está tão desatualizada do mercado, que não se vê realizando outra função, por outro lado, fica com medo, que por ter se tornado ultrapassada e velha, não consiga emprego melhor… Não arrisca, não troca o certo pelo duvidoso; duvidoso “aos olhos dela”!
Será que você é a “boazinha”??? Veja as 4 característica da “boazinha”:
- É apenas ouvinte, evita dar palpites porque tem medo de ser mal interpretada.
- Concorda com tudo. Aceita tudo sem questionar, principalmente  aquilo que não concorda. Por mais que saia prejudicada. Sua mente fica a mil/hora pensando em como dizer “não” àquele pedido, mas respira fundo e calmamente, aceita!
- Não desafia ninguém, evita conflitos, não gosta de competição. Prefere se rebaixar, se atolar em trabalho do que mostrar a sua posição.
- Detesta “aparecer”. Prefere o anonimato, não revela seus talentos. Quando surgem as raras oportunidades de fazer a diferença, ela age com apatia. Se tiver que matar um leão e se tornar a heroína da empresa, prefere se esconder em um local seguro e esperar até que ele morra de velho! Ou seja, tem a solução que vai revolucionar a empresa e deixar a sua marca, mas opta em ficar quieta, torcendo para que outra tenha uma ideia melhor que a sua. Resumindo: Tem medo de se lançar!
A boazinha é aquela funcionária que todo mundo quer ter como colega, porque é simpática, divertida, não cria problemas, elogia a todos, está sempre disposta a ajudar, mas que nunca é convidada para nenhum convívio em grupo. E, é por esta razão que, chefes e colegas, preferem que a boazinha continue onde está!
O tempo passa e a boazinha vai vendo seus colegas sendo promovidos, enquanto ela permanece ali, batendo palmas para o sucesso alheio. Muitas vezes, pessoas até, que a boazinha ensinou a chefiar, mas ela continua na mesma função de sempre…
Vale lembrar que todos nós começamos no mercado de trabalho como “boazinha”, antes de criarmos atitudes e passarmos a ser Boas ou Ruins. Aliás, os bonzinhos são ótimos funcionários, e os mais baratos!
Como deixar de ser a “boazinha”?
- Criar coragem. Não quer dizer que tenha que “chutar o pau da barraca”, mas precisa aprender a se valorizar, mostrando que também pensa, que também tem opinião. Claro que lentamente, até chegar ao ponto de discordar do que realmente interessa.
- Se atualizar na sua profissão, através de cursos de curta duração. Esses cursos alargam a visão, porque traz o convívio com pessoas de outras empresas e que já trabalham na área, e são bem sucedidas ou não. De qualquer forma, faz com que tenha novos parâmetros para sua carreira. A boazinha que não se recicla profissionalmente, perde a noção do mundo, vive a rotina “casa-trabalho-casa”.
- Mandar currículos para outras empresas, fazer entrevistas de emprego. Nestas entrevistas, a boazinha se vê obrigada a falar bem dela mesma e com isso, poderá aprender a reconhecer o seu valor e se tornar “Boa”!
- Aprender a dizer “NÃO, com jeitinho e educação, mas, com firmeza!
Quando somos Bons no nosso trabalho, pisamos no acelerador, se somos “bonzinhos”, andamos sempre com o pé no freio…
Comparados com outros profissionais do mercado, a boazinha leva uma grande vantagem, ela é boa, só precisa deixar de ser… boazinha!
*E, normalmente é comum achar boazinhas nos serviços públicos, que se acomodam anos a fio nesta função, até se aposentarem porque não BOAS ou não tem objetivos de crescer!!!

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