SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































terça-feira, 23 de julho de 2013

Por que deixei de ser católico

12

Nunca escrevi sobre isso, apesar de já ter falado publicamente a respeito. Minha intenção não é atacar católicos, pois todos têm o direito de crer no que querem. Tampouco escrevo para fazer apologia a qualquer outra igreja, mesmo à minha. Quero apenas revelar o que me fez reavaliar minha fé católica há 27 anos atrás. Talvez ajude alguns na mesma situação.

Cresci como todo bom católico. Meus pais me levaram para batizar depois de meses de nascido. Meu irmão mais velho iniciou e terminou seus estudos em colégios católicos. O orçamento da família já não permitiu que eu fizesse o mesmo. Quando íamos à missa, eu me sentia um pária quando meu irmão ia à frente tomar a hóstia mas eu não podia, pois não tinha feito a primeira comunhão.
Mas isso não me impediu de assistir às missas de nossa paróquia aos domingos, usar crucifixo no pescoço, imagem da santa na carteira, fazer o sinal da cruz todas as vezes que passava na frente da igreja e em qualquer outra ocasião que pedisse um pouco mais de sorte e proteção, por boa medida. Ah, e claro, não esquecendo das romarias que meus pais faziam quase que anualmente à Aparecida do Norte.
Aos meus 13 anos, uma reviravolta aconteceu em nossa família. A história é longa, mas a conclusão foi que meu pai traiu minha mãe, acabou saindo de casa, e o nosso mundo relativamente tranquilo veio abaixo. Entre noites de choro e vontade de morrer, vinham as perguntas: Por quê? O que fizemos para merecer isso? O que foi feito de nossas orações e devoções e velas acendidas?
Tudo que o padre nos dizia era que “Jesus também sofreu, quem somos nós para reclamar?” Além de não ajudar, ainda nos fazia sentir mal de ter perguntado.
Aí alguém me ensinou a fazer algo pela primeira vez na vida: abrir a Bíblia e entendê-la.
Amanhã vou lhe dizer o que eu descobri e o que isso causou à minha fé. Nos vemos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário