SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Eu, comigo mesma, o dia todo!

Qual o maior perigo para o cristão? Será o diabo? Ou o pecado? Deixar de ler a Bíblia? Parar de ir a igreja? Ou talvez, perder a salvação?

Eu estava assistindo a um culto, cá em Portugal, e o Bispo iniciou a reunião com esta pergunta, ninguém na plateia foi capaz de dizer a resposta certa. Quanto mais o Bispo indagava, mais intrigada as pessoas ficavam… O que poderia ser mais perigoso para o cristão do que perder a salvação???

Nada disso! É claro que, com toda certeza, é preciso vigiar para não cair em tentação, para não pecar, não nos acomodarmos na fé e fugir da aparência do mal. Entretanto, o nosso maior inimigo está sempre conosco, não tem como fugir. Somos nós mesmos, o nosso eu nunca nos deixa!
Então fiquei pensando… Se o mal aparecer para mim como ele realmente  é, obviamente que irei rejeitar, consequentemente, o diabo já pensou nisso antes de nós! Por isso, a melhor maneira de nos seduzir ao erro é usando alguém intimamente ligado a mim, de maneira que eu não possa negar… Esse alguém, sou eu!!!

“Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.” (Romanos 8:36)

De todos os mandamentos sagrados, Jesus nos pede que vivamos e pratiquemos os dois primeiros, porque os demais ficam, de certa forma, “fáceis” de seguir. O que isso quer dizer? Eu tenho que amar a Deus acima de todas as coisas, o verdadeiro amor vence o mundo, então, por amor a Ele, sou entregue à morte o dia todo!

Você deve se perguntar: Deus quer que eu morra?! Sim! Morra para si mesma, para suas vontades, para os seus desejos, para o seu “eu”!!! O dia inteiro temos que estar vigilantes e atentas, porque a qualquer momento o meu “eu” vai querer falar mais alto, tentar me seduzir, e como se trata de “mim mesma”, como vou negar e dizer: não??

Se uma “amiga” ou um familiar vem com uma palavra sutil para tentar me enganar ou fazer com que a minha vontade prevaleça, com um pouco de esforço, eu consigo negar àquele apelo, mas, se sou eu mesma? É preciso ter Deus no controle da nossa vida, temos que nos manter como ovelhas, entregues nas mãos do nosso Dono e o dia todo vigiar para dizer não ao nosso “ego”. Matar o meu “eu” significa que eu nem sempre posso fazer o que quero, como quero, dizer aquilo que quero, na hora que quero e para quem eu quero. Requer atenção e cuidado, consulta constante a Deus, porque Ele sabe o que é melhor para mim e para o meu próximo. Isso não é fácil, mas possível, desde que eu queira…

Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência. A ovelha é o mais dócil dos animais de uma quinta (fazenda), é até possível estabelecer laços de cumplicidade com elas, tal como com a maioria dos restantes mamíferos de companhia. Além disso, a ovelha é um animal muito resistente, que suporta bem grandes variações térmicas e temperaturas extremas, seja frio ou calor. Este fator é fundamental para os agricultores das regiões mais desfavorecidas. Por esta relação de amizade, do animal para com seu criador, é que, normalmente, a ovelha, não oferece resistência alguma no ato do abate. Talvez a “bichinha” pense assim: “Ele é meu dono, sabe o que está fazendo e não reage…”

Penso que esta é a chave de vencer este inimigo constante que habita dentro de nós, NÃO REAGIR! Não adianta mudar de país, fazer uma viagem, buscar um “divã”, enquanto você não for capaz de dominar o seu “eu”, permanecerá infeliz, sozinha e muito possivelmente, sem salvação. Deixe o Espírito Santo dominar você, faça de você mesma, sua amiga em tempo integral, convertendo o seu interior em uma nova criatura através da unção de Deus! Desta forma, para vencer as minhas lutas diárias, uso da boa consciência (Novo “eu”) para tomar a atitude certa e seguir na fé.

“Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé.” (1 Timóteo 1:19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário