Continuação do Post “Os Hipócritas e seu fim“…

Antes de nos ensinar a orar corretamente, Jesus fez uma séria advertência para não cometermos a hipocrisia diante de Deus!

A hipocrisia anula qualquer oração, porque não há nada de sincero neste comportamento. Ele nos lembra que Deus vê como ninguém vê, nos vê secretamente.
“Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.” (Mateus 6:5-8)
A primeira coisa a considerar na momento da oração, é que não vamos nos dirigir a um Senhor distante, a um desconhecido, mas ao nosso Pai! Ele quer ser tratado como Pai, não como “garçom”, “empregado” ou “carrasco”, quer ser reconhecido como convém.
Você vê a Deus fisicamente? Eu também não! Pois é, Jesus ensina que devemos nos retirar secretamente para falar com o Pai, é preciso tomar o cuidado de trancar a porta do quarto para que ninguém saiba o assunto que estamos tratando com Ele. Então, a oração que agrada a Deus não é aquele “chororô” tremendo que muita gente faz, uma gritaria inconsolável, tremores pelo corpo todo, não, nem pense nisso! Deus não quer escândalos, Ele quer privacidade para falar conosco, ouvir a nossa voz, saber exatamente o que se passa no nosso coração. Afinal, se estamos em secreto, só estamos nós dois, não há porque gritar, Ele não é surdo.
Claro que sendo omnisciente, antes mesmo de abrirmos a boca, o Senhor já sabe do assunto (Salmos 139:5), sabe do que precisamos, mas Ele tem prazer de ouvir da nossa boca, Ele nos deixa decidir o que falar, nos dá liberdade de chegar a sua presença e expor as nossas necessidades… Vai que você precisa de uma coisa e na hora “H”, acaba pedindo outra, que julgue mais importante… Ele se agrada da sinceridade do nosso coração, de como derramamos a nossa alma diante d’Ele, do modo como demonstramos nossa dependência total n’Ele!
Quando um filho se dirige a nós, só da maneira que ele se aproxima, nós que somos humanos já conseguimos ter uma noção do que ele precisa, eu imagino Deus… Às vezes sei que meu filho precisa de algo, conversamos, mas ele acaba pedindo de outra maneira, ou parte daquilo que eu estou disposta a lhe dar e por  mais que eu insista, não tem jeito… Naquele momento, ele não está interessado, então, eu fico ali, só observando de longe, respeitando o espaço dele, o direito dele, sua privacidade, até que ele venha até a mim e se renda… É quando ele diz: “Sabe, mãe, eu não quero ser pesado para vocês, tentei resolver da minha maneira, mas não consegui… Será que vocês podem me ajudar?” Minha resposta é imediata: “Claro que sim, meu filho, eu só estava esperando você aceitar a nossa ajuda!!!” Meu coração se enche de alegria quando meu filho mostra que confia em mim! Depois fico pensando… Não era mais fácil se ele fosse direto e resolvido logo o seu problema? Pois é, Deus é educado, respeita a nossa decisão, porém, se O buscarmos como convém, de pronto nos responde!
Acontece que muitas pessoas tem a oportunidade de falar com Deus, com seu Pai e perde tempo, fazendo orações longas, repetitivas, cansativas e vazias, sem nenhum objectivo final. Fazem por obrigação, fazem por fazer, fazem sem pensar ou fazem para os outros verem… Jesus compara este tipo de oração com a dos pagãos (idólatras, gentios, hipócritas).
Já ouvi muitas orações deste tipo: “Senhor, Amado Deus… Tu que estás entronizado nas alturas, que a todos vê, que sonda mentes e corações, que ouve e responde… Ó Senhor, eu venho diante de Ti por sou necessitado e preciso de ajuda, só Tu podes me socorrer… Tu és soberano e Poderoso, então me socorre, me ajuda… Vem na minha vida, salva-me!!!”
Você consegue entender alguma coisa nesta oração? Pois é, nem Deus!!! Este tipo de oração é um exemplo básico dos “gritos vazios”, Deus não ouve! (Jó 35:13)
É óbvio que Ele sabe quem Ele é e do que é capaz de fazer, mas se você ficar perdendo seu tempo, nunca vai chegar a lugar algum!!! Quem ora assim não sabe o que quer, não tem objetivo, não conhece a Deus de verdade, não O tem como Pai, por isso, fica anos dentro das igrejas sem alcançar nada, se cansa de lutar com a força do seu braço e desanima, depois desiste e se afasta.
Jesus nos ensina a sermos objetivos, diretos com o Pai. Temos que falar com Ele sem rodeios, sem procurar palavras bonitas, que muitas vezes você nem sabe o significado, ou usa um monte de sinónimos para dizer a mesma coisa, só para fazer orações compridas e “tentar” mostrar para aos outros que tem muita comunhão com Deus!!!
Sabe o que é Comunhão com Deus? É andar com Ele, conversar com Ele abertamente porque tem certeza de que vai ser atendida (o) e recebe a resposta! É viver consciente de que não estamos mais sozinhas, é saber que eu não preciso provar nada para ninguém, não preciso competir com ninguém, ter medo de nada, porque Ele vai na minha frente. É ter a certeza de, antes mesmo que eu abra a minha boca, Ele já sabe o que eu vou dizer e me responde, porque é um Pai presente. Pode o mundo inteiro me deixar, podem todos me excluir, pode tudo me faltar, só não pode faltar a Sua presença em mim!!!
Então, da próxima vez que você for orar, por favor, ore direito que Ele imediatamente vai te responder!!!
Viva isso…