SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































terça-feira, 29 de novembro de 2011

Homem sem atitude: a culpa é sempre da mãe?


Posted by Exército Universal On 08:30 0 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Qual mulher nunca culpou a mãe do amado pela falta de atitude madura dele? Porém, muita calma nessa hora, porque, segundo a psicóloga Angélica Amigo, nem sempre a culpa é da mãe, mesmo que, eventualmente, ela tenha sido um agravante no amadurecimento do filho.



Para ela, o homem é que tem de ter consciência da sua vida como adulto. “Ele precisa entender que agora tem responsabilidades a serem cumpridas e aceitar que o defeito é dele caso não seja maduro. A culpa mora na diferença entre o que se fez e aquilo que poderia ou deveria ter sido feito.”


Porém, a mãe pode ter responsabilidade na formação de um homem sem atitude, por conta da forma de educá-lo. “Ela deve respeitar, acima de tudo, a fase do desenvolvimento dele. Não dá pra tratar um homem de 19, 20 anos, que acabou de entrar na faculdade, como quando ele tinha 6. Ele já sabe fritar o próprio bife”, explica Angélica.


De acordo com a psicóloga, respeitar as fases é incentivar o crescimento físico e emocional do filho. “E crescimento tem a ver com separação, perda, frustração. Ele não é mais o filhinho da mamãe.”


É claro que para ensinar a um homem adulto, mas sem atitude, que ele deve mudar, é preciso primeiro estar disposto a isso. “É necessário fazê-lo entender que a culpa dele ser assim é dele mesmo. Mas isso é difícil, porque traz outros sentimentos, como medo de entrar em contato com a realidade, remorso e, às vezes, até raiva. Por isso, é fácil jogar a culpa no outro e não querer mudar”, diz a psicóloga.


Foi a situação pela qual passou a funcionária pública que prefere não se identificar e que vamos chamar de Helena. Ela conta que, logo que se casou, o marido não sabia dizer “não” às pessoas. “Tive que mostrar que se aquilo continuasse ele seria visto como um irresponsável, já que não conseguia cumprir com o que prometia para várias pessoas. No começo, ele foi resistente, mas conseguiu mudar. Foi um passo importante para o amadurecimento dele.”


Informações "Comportamento ArcaUniversal"




Espalhe por aí:

Texto retirado do Exército Universal - www.ExercitoUniversal.com.br http://www.exercitouniversal.com.br/2011/11/homem-sem-atitude-culpa-e-sempre-da-mae.html#ixzz1f7duKKkJ
WWW.EXERCITOUNIVERSAL.COM.BR
Under Creative Commons License: Attribution No Derivatives

Nenhum comentário:

Postar um comentário