SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Resposta aos Casais – 7

20 de Setembro, 2011 3 Comentários Jana Gomes

“Não me provoque senão eu falo mesmo!”

Nem tudo o que vem na nossa cabeça é para ser dito. É claro que para ter este controle é preciso pensar antes de falar. A verdade é que as pessoas não pensam antes de falar, acham que ser sinceras é “vomitar” as verdades na cara das pessoas sem o menor respeito pelo próximo. Não!
Ser sincero é saber expressar aquilo que pensamos, é ser verdadeiro sim, mas isso não significa que eu tenho que ser desequilibrado (a), ou não saber como colocar as minhas palavras. Temos que ser verdadeiros, mas sem desrespeitar as outras pessoas.
Entre aquilo que eu julgo ser verdade e o ouvido da outra pessoa, existe o quesito “educação”. Tudo vai depender de como eu lanço a minha opinião. Eu não preciso ser mal-educada ou agressiva para expressar aquilo que eu penso. Eu tenho que falar a verdade, mas para isso, não preciso ferir o meu próximo.
Tenho atendido muitas pessoas, sobretudo, mulheres, que se queixam de serem mal compreendidas, mas o segredo está justamente na maneira que as palavras são colocada nos ouvidos das outras pessoas.
Observe este maravilhoso provérbio: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” (Provérbios 15:1)
Está escrito que a resposta delicada (cortês, elegante, meiga) acalma o furor (ânimo exaltado), por outro lado, a palavra dura, ou seja, dizer a verdade sem pensar no sentimento das outras pessoas, sem medir o seu grau de agressividade, vai aumentar a raiva. Ou seja, você será mal interpretada!
Todas as suas pérolas de verdade serão como lixo, não servirão de nada, somente porque você não pensou em como colocar as suas palavras nos ouvidos das outras pessoas.
Sabe que, a qualidade do relacionamento também está no que dizemos um para o outro. De certa forma, somos um pouco fruto do que falamos. “A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” (Lucas 6:45)
As palavras são sementes que lançamos na vida das pessoas. Ora, essas sementes saem de nós, são um pedaço de nós. Não adianta depois dizer que não era bem isso que eu queria dizer… Era isso sim, senão, você não falaria, o “x” da questão está em como você fala.
A lei da semeadura não falha, logo, tudo que plantamos com a língua cedo ou tarde vamos colher. O problema é que ninguém quer colher, claro, plantar é o trabalho mais fácil, quase não exige dor ou sacrifício, agora, colher… Daí, quando colhe o fruto que não era esperado, vai logo culpar as outras pessoas por interpretar mal suas palavras. Experimente pensar antes de falar as suas verdades, verá que as pessoas irão lhe entender.
É preciso sermos sinceros e analisarmos que tipo de semente estamos plantando no nosso casamento. Na nossa vida em geral, porque um dia vamos ter que fazer a colheita desses frutos. E olha que quando a semente frutifica, volta multiplicada…
É imprescindível pensar antes de falar, para não plantarmos uma semente ruim ao invés da boa que na verdade, queríamos plantar.
Quer ser ouvida (o), compreendida (o), quer ver o retorno positivo das suas palavras, pense, respeite o direito do seu próximo como você gostaría de ser respeitada (o) e nunca se esqueça:
“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” (Provérbios 18:21)
Casais, Destaque


Veja o artigo original em: http://joiasdavida.com/2011/09/resposta-aos-casais-7/#ixzz1djlPNV3Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário