SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cuidado com a sua imagem


"... Estas redes sociais apresentam um enorme potencial de crescimento, não apenas do ponto de vista individual assim como oportunidades para implementar inovadores modelos de negócio que podem ser explorados por empresas e empreendedores. Estas redes sociais são reconhecidamente importantes quer pelo seu aspecto lúdico, assim como numa vertente mais profissional de desenvolvimento de redes de contactos/networking, quer na possibilidade oferecida como canal de marketing. Do ponto de vista empresarial estas redes sociais podem determinar ou ajudar a determinar o potencial de negócio de um determinado produto ou serviço.
No entanto, e apesar de todo o potencial apresentado, estas redes sociais são igualmente uma séria ameaça.
Não querendo pintar um cenário demasiado negro, mas tentando ser realista, as redes sociais, em particular aquelas de maior dimensão e que maior representatividade apresentam, são alvo de ataques visando explorar a principal vulnerabilidade destas mesmas redes: os seus utilizadores.
Não posso deixar de confessar que sou um utilizador de redes sociais. Para além de ter conta de em redes sociais como o LinkedIn, Plaxo, Twitter, Facebook, Tumblr e outras, sou igualmente um blogger acérrimo, criando conteúdo para múltiplos sites. Apesar de tudo, tenho a perfeita consciência do grau de exposição que esta situação causa, em particular a exposição a múltiplas ameaças e riscos.
Uma das principais ameaças à segurança e privacidade dos utilizadores, é proveniente do tipo de conteúdos e de informação que os utilizadores partilham nas redes sociais. Um pequeno exemplo: uma foto divertida hoje partilhada no Facebook, pode tornar uma foto comprometedora no futuro. Existe alguma falta de percepção por parte dos utilizadores sobre o impacto que a partilha destes conteúdos e outros pode provocar. Os conteúdos partilhados hoje numa rede social, vão ser distribuídos e partilhados por inúmeros utilizadores e vão persistir na rede social, mesmo que a conta do utilizador seja removida da rede. Não há retorno. ..."




Publicado por: VPR Correspondente Samambaia Sul 316.

Nenhum comentário:

Postar um comentário