SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































quinta-feira, 15 de novembro de 2012

E aí, deu pau?



14/11/2012
27 Commentsby Patricia Lages
Sabe quando você quer falar alguma coisa, principalmente em público, e dá aquele branco? Você fica com cara de paisagem e, por mais que tente se livrar da saia justa, aquele silêncio é pior do que o “pam” que o Windows faz quando trava! A diferença é que o Windows tem como reiniciar, mas nós não temos esse botão, quando dá pau já era!
Você sabe que os Estados Unidos são um dos países que mais faz pesquisas no mundo. Eles são ótimos nisso, bem como os ingleses, e sabem que a informação é um poder inestimável. Mas uma das pesquisas que mais me chamou a atenção este ano foi sobre os maiores medos das pessoas.
Essa pesquisa tem sido realizada há muitos anos e o resultado principal, ou seja, o maior medo das pessoas, era morrer. Depois vinham todos os outros. Mas este ano a coisa mudou e a pesquisa aponta que o maior medo da humanidade é, por incrível que pareça, falar em público! Mas por quê?
Claro que esse medo não vem propriamente de falar em público, mas sim, de dar um fora diante das pessoas. Isso prova o quanto os seres humanos estão preocupados com a opinião dos outros. “Se eu falar uma bobagem, o que vão pensar de mim?” Estão mais preocupados com isso do que com o destino de suas almas após a morte. Tem coisa mais doida que isso?
Por outro lado, esse medo também pode ser traduzido como timidez que, no fundo, nada mais é do que evitar a exposição e fugir de uma situação que pode evidenciar uma fraqueza. Mas desde quando fugir é a melhor forma de lidar com as coisas?
No mundo corporativo não tem como crescer ficando debaixo da mesa. Se você não colocar suas ideias, se não souber falar bem e se ficar torcendo para passar despercebido, você será mais um na multidão. É isso que você quer?
Se você tem medo de falar em público, precisa enfrentar isso. Trace uma estratégia nem que seja começando por um grupo de duas pessoas. Escolha um tema que você domina e exponha suas ideias, questione seus amigos e não tenha medo.
A Bíblia cita 366 vezes a frase “não temas”. Uma para cada dia do ano e, de quebra, uma a mais para o ano bissexto! Mas este mundo diz o tempo todo exatamente o contrário: “cuidado, olha lá, o que vão pensar?” A qual palavra você vai dar ouvidos?
O que me fez escrever esse post hoje foi a seguinte passagem de Jeremias 1:17:
“Tu, pois, cinge os teus lombos (prepare-se), e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto Eu te mandar; não desanimes diante deles, porque Eu farei com que não temas na sua presença.”
Em que parte está escrito “fique na sua, não se exponha, o que vão pensar”? Ao contrário, Deus diz “prepare-se, levante-se, não desanime, não temas“. Então, antes que alguém pergunte “o que eu faço para não ter medo?”, já está aí a resposta: vá em frente que o resto é com Ele. Mas é você que tem que ir, Ele não vai no seu lugar!
Nos vemos!

Compartilhe!

Patricia Lages

facebooktwitter
Jornalista com 20 anos de experiência na área de comunicação, tendo atuado no Brasil, Argentina, Inglaterra e Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário