SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































domingo, 8 de novembro de 2015

Amor e respeito

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeitoEfésios 5.33
Em poucos versículos (do 22 ao 33), Paulo revela o grande segredo para um casamento ser bem-sucedido. E toda a explicação resume-se a dois fatores: amor e respeito.
Amor e respeito. Duas palavras simples que se tornaram verdadeiros clichês: ao mesmo tempo em que perderam o sentido original na cabeça da maioria das pessoas, fazem essa mesma maioria revirar os olhos e pensar “como se eu não soubesse ou não praticasse isso…”. O conceito processado de forma automática impede uma reflexão mais profunda sobre essas palavras, e está justamente aí a causa da ruína de muitos casamentos.
Nas discussões entre casais, quando a esposa cobra atitudes que demonstrem amor da parte do marido, normalmente ele vem com a resposta: “Mas é claro que eu amo você”. Da mesma maneira, quando um marido cobra mais respeito de sua esposa, ela se defende com um: “Mas eu te respeito, sim!”. Na realidade, se as justificativas fossem verdadeiras, não haveria cobranças. Se as cobranças são reais, a ausência desses fatores também é real.
Isso acontece porque, muitas vezes, o marido que diz amar a sua esposa é o mesmo que a deixa em último plano, que nunca abre mão de suas preferências e de sua vida de solteiro. E, de maneira semelhante, a esposa que diz respeitar o marido é a mesma que permite a interferência dos pais no relacionamento, que toma decisões por conta própria e que não dá crédito para a opinião de seu companheiro. Não há correspondência entre o que dizem fazer e o que fazem, entre palavras e ações. Um conceito muito superficial sobre o que realmente é o amor e o respeito.
Para quem não está muito familiarizado com o real significado dessas palavras, a Bíblia dá a explicação e ainda mostra como colocá-las em prática:
– Amor: entrega.
…como também Cristo amou a igreja e a Si Mesmo Se entregou por ela. Efésios 5.25
– Respeito: submissão.
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor Efésios 5.22
O conselho deixa claro que cada um – homem e mulher – tem o seu papel, já que cada um também tem as suas necessidades. Se os papéis forem cumpridos, as necessidades serão saciadas. O homem precisa de respeito, enquanto a mulher precisa de amor. Quando um oferece ao outro exatamente o que ele precisa, então há um casamento feliz. Por isso, Paulo orientou a cada um a focar no que tem que fazer pelo outro, e não no que o outro tem que fazer.
Amor e respeito. Dessas duas palavras, guarde a que você precisa dar, não a que você precisa receber.
Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário