Você conhece a alguém há cerca de 03 anos? Por exemplo: uma colega de trabalho, uma vizinha, uma colega de escola… Enfim, imagina que é um fim de semana prolongado, com feriado na sexta-feira, na segunda vocês voltam a se encontrar… Você seria capaz de reconhecê-la? Acha possível esquecer o rosto de alguém tão facilmente?



Pois é, haviam 02 seguidores de Jesus, que passados 03 dias após a morte do Mestre encontraram com Ele na saída de Jerusalém e simplesmente não O reconheceram!!! Como é possível, caminhar por cerca de 10 km com alguém que você conviveu por 03 anos e não se lembrar desta pessoa???
Vamos analisar o que diz as Escrituras Sagradas no Livro de Lucas 24:13-25, alguns pontos chamam a minha atenção, espero que desperte você também…
“Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem.”
Primeiro – Me chama a atenção, o facto deles serem “seguidores”, ou seja, sectários, religiosos, pessoas que seguiam cegamente as doutrinas, sem pensar ou questionar. Mas no fundo, não passam de incrédulas! As igrejas estão cheias de sectários!
Incredulidade é a repugnância em crer, a pessoa reluta, se nega a crer, até faz o que é mandado, mas seu interior, rejeita tudo aquilo. Por isso, ficam cegas, não criam vínculos ou compromisso com o que “diz” seguir. Estas nas igrejas, frequentam aos cultos, mas não tem o menor compromisso com Deus.
Esses sectários evangélicos, acreditam em Jesus apenas enquanto estão nas igrejas, no ambiente religioso, envolvidos com os rituais sagrados, quando saem da porta para fora, deixam a capa de cristã no salão da igreja e voltam a agir com incredulidade. No ambiente familiar, no trabalho, nas ruas, duvidam, assim como aqueles dois seguidores de Jesus, enquanto o Senhor estava com eles, criam, mas lá fora, quando o Mestre já havia morrido, negaram a fé que diziam ter!
Foi a incredulidade que os impediu de reconhecer a Jesus!
“Então Jesus perguntou: — O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste…”
Segundo – Aqueles homens estavam conversando com tristeza. Durante a caminhada, eles vinham tratando de suas preocupações, por isso estavam tristes! Vejo muitas pessoas que vem a igreja, mas durante o culto, ficam aéreas, desatentas, preocupadas com seus problemas pessoais, o tempo passa (a caminhada) e continuam tristes, outras pessoas chegam até Jesus depois delas e são abençoadas, mas elas continuam seguidoras, tristes, por quê?
Porque não conseguem viver pela fé, não se entregam, na verdade não confiam, continuam vindo a igreja como religião e não para mudar de vida, de atitudes, não se revoltam com a situação, estão habituadas a lamentar e serem ouvidas, por isso, se negam a ouvir a voz de Deus para não terem que sair do comodismo em que vivem, depois, é claro, não alcançam o milagre e ainda ficam reclamando que Deus não responde!!!
“… e um deles, chamado Cleopas, disse: — Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? — O que foi? — perguntou ele. Eles responderam: — O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu.”
Terceiro – Estavam cheios de razão! A maneira com que eles falaram com Jesus. Há pessoas que nos procuram e dizem: “Poxa, já venho a igreja há tanto tempo… Deus não me responde, será que Ele não vê que eu faço tudo certinho, sou fiel, venho a igreja religiosamente, todos os pastores conhecem a minha vida…” E por aí vão as desculpas… Aos olhos destas pessoas, todos estão errados e só elas estão certas, então porque não são abençoadas? Porque com certeza, há alguma coisa errada e eu garanto que não é com Deus!
As promessas estão se cumprindo em sua vida? Ótimo! Louvado seja Deus!!! Mas, se não estão acontecendo, pare e reflicta sobre suas acções, antes que seja tarde demais…