Um dos maiores obstáculos para qualquer carreira profissional é o Medo! Medo de decidir, medo de mudar, medo de tentar, medo de falar, medo de agir…



Mas o que é medo? É o estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginários, preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade.
É por isso que existem tantos artigos e livros de auto-ajuda que terminam com uma recomendação bem simples: Não tenha Medo! A verdade é que, se fosse mesmo assim tão simples, ninguém no mundo teria medo de nada, não é mesmo?!
Veja a realidade:
Somos humanos e todos nós temos algum tipo de medo, existem várias formas de manifestarmos o nosso medo:
- Desconfiança: que é o medo de acreditar que o outro possa estar certo;
- Receio: que deriva da super avaliação dos aspectos negativos de uma ação, por exemplo: “Não vou mudar de emprego porque aqui não está bom, mas lá fora está muito pior…”;
- Pavor: que transfere o medo comum para um plano irracional.
Coragem – Firmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos. O que nós chamamos de coragem nada mais é do que a maneira com que enfrentamos os nossos medos. Se não existisse o medo, a coragem seria desnecessária.
Viver com medo de tudo e de todos é paranóia e viver sem medo de nada é muito poético, por outro lado, o medo nos deixa mais alertas, nos permite analisar situações, avaliar consequências, e já ir pensando nas alternativas se alguma coisa der errado, entretanto, só prevalecem aqueles que vencem o seu próprio medo.
Como se sentir segura (o) a ponto de vencer o medo? Se aperfeiçoando no amor, acreditando em Deus e em você mesma (o). Colocando n’Ele a sua confiança, tendo a certeza (fé) de que Ele está no controle de sua vida, e com Deus no controle, tudo dá certo. Só Ele nos dá firmeza de ânimo em todas as situações, por mais difíceis que pareçam ser!

“… pois Deus é amor…  No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (I João 4:18)
Se você ama o que gosta de fazer, terá coragem para enfrentar o medo dos desafios que virão!

Pense nisso…