Todos culpam Eva pela destruição da humanidade, mas afinal, de quem foi a culpa? Será que podemos culpar alguém? O que faríamos se estivéssemos no lugar deles???

Adão foi o primeiro homem a entregar sua força a uma mulher, foi o primeiro a deixar que as bênção iludissem seu coração e o resultado desta atitude foi desastroso, por isso, temos muito que aprender com a sua experiência. Eles foram o primeiro casal a passar por problemas, e não serão os últimos, a diferença será em como lidar com as adversidade.

Antes que possamos errar, Deus sempre nos indica o caminho certo a seguir, mas nem sempre damos ouvidos. No caso de Adão, antes mesmo de ser abençoado com sua esposa, o Senhor lhe deu uma ordem, que ele aceitou sem questionar. Penso que Eva deva ter tomado conhecimento desta regra a partir de seu marido, como será que ele passou para ela?

Mesmo assim, independente de como Eva soube da ordem, foi Adão quem ouviu da boca do próprio Deus e mesmo assim, escolheu errar! Decidiu dar ouvidos a mulher que encantou seu coração!!! Ficou tão ocupado com seu novo “entretenimento”, que se deixou dominar por ela, pensar por ela, colocou Deus em 2º lugar na sua vida e a mulher em 1º!

Não quero e não sou nada para julgar a atitude de Adão, mas quero que você pense comigo e aprendamos com esta lição! A todo momento, precisamos reflectir sobre nossas atitudes e verificar quem é realmente o primeiro na nossa vida?

Todos os dias vejo pessoas que retornam à igreja, após longo tempo de afastamento e repetem sempre as mesmas histórias: “Ah… Eu me afastei depois que conquistei a casa dos meus sonhos… Era muito grande, me ocupava bastante e não tive mais tempo de vir a igreja com tanta frequência, fui me esfriando e me afastei… Estou em “farrapos”, perdi tudo, mas nunca deixei a Deus, por isso estou de volta!” / O trabalho me impedia de vir a igreja, sabe como é? Precisamos de dinheiro… Agora estou desempregada (o)… / Enquanto era solteira, meu noivo (agora, marido), sempre me acompanhava, hoje, me proíbe de vir a igreja, tinha que vir escondida até que desanimei… / Sempre quis ser mãe, mas depois que o bebe nasceu, fiquei sem tempo, criança ocupa muito o nosso tempo… / As vovós reclamam que seus filhos vão trabalhar e construir suas vidas, enquanto elas tem que cuidar dos netinhos…

Eu pergunto: Nunca deixaram a Deus?! Claro que deixaram! Se não tivessem deixado, permaneciam na fé e saberiam que só conquistaram o que dizem, porque estavam em comunhão com Ele!!! Se não tivessem deixado Deus, não teriam perdido tudo, não estariam destruídos, infelizes, com o semblante triste e caído!!!
Como pode uma brasa longe do braseiro permanecer acesa? Ele mesmo disse em sua palavra: “… permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.” (João 15:4)

É óbvio que ninguém se casa para ser infeliz, entretanto, por mais que a outra pessoa “pareça” ser a ideal, perfeita, sua alma gémea, jamais podemos esquecer do livre arbítrio, ou seja, ninguém é perfeito, por isso, vigie, nunca faça as suas escolhas pela influência de quem quer que seja. Não podemos entregar a nossa força a outro ser humano ou qualquer outra coisa!

Onde está a nossa força? Na obediência a Deus, sem questionar!