SALMOS

"INSTRUIR-TE-EI E TE ENSINAREI O CAMINHO QUE DEVES SEGUIR; E, SOB AS MINHAS VISTAS, TE DAREI CONSELHO. NÃO SEJAIS COMO O CAVALO OU A MULA, SEM ENTENDIMENTO, OS QUAIS COM FREIOS E CABRESTOS SÃO DOMINADOS; DE OUTRA SORTE NÃO TE OBEDECEM."

SALMOS 32:8 e 9
































































sábado, 20 de agosto de 2016

O QUE SIGNIFICA OS VOTOS DE CASAMENTO?


O momento mais importante do casamento não é a festa de casamento, nem a entrada da noiva, mas é o voto que um faz para o outro diante de Deus.

Em toda cerimônia de casamento, existe o momento do voto, onde tanto o noivo, quanto a noiva fazem votos publicamente. Orientados pelo pastor, o casal repete a seguinte frase: 

"Prometo te amar e te respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, prometo-lhe ser fiel, até que a morte nos separe".

Note que é uma única frase, mas com seis votos importantíssimos para o resto da vida. E o que significa cada voto? Se você pretende casar, ou já é casado, preste atenção no significado de cada voto:

"Prometo te amar e te respeitar" - Observe que a primeira promessa é o "amor", e através do amor, que um vai conseguir respeitar o outro. O amor é muito maior do que um simples sentimento, e quando esse amor é colocado em prática, um da o seu melhor para o outro. O amor é capaz de levantar o outro mesmo quando o outro estiver caído e sem esperanças.

"Na alegria e na tristeza" - O casamento é a união de duas vidas que se transformará em uma só, e essa união tem que ser mais forte do que qualquer circunstância da vida. Quando um promete para o outro, "Na alegria e na doença", na verdade um está dizendo para o outro, em todos os tempos eu estarei com você. Em tempos difíceis eu vou cuidar de você, assim como na alegria eu vou comemorar com você.

"Na saúde e na doença" - Ninguém é forte a vida inteira, nem fraco a vida inteira. Um vai precisar do outro tanto na saúde quanto na doença. A juventude dos dias atuais se transformará em velhice no futuro, tanto para o marido quanto para a mulher, e vai ser nesse momento que um vai dar mais valor para o voto feito no passado. O casamento é feito de apoio em todos os sentidos, é um apoiando o outro, apoio moral, físico, espiritual, intelectual e etc.

"Na riqueza e na pobreza" - O amor não tem preço, e a condição financeira não pode influenciar em um relacionamento. Por mais rico que um casal seja, ou por mais pobre, o amor tem que estar acima de tudo entre o casal. Hoje a principal causa para os divórcios é a situação financeira entre o casal, por este motivo foque no amor.

"Prometo-lhe ser fiel" - A união de duas vidas através do casamento é o ato de um se dedicar exclusivamente ao outro. Ninguém pode tomar o lugar do seu cônjuge, nem na mente, no coração ou até mesmo na cama.

"Até que a morte nos separe" - É estar ao lado até o fim, mesmo com os altos e baixos que a vida nos apresenta, é isso que um diz para o outro através desse voto.

Vale lembrar e deixar claro, que o casamento não é feito de duas pessoas perfeitas, mas de duas pessoas cheias de defeitos que se recusam a desistir um do outro.

"Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute 1:16,17


Seja um assinante e saiba tudo em primeira mão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário